A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros Delano Ferraz Ex-Diretor de Tecnologia da Informação do DFTRANS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros Delano Ferraz Ex-Diretor de Tecnologia da Informação do DFTRANS."— Transcrição da apresentação:

1 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros Delano Ferraz Ex-Diretor de Tecnologia da Informação do DFTRANS

2 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Alguns dados de contexto - 29,1 - 29,1% dos deslocamentos no Brasil foram realizados por transporte coletivo; - Modais: ônibus, metrô, BRT, VLT, monotrilho, trem, sistema hidroviário, teleférico; - 1 bilhão de passageiros/mês; - 87% dessa demanda realizada por ônibus: ● 40 milhões de passageiros/dia; ● 96.300 veículos na frota; ● 7.938 bilhões de quilômetros/mês; ● 2.937 bilhões de litros de óleo diesel/ano; ● 537 mil empregos diretos; ● 1.800 empresas. - Compete aos Municípios organizar e prestar os serviços públicos de transporte coletivo (Art. 30, V, CF/88); - 2.020 cidades possuem sistema organizado de ônibus.

3 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR À guisa de introdução - Desenvolvimento tecnológico (equipamentos e comunicação); - Informatização nos transportes: ● bilhetagem eletrônica; ● controle operacional; ● serviços de informação; ● monitoramento; ● gestão de oferta e demanda; e ● planejamento. Mundialmente, a aplicação de tecnologias aos transportes é conhecida como Intelligent Transportation Systems – ITS.

4 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR - Ligação inteligente entre usuários, veículos e infraestrutura; - Utiliza tecnologias de processamento de informações, comunicação, sensoriamento, navegação e controle; - Aumento da eficiência, segurança e mobilidade; - Diminuição de custos, tempos e riscos. Intelligent Transportation Systems – ITS

5 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Intelligent Transportation Systems – ITS - EUA: ● Década de 1960; ● Intelligent Vehicle Highway Systems – IVHS (1988); ● Intelligent Transportation Society of Americay – ITS America (1995); ● Investimento de 209 bilhões de dólares (1996-2011). - Europa: ● Década de 1970; ● Programme for a European Traffic with Highest Efficiency and Unprecedented Safety – PROMETHEUS (1986): setor privado; ● Dedicated Road Infrastructure for Vehicle Safety in Europe – DRIVE I e II (1988): setor público.

6 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Intelligent Transportation Systems – ITS - Brasil: ● Inexistência de um programa nacional; ● Implantação de tecnologias de controle e gerenciamento de frota e automatização da cobraça de tarifa; ● Ribeirão Preto, Campinas, São Paulo, Goiânia, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Niterói e Rio de Janeiro; ● Ausência de padronização de equipamentos e sistemas; ● Investimentos não setorizados.

7 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Intelligent Transportation Systems – ITS - Operação de Veículos Comerciais (CVO): Gerenciamento de veículos de carga. - Sistemas Avançados de Controle Veicular (AVCS): Monitoramento das condições de dirigibilidade. - Coleta Eletrônica de Pedágio (ETC): Bilhetagem eletrônica. - Sistemas Avançados de Gerenciamento de Tráfego (ATMS): Buscam o gerenciamento global do tráfego. - Sistemas Avançados de Informação ao Viajante (ATIS): Prestam-se a informar o passageiro, bem como o condutor. - Sistemas Avançados de Transporte Público (APTS): Visam melhorar a segurança, a eficiência e a efetividade.

8 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Intelligent Transportation Systems – ITS

9 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Sistemas Avançados de Transporte Público (APTS) - Equipamentos embarcados; - Sistemas computacionais: ● Controle das viagens (confiabilidade de horários e regularidade na rede); ● Melhoria da qualidade do serviço e flexibilidade; ● Sistema tarifário integrado; ● Sistema de informação ao passageiro; ● Segurança; ● Acesso ao serviço multimodal.

10 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Intelligent Transportation Systems – ITS

11 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Sistemas Avançados de Transporte Público (APTS) - Sistemas de Ajuda à Operação: ● Garantir a comunicação entre os veículos e a central de operação e controle; ● Extrair dados temporais; ● Resgatar dados úteis às ordens de regulação de linhas; ● Regulação da rede; ● Extração de dados relacionados à custos; ● Fornecimento de dados para outros Sistemas.

12 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Sistemas Avançados de Transporte Público (APTS) - Sistemas de Informação ao Usuário: ● Promocional: de interesse e utilidade pública e comercial; ● Educacional: divulgação de regras de uso e comportamento; ● Operacional: horários, itinerários, tarifas, acessos, alterações e restrições. ● Entretenimento; ● Disponibilizado em terminais, veículos, pontos de parada e na web.

13 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Sistemas Avançados de Transporte Público (APTS) - Sistemas de Arrecadação Tarifária (Bilhetagem Eletrônica): ● Conjunto de procedimentos relacionados ao cadastramento de usuários, automação de vendas, pagamento e arrecadação de tarifas de passagens de Transportes Públicos; ● Geralmente utiliza cartões inteligentes (memória e mecanismos de segurança); ● Validadores (aparelhos que debitam créditos dos cartões); ● Softwares de comunicação e processamento das informações sobre a arrecadação; ● Possibilita a segmentação por produto (Vale-Transporte, Gratuidades, Passe Estudantil, Passe Comum).

14 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Sistemas Avançados de Transporte Público (APTS) - Sistemas de Comunicação e Localização de Veículos: ● Serviço móvel por satélite; ● Serviço de rádio por satélite; ● Serviço de curto alcance (rádio, micro-ondas e infravermelho). - Sistemas de Localização Automática de Veículos: ● Odômetro e Balizas; ● GPS; ● Rádio-navegação. - Sistemas de Monitoramento e Controle; - Sistemas de Sinalização de Tráfego e Priorização Semafórica.

15 O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros 9º. Congresso Brasileiro de Regulação / 3ª. EXPOABAR Sistemas Avançados de Transporte Público (APTS)

16 Muito obrigado! delano_ferraz@hotmail.com (61) 9212-1175


Carregar ppt "O Uso de Ferramentas de Informação na Regulação de Transportes de Passageiros Delano Ferraz Ex-Diretor de Tecnologia da Informação do DFTRANS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google