A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos."— Transcrição da apresentação:

1 INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO

2 INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos. É um corolário da doutrina da inspiração, pois se a Bíblia possui origem divina, segue-se que ela não pode conter erros nos seus ensinos. Em tempos recentes, muitos têm reformulado essa doutrina por diferenciar inerrancia com infalibilidade.

3 A IMPORTANCIA DA INERRANCIA Importancia Teológica A origem divina da Bíblia requer que a Bíblia seja inerrante. Se Deus é onisciente, ele não pode conduzir o escritor a um erro. Se Deus é onipotente, ele é capaz de conduzir homens falíveis a escreverem infalivelmente. A inspiração logicalmente requer a inerrancia. A Bíblia tem origem divina. Deus não erra. Logo, a Bíblia não erra.

4 Importancia Histórica A igreja cristã tem tradicionalmente abraçado a inerrancia da Bíblia. Agostinho disse “Aprendi a render respeito e honra somente aos livros canônicos das sagradas escrituras: somente destes acredito firmemente que os autores estavam completamente livres de erro. [...] Se ficarmos perplexos com qualquer contradição aparente nas escrituras, não nos é permitido dizer: O autor deste livro está enganado; mas, antes, ou se trata de uma falha no manuscrito, ou a tradução é ruim, ou você não compreende o que está lendo” (Contra Faustus, 11.5). Sempre que a inerrancia foi abandonada, outras doutrinas também foram, como a deidade de Cristo ou a Trindade. Importancia Epistemológica Nós possuimos conhecimento proposicional vindo de duas fontes: ou da experiencia, ou da revelação. A experiencia nos diz o que podemos perceber, a revelação nos diz o que não podemos perceber. Se a Bíblia não é capaz de comunicar verdades percebidas pela experiencia, quem garante que ela será capaz de comunicar verdades que não podem ser percebidas pela experiencia? Esse é o motivo pelo qual quando se aceita que a Bíblia erra em verdades perceptíveis, como a história e a ciencia, a tendencia é também se aceitar que ela erra em matéria de doutrina.

5 INERRANCIA E OS FENOMENOS Questão: Qual é a natureza da inerrancia? Como podemos relacionar a inerrancia e os fenômenos? A Bíblia apresenta várias discrepâncias aparentes. Discrepâncias entre passagens paralelas. Discrepancias entre cronologias. A Bíblia apresenta imprecisões científicas. Afirma que o sol parou. Afirma que a terra possui quatro cantos. Como lidar com essas questões?

6 EXPLICANDO A INERRANCIA Definição de Erickson “A Bíblia, quando corretamente interpretada, à luz do do nível cultural e dos meios de comunicação desenvolvidos na época da escrita, e à luz dos propósitos para os quais foi dada, é completamente verdadeira em tudo o que afirma” (Erickson, pg 259)

7 Algumas Explicações 1) A inerrancia diz respeito ao que é afirmado, ao invés do que é relatado. 2) A fidedignidade deve ser julgada de acordo com o significado da época da afirmação. 3) A veracidade das afirmações bíblicas devem levar em conta os propósitos do autor. 4) É preciso se considerar o uso de linguagem fenomenológica. 5) Dificuldade de interpretação não é indício de erro.


Carregar ppt "INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google