A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica."— Transcrição da apresentação:

1 GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica

2 O PAPEL DO ESPÍRITO zA Bíblia é o produto da inspiração (2Ti. 3.16) e revela assuntos sobre a fé e prática. zDuas palavras-chave: yA “infalibilidade” yA “inerrância” zSão julgamentos de “proposições”, i.é, ferramentas para avaliar declarações de significado

3 zA “infalibilidade” yA confiabilidade doutrinal da Bíblia yTudo quanto os autores desejavam transmitir com respeito a assuntos de fé é verdade. zA “inerrância” yA confiabilidade efetiva yTudo que os autores queriam transmitir com respeito aos fatos é verdade

4 O FATOR DETERMINATAIVO: z“Porem, o fator determinativo a qualquer tempo envolve aquilo que o autor, conduzido pelo Espírito, desejou transmitir pelo seu texto.” (p. 68) zPorque as declarações dos autores são verdadeiras, a igreja nunca será conduzida ao erro.

5 EXEMPLOS: zIs : yDeus “recolherá os dispersos de Judá desde os quatro cantos da terra.” zAtos 2.5: yE em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

6 A INSPIRAÇÃO: zCompreende o Espírito guiando os autores na escrita e na comunicação zInclui as palavras (Mt. 5.18) zNem sempre há uma resposta precisa sobre a questão do processo. z As diferenças de estilo e as ênfases teológicas indicam que o Espírito usou as capacidades individuais dos autores.

7 O PAPEL DO ESPÍRITO NA FORMAÇÃO DA BÍBLIA cânon zA questão do cânon: os livros que são aceitos como “padrão” para a igreja zOs fatores: yAutoria apostólica yA antigüidade yUnidade doutrinária yA direção pelo Espírito Santo

8 A “SUPERVISÃO” DIVINA: Eventos revelatórios e mensagem A compreensão dos eventos e da mensagem pelo autor A coleção dos escritos inspirados (cânon) O registro dos eventos e da mensagem pelo autor

9 O PAPEL DO ESPÍRITO NA INTERPRETAÇÃO zComo é que o Espírito “guia” o leitor? zIluminação: yO Espírito ajuda o leitor a entender o padrão de significado zConvicção: yO Espírito convence o leitor sobre a verdade desse ensino.

10 APOIO BÍBLICO z2Coríntios 2.14: yOra, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e nao pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

11 O MÉTODO: zO significado da palavra “loucura”  1Co. 3.19: “ Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus” y1Co. 1.20: “Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?” zO mundo não-cristão pode compreender as Escrituras mas, considera-as “loucura.” zHá entendimento mas rejeita o seu valor.

12 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES: zExiste a habilidade universal de compreender o significado da Bíblia. zCristãos podem estudar trabalhos de não- cristãos com proveito. zA capacidade racional do intérprete permanece apesar do pecado. zO pecado pode atrapalhar a aceitação da mensagem mas não impede o entendimento. zA regeneração não aperfeiçoa a nossa habilidade intelectual.


Carregar ppt "GUIA BÁSICA PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA O Espírito e a Interpretação Bíblica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google