A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A personalidade* Luciano Mendes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A personalidade* Luciano Mendes"— Transcrição da apresentação:

1 A personalidade* Luciano Mendes
* Extraído de: MORIN, E. M.; AUGÉ, C. Psicologia e gestão. São Paulo: Atlas, 2009.

2 O que é personalidade? “Conjunto de características afetivas, emocionais e dinâmicas relativamente estáveis e habituais da maneira de ser de uma pessoa em seu modo de reagir às situações nas quais se encontra”. Os fundamentos são: unidade e identidade, vitalidade, consciência de si e natureza das relações com o ambiente.

3 Sampa (Caetano Veloso).
Alguma coisa acontece no meu coração Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi Da dura poesia concreta de tuas esquinas Da deselegância discreta de tuas meninas Ainda não havia para mim Rita Lee A tua mais completa tradução Alguma coisa acontece no meu coração Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto É que Narciso acha feio o que não é espelho E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho Nada do que não era antes quando não somos mutantes E foste um difícil começo Afasto o que não conheço E quem vende outro sonho feliz de cidade Aprende depressa a chamar-te de realidade Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas Da força da grana que ergue e destrói coisas belas Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba Mais possível novo quilombo de Zumbi E os novos baianos passeiam na tua garoa E novos baianos te podem curtir numa boa

4 Quais são os distúrbios?
Despersonalização (esquizofrenia); Distúrbios de identidade (megalomania); Distúrbios de vitalidade (depressão); Distúrbios associados à consciência de si (obsessão);

5 Quais são os fatores? A aparência da pessoa; Seus comportamentos;
Sua expressão oral; Suas atitudes em relação à pessoa que a analisa; Seu humor e seus afetos; Seu pensamento (ideias e distúrbios); Sua função cognitiva (memória, atenção); Sua capacidade de abstração; Sua inteligência Sua compreensão rápida; Seu julgamento.

6 Como descrever a personalidade?
Fator muito presente Fatores Fator pouco presente Sociável, ativo, otimista, caloroso, etc. Extroversão/Introversão Reservado, moderado, discreto. Calmo, relaxado, sereno. Estabilidade emocional/neurose Inquieto, nervoso. Curioso, criativo, não tradicional, tolerante Abertura à experiência Convencional, conservador Sensível, íntegro, correto, honesto, altruísta Amabilidade Cínico, rude, competitivo, vingativo. Organizado, metódico, confiável, trabalhador, Caráter consciencioso/negligente Irresponsável, preguiçoso, hedonista

7 Quais são os tipos psicológicos?
Atitude tipo: extroversão ou introversão; Função psicológica: sensação, pensamento, intuição e sentimento; Sensação: receptor sensorial (alguma coisa existe); Pensamento: encontra sentido (o que é isto?); Sentimento: estabelece valor (será que vale?) Intuição: determina possibilidades (para onde vai?) Duas faces: Consciente: Pensamento; Inconsciente: Sentimento; Duas dimensões: Racional: Pensamento e sentimento (Julgamento); Irracional: Sensação e Intuição. Quatro funções: Dominante e Inferior; Auxiliar e terciária; Sensação e Intuição

8 Quais são os tipos psicológicos?
Função dominante Função inferior Sensação: Reconhecer os fatos pertinente, utilizar a experiência para resolver problemas Intuição: olhar o futuro de maneira negativa; se mostrar pessimista sem motivo, não confiar. Intuição: imaginar novas possibilidades; dar provas de engenhosidade na resolução de problemas. Sensação: Ficar obcecado por detalhes sem importância; ter dificuldade para administrar suas finanças pessoais; Pensamento: ser bom analista; prever as ciladas, respeitar regras, não se deixa influenciar. Sentimento: ser reservado demais, sentir raiva, fazer julgamento categórico, ser fanático. Sentimento: compreender as pessoas, perceber o que sentem os outros; ter consciência de valores. Pensamento: ser hipercrítico, querer ter razão a qualquer custo, ser autoritário, procurar a verdade absoluta.

9 Há um inventário desses tipos?
Quatro elementos: Uma atitude (extroversão [E] ou introversão[I]); Função irracional ou de percepção (sensação [S] ou intuição [N]); Função racional ou de julgamento (sentimento [F] ou pensamento [T]); Estilo de vida (Julgamento [J] ou percepção [P]). Formam 16 tipos psicológicos!

10 Mapa dos 16 tipos psicológicos de Myers-Brigss
Quais tipos? Mapa dos 16 tipos psicológicos de Myers-Brigss ISTJ Faço o que devo fazer (Tutor). ISFJ Tenho um senso elevado do dever (Conservador) INFJ Gosto de estar no início das coisas (Autor). INTJ Tudo pode ser melhorado (Cientista). ISTP Gosto de experimentar (Artesão) ISFP Observo muito mas falo pouco (Artista). INFP Gosto de prestar serviços (Pesquisador). INTP Gosto de resolver problemas (Arquiteto). ESTP Gosto da eficácia (Organizador). ESFP Temos uma vida (Gozador). ENFP Aproveito a vida (Jornalistas) ENTP Aceito desafios (Inventor). ESTJ Gosto de administrar (Administrador) ESFJ Acolho pessoas (Vendedor). ENFJ Gosto de convencer (Pedagogo). ENTJ Gosto de comandar (Marechal).

11 Existem tipos de funcionários?
Tipologia dos funcionários Interno-confiante (IC) “O que me acontece de interesse no trabalho depende de mim e da maneira como escolho situações em que poderia dar e receber, e colaborar da maneira satisfatória comigo mesmo e com os outros”. Interno-desconfiado (IM) “O que acontece de interessante para mim no trabalho só depende de mim, ou seja, do que eu conseguir arrancar dos outros antes que eles arranquem de mim”. Externo-confiante (EC) “Tive sorte de encontrar este emprego. Nesta empresa, as pessoas poderosas são honestas e estão interessadas em mim. Devo me esforçar para fazer bem o que elas pedem, pois elas sabem o que é bom para mim”. Externo-desconfiado (IM) “As pessoas poderosas dessa empresa são egoístas e desonestas, como em toda parte. Na minha opinião, é preciso se proteger e, na medida do possível, evitar as manobras desleais, para sobreviver”.

12 Quais as dificuldades? Principais dificuldades encontradas para cada tipo de funcionário IC EM EC IM Dificuldades experimentadas Sente-se subaproveitado Sente-se explorado Superior não se ocupa suficientemente dele Sente-se subestimado Reação típica Unir-se a pessoas capacitadas Procura empresa onde os critérios são impessoais. Procura alguém para se mandado. Procura se promover. Solução externa Deixa o emprego, mas permanece bem com o empregador Queixa-se junto a seus pares, mas suporta a situação Ocupa-se com trabalhos miúdos. Ficar o menos possível no trabalho.

13 Desenvolvimento da personalidade.
Síntese dos modelos de desenvolvimento da personalidade. Idade Sigmund Freud Jean Piaget Erik Erikson O a 1 Estágio oral (local de frustração e gratificação). Inteligência sensório-motora (reflexo dominante pelos sentidos) Confiança/desconfiança (desmame, separação) 1 a 2 Estágio anal (controle e aprendizagem da higiene). Autonomia/vergonha e dúvida (higiene, independência, necessidade de ser incluído) 2 a 3 Pensamento pré-operativo (desenvolvimento da função simbólica com a aquisição da linguagem) 3 a 5 Estágio fálico (complexo de Édipo). Iniciativa/sentimento de culpa (consciência moral; imitação de atitudes) 5 a 6 Período de latência (formação do eu ideal) Produtividade/Inferioridade (escolarização, necessidade de concluir coisas, descobrir) 7 a 12 Pensamento operatório concreto (aquisição e consolidação dos comportamentos sociais, pensamento lógico)

14 Testes de personalidade


Carregar ppt "A personalidade* Luciano Mendes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google