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Critério 1- Liderança Item 1.1 – Sistema de liderança Item 1.2 – Cultura da excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização.

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1 Critério 1- Liderança Item 1.1 – Sistema de liderança Item 1.2 – Cultura da excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização

2 Partes interessadas Indivíduo ou grupo de indivíduos com interesse comum no desempenho da organização e no ambiente em que opera. A maioria das organizações apresenta as seguintes partes interessadas: clientes; força de trabalho; acionistas e proprietários; fornecedores; e a sociedade. A quantidade e a denominação das partes interessadas podem variar em função do perfil da organização.

3 Governança Sistema de gestão e controles exercidos na administração da organização. Compreende as responsabilidades dos acionistas, proprietários, conselhos de administração, Diretoria e presidente. Acordos corporativos, estatutos e políticas documentam os direitos e as responsabilidades de cada parte e descrevem como a organização será dirigida e controlada para assegurar: a.prestação de contas aos acionistas, proprietários e outras partes interessadas; b.transparência nas operações; c.tratamento justo de todas as partes interessadas. continua >

4 O sistema de governança pode incluir processos como aprovação dos objetivos estratégicos, avaliação e monitoramento do desempenho do presidente, planejamento da sucessão, auditoria financeira, estabelecimento de benefícios e compensações aos executivos, gestão de risco, divulgações e relatos financeiros. Assegurar a eficácia da governança é importante para a confiança das partes interessadas e de toda a sociedade, bem como para a eficácia organizacional. Governança

5 Risco Empresarial Risco que pode afetar a consecução dos objetivos de uma organização, à luz das incertezas do mercado e do setor de atuação da organização, do ambiente macroeconômico e dos próprios processos da organização.

6 Aprendizado Organizacional Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

7 Modelo de Negócio Concepção estratégica da forma de atuação da organização, podendo compreender definições como produtos a serem fabricados, local de instalação das suas unidades, seleção de mercados-alvo e clientes-alvo, escolha de parceiros, forma de relacionamento com fornecedores e distribuidores e outros aspectos considerados relevantes para o sucesso do negócio.

8 Desenvolvimento Sustentável Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades. A convergência entre os propósitos econômicos, ecológicos e sociais que privilegiam a conservação e perenidade dos mesmos constituem a base do desenvolvimento sustentável.

9 Força de trabalho Pessoas que compõem uma organização e que contribuem para a consecução de suas estratégias, objetivos e metas, tais como empregados em tempo integral ou parcial, temporários, autônomos e contratados de terceiros que trabalham sob a coordenação direta da organização.

10 Processos Transformam insumos em produtos Processos Operacionais Processos Gerenciais Transformam informações em decisões gerenciais “Práticas de gestão”

11 Processos de agregação de valor São os processos por meio dos quais uma organização gera benefícios para os seus clientes e para o negócio da organização. Os processos de agregação de valor diferem muito entre as organizações, dependendo de muitos fatores, os quais incluem a natureza dos produtos, como são produzidos e entregues, relacionamento com os fornecedores, os clientes e a sociedade, importância da pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, requisitos ambientais e estratégias de crescimento. Nota: Os processos de agregação de valor usualmente são classificados em processos principais do negócio e processos de apoio.

12 Processos principais do negocio Processos que agregam valor diretamente para os clientes. Estão envolvidos na geração do produto e na sua venda e transferência para o comprador, bem como na assistência após a venda e disposição final. Notas: 1.A denominação “processos principais do negócio” é uma adaptação da expressão inglesa “primary activities”; 2.Os processos principais do negócio são também conhecidos como processos fim ou processos primários; 3.Os processos principais do negócio usualmente são divididos em cinco categorias genéricas: logística de entrada; operações; logística de saída; marketing & vendas; e serviço.

13 Processos de apoio Processos que sustentam os processos principais do negócio e a si mesmos, fornecendo produtos e insumos adquiridos, equipamentos, tecnologia, softwares, recursos humanos e informações.

14 a)Sistema de liderança - Exercício da liderança e interação com as Partes interessadasSistema de liderançaPartes interessadas b)Implementação da GovernançaImplementação da Governança c)Riscos empresariaisRiscos empresariais d)Tomada de decisões, comunicação e implementação e)Identificação e desenvolvimento de líderes potenciais f)Avaliação e desenvolvimento de líderes atuais ITEM 1.1 – Sistema de liderança

15 a)Estabelecimento dos valores e princípios organizacionais b)Mudanças culturais c)Comunicação dos valores e princípios organizacionais d)Estabelecimento de Práticas da gestão /Padrões de trabalhoPráticas da gestão Padrões de trabalho e)Verificação do cumprimento dos padrões de trabalho f)Aprendizado OrganizacionalAprendizado Organizacional g)Desenvolvimento da inovação ITEM 1.2 – Cultura da excelência

16 a)Análise do desempenho da organização b)Informações consideradas na análise do desempenho c)Avaliação do êxito das estratégias d)Comunicação das decisões e)Acompanhamento da implementação das decisões ITEM 1.3 – Análise do desempenho da organização

17 Critério 2 - Estratégias e Planos Item 2.1 – Formulação das estratégias Item 2.2 – Implementação das estratégias

18 Estratégia Caminho escolhido para concentrar esforços com o objetivo de tornar real a visão da organização.

19 Mapeamento do Perfil Processos 1. Fornecimento 1A. Cadeia de Fornecedores (atuais e potenciais) 1B. Produtos (matérias-primas e insumos) /serviços fornecidos 2. Processos de agregação de valor 2A. Processos principais do negócio 2B. Processos de apoio 3. Força de trabalho 4. Produtos/Serviços 5. Clientes-alvo 6. Segmentos-alvo 7. Mercados-alvo 8. Concorrentes (atuais e potenciais) 9. Comunidade/sociedade 2 2A 2B 5 6 7 9 3 8 1 1A 1B EntradasSaídas 4

20 a)Identificação e análise de características do setor b)Análise do macroambiente e do mercado de atuação c)Análise do ambiente interno d)Avaliação e definição das EstratégiasEstratégias e)Avaliação do modelo de negócio da organizaçãoAvaliação do modelo de negócio da organização f)Envolvimento de áreas e partes interessadas ITEM 2.1 – Formulação das estratégias

21 a)Definição de indicadores, estabelecimento de metas e definição de planos de ação b)Desdobramento de metas c)Desdobramento e coerencia de planos de ação d)Alocação de recursos para os planos de ação e)Comunicação de estratégias, metas e planos de ação f)Monitoramento da implementação dos planos de ação g)Revisão das estratégias por meio do acompanhamento das mudanças dos ambientes interno e externo. ITEM 2.2 – Implementação das estratégias


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