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Apresentação TEMAS GERAIS E INTRODUÇÃO AO APRENDIZADO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.

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1 Apresentação TEMAS GERAIS E INTRODUÇÃO AO APRENDIZADO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves

2 O professor Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Uberlândia (CATÓLICA). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), Membro da Comissão Central de Produção da EAD (Produtor, Revisor e Editor), pesquisador com bolsa institucional, docente da pós-graduação (Bioética e Filosofia Ambiental) e da graduação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Docente da pós-graduação da Uniaraxá. Avaliador do Ministério da Educação (MEC). Tem experiência na área de ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Filosofia, Antropologia, Bioética, Educação, Ética, Metodologia Científica e Sociologia.

3 Conteúdo Análise da realidade Aspectos gerais do cotidiano Reflexões pessoais Compreensão do todo Crítica Posicionamento Discussão

4 Temas 1. Política e economia 2. Sociedade e costumes 3. Artes, música e entretenimento 4. Rádio, televisão e internet 5. Educação, saúde e Esportes 6. Desenvolvimento 7. Tecnologia e meio ambiente (nacional e internacional)

5 Política e economia Neoliberalismo Globalização Espaço urbano Políticas públicas Emprego e pobreza Conflitos mundiais Crise imigrantes

6 Sociedade e costumes Igualdade de gênero União homoafetiva Redução da maioridade penal Trabalho escravo Liberação das drogas Aborto e contraceptivos

7 Artes, música e entretenimento Limites da caça esportiva Crise no futebol Cultura nerd A estética corporal Cultura do visual Os novos estilos musicais e a classificação social

8 Rádio, televisão e internet Redes sociais Internet detox Regulação da mídia O papel do rádio na informação Informação globalizada Monopólio da internet Segurança

9 Educação, saúde e esportes Ensino religioso nas escolas A questão as saúde pública Olimpíadas Sedentarismo e doenças associadas O SUS e a qualidade primeira O valor da educação na atualidade O esporte como inclusão social

10 Desenvolvimento Mobilidade urbana Direitos humanos Sustentabilidade Bioética Direitos de primeira geração Direitos de segunda geração Direitos de terceira geração

11 Tecnologia e meio ambiente Crise hídrica Impactos ambientais Agricultura sustentável Alimentos Enchentes e tempestades Rompimento da barragem A questão do avanço tecnológico

12 Análise primeira Nunca haverá questões contrárias ao governo Sempre haverá questões favoráveis ao governo Questão da localidade Cuidado com o posicionamento pessoal Opte pela lógica Cuidado com o excesso de crítica

13 Exemplo - Lógica (2015 – Superior) Na concepção contemporânea dos direitos humanos, caracterizada pelos processos de universalização e internacionalização, formou- se consenso de que os estados têm o dever legal de promover e respeitar alguns direitos, não se limitando à sua jurisdição interna e atendendo a padrões mínimos de proteção, que são definidos pela comunidade internacional. O documento próprio da evolução histórica dos direitos humanos que busca garantir efetividade à ideia contida no texto anterior é: A) a Magna Carta, de 1215. B) o Bill of Rights, de 1689. C) a Constituição de Weimar, de 1919. D) a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.

14 Exemplo - Governo (2015 - Superior) Recentemente, no Brasil, o economista francês Thomas Piketty defendeu a ideia — apresentada em seu livro "O Capital no Século XXI" — de que o patrimônio acumulado ao longo dos tempos pelos milionários deveria ser mais taxado pelos governos e repartidos com as populações na forma de serviços públicos. Tendo em vista diminuir a excessiva acumulação de capital e realizar soluções democráticas para limitar o poder do capital em nosso país, o autor defende que (A) o Brasil poderia ter um sistema de imposto mais progressivo, no qual os mais abastados paguem menos impostos e adquiram mais propriedades, gerando altas taxas de consumo por parte de amplos setores da sociedade. (B) as taxas para as maiores rendas, que no Brasil são de pouco mais de 30%, são imensas para os padrões internacionais, pois países capitalistas taxam as principais rendas em 5% ou menos. (C) o Brasil precisa de um sistema mais progressivo de impostos, com o aumento de impostos indiretos e diminuição de impostos sobre patrimônio e heranças. (D) o programa Bolsa Família contribuiu para a redução da extrema pobreza e o aumento da renda dos mais pobres. Além disso, no caso brasileiro, foi muito importante a política de valorização do salário mínimo.

15 Taxonomia de Bloon FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA AVALIAÇÃO

16 Taxonomia de Bloom Taxonomia: ciência de classificação, denominação e organização de um sistema predeterminado. Segundo Bloom, as principais vantagens da taxonomia são: ◦Oferecer a base para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação e utilização de estratégias diferenciadas para facilitar, avaliar e estimular o desempenho dos alunos em diferentes níveis de aquisição de conhecimento; ◦Estimular os educadores a auxiliarem seus discentes, de forma estruturada e consciente, a adquirirem competências específicas a partir da percepção da necessidade de dominar habilidades mais simples (fatos) para, posteriormente, dominar as mais complexas (conceitos).

17 Bloom e processo cognitivo Processo cognitivo pode ser entendido como o meio pelo qual o conhecimento é adquirido ou construído e usado para resolver problemas diários e eventuais (ANDERSON et al., 2001). ◦Sabe-se que diferentes disciplinas requerem processos cognitivos diferenciados; ◦Os estilos de aprendizagem possibilitam aos discentes aprenderem melhor num estágio mais elevado e depois serem capazes de entender os anteriores; ◦O conceito de metacognição abre espaço para que alunos transitem livremente pelas subcategorias do conhecimento, com o objetivo de melhorar seu autoaprendizado (Krathwohl, 2002).

18 Estruturação da Taxonomia Cognitiva CONHECIMENTO Habilidade de lembrar informações e conteúdos previamente abordados como fatos, datas, palavras, teorias, métodos, classificações, lugares, regras, critérios, procedimentos etc. A habilidade pode envolver lembrar uma significativa quantidade de informação ou fatos específicos. O objetivo principal desta categoria nível é trazer à consciência esses conhecimentos. Verbos: enumerar, definir, descrever, identificar, denominar, listar, nomear, combinar, realçar, apontar, relembrar, recordar, relacionar, reproduzir, solucionar, declarar, distinguir, rotular, memorizar, ordenar e reconhecer.

19 Estruturação da Taxonomia Cognitiva COMPREENSÃO Habilidade de compreender e dar significado ao conteúdo. Essa habilidade pode ser demonstrada por meio da tradução do conteúdo compreendido para uma nova forma (oral, escrita, diagramas etc.) ou contexto. Nessa categoria, encontra-se a capacidade de entender a informação ou fato, de captar seu significado e de utilizá-la em contextos diferentes. Verbos: alterar, construir, converter, decodificar, defender, definir, descrever, distinguir, discriminar, estimar, explicar, generalizar, dar exemplos, ilustrar, inferir, reformular, prever, reescrever, resolver, resumir, classificar, discutir, identificar, interpretar, reconhecer, redefinir, selecionar, situar e traduzir.

20 Estruturação da Taxonomia Cognitiva APLICAÇÃO Habilidade de usar informações, métodos e conteúdos aprendidos em novas situações concretas. Isso pode incluir aplicações de regras, métodos, modelos, conceitos, princípios, leis e teorias. Verbos: aplicar, alterar, programar, demonstrar, desenvolver, descobrir, dramatizar, empregar, ilustrar, interpretar, manipular, modificar, operacionalizar, organizar, prever, preparar, produzir, relatar, resolver, transferir, usar, construir, esboçar, escolher, escrever, operar e praticar.

21 Estruturação da Taxonomia Cognitiva ANÁLISE Habilidade de subdividir o conteúdo em partes menores com a finalidade de entender a estrutura final. Essa habilidade pode incluir a identificação das partes, análise de relacionamento entre as partes e reconhecimento dos princípios organizacionais envolvidos. Identificar partes e suas inter-relações. Nesse ponto é necessário não apenas ter compreendido o conteúdo, mas também a estrutura do objeto de estudo. Verbos: analisar, reduzir, classificar, comparar, contrastar, determinar, deduzir, diagramar, distinguir, diferenciar, identificar, ilustrar, apontar, inferir, relacionar, selecionar, separar, subdividir, calcular, discriminar, examinar, experimentar, testar, esquematizar e questionar.

22 Estruturação da Taxonomia Cognitiva SÍNTESE Habilidade de agregar e juntar partes com a finalidade de criar um novo todo. Essa habilidade envolve a produção de uma comunicação única (tema ou discurso), um plano de operações (propostas de pesquisas) ou um conjunto de relações abstratas (esquema para classificar informações). Combinar partes não organizadas para formar um “todo”. Verbos: categorizar, combinar, compilar, compor, conceber, construir, criar, desenhar, elaborar, estabelecer, explicar, formular, generalizar, inventar, modificar, organizar, originar, planejar, propor, reorganizar, relacionar, revisar, reescrever, resumir, sistematizar, escrever, desenvolver, estruturar, montar e projetar.

23 Estruturação da Taxonomia Cognitiva AVALIAÇÃO Habilidade de julgar o valor do material (proposta, pesquisa, projeto) para um propósito específico. O julgamento é baseado em critérios bem definidos que podem ser externos (relevância) ou internos (organização) e podem ser fornecidos ou conjuntamente identificados. Julgar o valor do conhecimento. Verbos: Avaliar, averiguar, escolher, comparar, concluir, contrastar, criticar, decidir, defender, discriminar, explicar, interpretar, justificar, relatar, resolver, resumir, apoiar, validar, escrever um review sobre, detectar, estimar, julgar e selecionar.

24 Taxonomia de Bloom no Instrumento Avaliativo CONHECIMENTO Identifique Nomeie Assinale Cite Complete Relacione Colunas Identifique

25 Taxonomia de Bloom no Instrumento Avaliativo COMPREENSÃO Explique Descreva Apresente características Dê o significado

26 Taxonomia de Bloom no Instrumento Avaliativo APLICAÇÃO Resolva Determine Calcule Aplique com base no texto

27 Taxonomia de Bloom no Instrumento Avaliativo SÍNTESE Faça uma síntese Generalize Apresente uma frase com palavras Construa um mapa conceitual

28 Taxonomia de Bloom no Instrumento Avaliativo JULGAMENTO/AVALIAÇÃO Julgue Justifique sua resposta Apresente argumentos a favor ou contra Apresente a razão Qual a decisão? Avalie

29 Exemplo Taxonomia (2015 – Médio) Analise a seguinte proposição. Entre outros aspectos, devemos prevenir os acidentes e doenças decorrentes do trabalho para I. reduzir prejuízos da empresa; II. reduzir custos que se refletem na sociedade; III. evitar danos causados ao trabalhador. A análise permite concluir que estão CORRETOS A) apenas os itens I e II. B) apenas os itens II e III. C) apenas os itens I e III. D) todos os itens.

30 Exemplo Taxonomia (2015 – Fundamental) “Vivemos hoje uma grave crise mundial de valores. É difícil para a grande maioria da humanidade saber o que é correto e o que não é”. (BOFF, 2009, p. 27) As seguintes afirmativas são reflexos da crise mundial de valores, EXCETO A) uma permanente tensão nas relações sociais que tende a se organizar mais em torno do direito e da justiça do que de interesses particulares. B) uma lógica dominante da economia e do mercado regida pela competição. C) uma insegurança muito grande na vida das pessoas. D) uma lógica que cria exclusão e não cooperação.


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