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AULA DE ASTRONOMIA 2010. MERCURIO VÊNUS TERRA MARTE JUPITER SATURNO URÂNO NETUNO Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa Novidades.

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1 AULA DE ASTRONOMIA 2010

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3 MERCURIO VÊNUS TERRA MARTE JUPITER SATURNO URÂNO NETUNO Minha Vó Tem Muitas Jóias Só Usa Novidades

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5 Classe espectralTemperatura (ºC)Cor O50.000 - 30.000azul B30.000 - 10.500branco-azulado A10.500 - 7.500branco F7.500 - 6.200 branco- amarelado G6.200 - 5.300amarelo K5.300 - 3.800laranja M3.800 - 2.500vermelho Aumento da temperatura

6 OBSERVATÓRIOS

7 AS NAVEGAÇÕES E AS ORIENTAÇÕES PELAS ESTRELAS

8 COMO ORIENTAR-SE USANDO O CRUZEIRO DO SUL Adote a medida do corpo da cruz como unidade e marque 4,5 vezes esse comprimento em seu prolongamento, a partir da estrela mais brilhante, que fica no pé da cruz. Do ponto encontrado, desça uma perpendicular ao horizonte para determinar o Sul.

9 As Três Marias, aquelas estrelas alinhadas e muito conhecidas da constelação do Órion, assim como o sol nascem no leste e põe-se no oeste. COMO ORIENTAR-SE USANDO O AS TRÊS MARIAS(CINTURÃO DE ORION)

10 OBSERVADORES Galileo GalileiIsaac Newton Johannes kepler Edwin HubbleCarl Sagan

11 OBSERVAÇÕES DE GALILEU O SOL

12 OBSERVAÇÕES DE GALILEU VÊNUS

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14 OBSERVAÇÕES DE GALILEU AS LUAS DE JUPITER

15 (ENEM) A tabela abaixo resume alguns dados importantes sobre os satélites de Júpiter Ao observar os satélites de Júpiter pela primeira vez, Galileu Galilei fez diversas anotações e tirou importantes conclusões sobre a estrutura de nosso universo. A figura abaixo da tabela reproduz uma anotação de Galileu referente a Júpiter e seus satélites. e) Calisto, lo, Europa e Ganimedes. De acordo com essa representação e com os dados da tabela, os pontos indicados por 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a: a) Io, Europa, Ganimedes e Calisto. b) Ganimedes, lo, Europa e Calisto.. c) Europa, Calisto, Ganimedes e lo. d) Calisto, Ganimedes, lo e Europa.

16 (ENEM) A tabela abaixo resume alguns dados importantes sobre os satélites de Júpiter Ao observar os satélites de Júpiter pela primeira vez, Galileu Galilei fez diversas anotações e tirou importantes conclusões sobre a estrutura de nosso universo. A figura abaixo da tabela reproduz uma anotação de Galileu referente a Júpiter e seus satélites. e) Calisto, lo, Europa e Ganimedes. De acordo com essa representação e com os dados da tabela, os pontos indicados por 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a: a) Io, Europa, Ganimedes e Calisto. b) Ganimedes, lo, Europa e Calisto.. c) Europa, Calisto, Ganimedes e lo. d) Calisto, Ganimedes, lo e Europa.

17 LEIS DE KEPLER

18 LEIS DE KEPLER Tomando o Sol como referencial, todos os planetas movem- se em órbitas elípticas, localizando-se o Sol em dos focos da elipse descrita. 1ª lei (Lei das órbitas )

19 d) apenas I e III são verdadeiras. Analise as afirmativas sobre a gravitação universal. I - Os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do sol, que ocupa um dos focos da elipse. II - O peso de um corpo diminui quando ele é afastado da superfície da Terra. III - A velocidade de translação de um planeta aumenta quando ele se afasta do sol. Sobre essas afirmativas é correto afirmar que a) todas são verdadeiras. b) todas são falsas. c) apenas I e II são verdadeiras.

20 d) apenas I e III são verdadeiras. Analise as afirmativas sobre a gravitação universal. I - Os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do sol, que ocupa um dos focos da elipse. II - O peso de um corpo diminui quando ele é afastado da superfície da Terra. III - A velocidade de translação de um planeta aumenta quando ele se afasta do sol. Sobre essas afirmativas é correto afirmar que a) todas são verdadeiras. b) todas são falsas. c) apenas I e II são verdadeiras.

21 LEIS DE KEPLER O segmento de reta traçado do centro de massa do Sol ao centro de massa de um planeta do Sistema Solar varre áreas iguais em tempos iguais. 2ª Lei (Lei das Áreas)

22 No periélio, a velocidade escalar de um planeta tem módulo máximo, enquanto que, no afélio, tem módulo mínimo. Do periélio para o afélio, um planeta descreve movimento retardado, enquanto que, do afélio para o periélio, movimento acelerado. Observações

23 ( UFPA ) A Terra, ao descrever sua órbita em torno do Sol, passa pelos pontos A, B, C e D, conforme mostra a figura abaixo. Se o tempo gasto pelo nosso planeta para ir de A a B igual ao tempo que ele gasta para se deslocar de C e D. Determine a relação entre as áreas A 1 e A 2, na figura abaixo. A1 = A2

24 A figura ilustra o movimento de um planeta em torno do sol. Se os tempos gastos para o planeta se deslocar de A para B, de C para D e de E para F são iguais, então as áreas –A1, A2, e A3 - apresentam a seguinte relação: a) A1 = A2 = A3 b) A1 > A2 = A3 c) A1 < A2 < A3 d) A1 > A2 > A3

25 A figura ilustra o movimento de um planeta em torno do sol. Se os tempos gastos para o planeta se deslocar de A para B, de C para D e de E para F são iguais, então as áreas –A1, A2, e A3 - apresentam a seguinte relação: a) A1 = A2 = A3 b) A1 > A2 = A3 c) A1 < A2 < A3 d) A1 > A2 > A3

26 LEIS DE KEPLER 3ª Lei (Lei dos Períodos) Para qualquer planeta do sistema solar, o quociente entre o cubo do raio médio (r) da órbita e o quadrado do período de revolução (T) em torno do Sol é constante. T é o período de revolução do planeta em torno do Sol (intervalo de tempo também chamado de ano do planeta).

27 (Ita) Estima-se que, em alguns bilhões de anos, o raio médio da órbita da Lua estará 50% maior do que é atualmente. Naquela época, seu período, que hoje é de 27,3 dias, seria: a) 14,1 dias. b) 18,2 dias. c) 27,3 dias. d) 41,0 dias. e) 50,2 dias.

28 (Ita) Estima-se que, em alguns bilhões de anos, o raio médio da órbita da Lua estará 50% maior do que é atualmente. Naquela época, seu período, que hoje é de 27,3 dias, seria: a) 14,1 dias. b) 18,2 dias. c) 27,3 dias. d) 41,0 dias. e) 50,2 dias.

29 TELESCÓPIO HUBBLE

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