A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estabelecendo sua filosofia de ensino Linguística Aplicada UVA Claudia Giesel, Ph.D.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estabelecendo sua filosofia de ensino Linguística Aplicada UVA Claudia Giesel, Ph.D."— Transcrição da apresentação:

1 Estabelecendo sua filosofia de ensino Linguística Aplicada UVA Claudia Giesel, Ph.D.

2 Introdução zO que é uma filosofia de ensino? zO que isso inclui? zO que é um bom estabelecimento da filosofia de ensino?

3 O que é uma filosofia de ensino? zUma expressão de valores individuais sobre ensino (um retrato pessoal da visão do escritor sobre ensino). Responda à pergunta: Por que eu ensino? yO que me motiva a ensinar / aprender sobre este assunto? yO que eu espero ser o resultado do meu ensinamento? yO que é a relaçãoo professor-aluno que eu me esforço para obter? yComo eu sei quando ensinei prosperamente? yQuais hábitos, atitudes ou métodos marcam minha mais próspera conquista no ensino? yQuais valores eu partilho com meus alunos? yQue código de ética me guia? yQue temas permeiam meu ensino?

4 Por que eu deveria me preocupar em escrever um? zPara documentar e exibir meu ensino refletivo -- Indica que você levou tempo para refletir sobre seu ensinodentro do contexto de sua própria disciplina e dentro do contexto de suas aulas particulares. -- Para obter vantagem sobre outros candidatos a uma vaga de professor. (Este é o caso do Brasil também?)

5 Conteúdos de declarações de filosofias de ensino zIntegração de responsabilidades e como você se vê apoiando a missão educacional de sua instituição zCompetência e maneiras de ensinar e aprender no contexto de sua disciplina, seu departamento ou sua escola zOs relacionamentos que você cria e mantém com seus alunos e outros colegas de trabalho zQuais ambientes você cria que são favoráveis ao aprendizado? zQuais valores você atinge? zQuais dicas de ensino, estratégias e técnicas você usa para melhorar seu ensino? zComo você mede os resultados do aprendizado de seus alunos?

6 Perguntas para ajudá-lo a estruturar sua declaração z1. Como sua declaração demonstra para o leitor sua iniciativa pedagógica? z2. Sua abordagem de ensino mostra um bom julgamento: planejamento cuidadoso ou flexibilidade quando apropriado? zComo sua declaraçãi articula a abertura para perspectivas diferentes? E como você demonstrará isso? z4. A sua declaração mostra consciência de convenções expectativas disciplinares? z5. Como essas ideias são consistentes com a maneira que você construiu seu curso?

7 Ensinar como expressão de valores individuais Valores considerando os objetivos de ensino podem variar de indivíduo para indivíduo – Assegurar conhecimento de conteúdo – Desenvolver habilidades de conhecimento crítico – Desenvolver atividades de grupo e cooperação – Desenvolver habilidades individuais e encorajar a independência do pensamento Uma mistura desses valores (uma abordagem diversificada) pode ser vista como uma qualidade

8 O que é uma boa declaração de filosofia de ensino? zUma filosofia de ensino bem articulada define os padrões para o indivíduo -- Marca o ponto de referência para medir: A apropriação dos métodos do indivíduo O escopo das atividades d indivíduo A eficácia do ensino de um indivíduo A conquista do aprendizado do aluno

9 Escrevendo uma declaração de filosofia de ensino zQuais são meus objetivos como professor? zQual (quais) método (s) eu devo usar para conseguir (trabalhar) diante desses objetivos? zComo eu devo medir minha eficácia? zComo eu justifico meus valores?

10 O que é Ensino Efetivo? zSeis componentes desse trabalho: y1. Cultivar e manter entusiasmo y2. Preparação e conteúdo Identificar objetivos e decidir conteúdo de curso Elaborar atividades de aprendizagem Políticas e procedimentos e sala de aula A mensagem silenciosa de um sílabo Transmitir uma forma de comunicar.

11 O que é Ensino Efetivo? (Contd) y3. Estimular pensamento e interesse nos alunos xSuas perguntas: elas fazem os seus alunos pensarem? xDiscussão, trabalho em grupo, aprendizagem colaborativa xEnsinar para estimular e motivar y4. Explicar claramente xComo saber quando você não foi claro/a e eles não entenderam xTornar o conteúdo relevante xExemplos: o caso em questão que esclarece

12 O que é ensino efetivo? (Contd) y5. Conhecimento e amor pelo conteúdo xEu sei, então consigo ensinar: Como você transmite conhecimento? y6. Avaliar a aprendizagem deles e o seu ensino xAvaliar a aprendizagem deles: provas, trabalhos escritos, projetos, apresentações, e performances xDar notas efetivamente xAvaliar o seu ensino: Comunicação e retorno dos seus alunos e dos seus colegas

13 Quais métodos/abordagens devo usar? zTécnicas de ensino, estratégias e exercícios variados. zComo devo tomar decisões sobre conteúdos, recursos e métodos? (aprenderemos mais sobre isso ao longo do semestre).

14 Como justifico meus valores? zO que, para você, são as recompensas de ensinar? zQuais ideiais o/a mantêm estimulado/a e inspiram seus alunos? zComo você quer fazem uma diferença na vida dos seus alunos?

15 Como devo medir minha efetividade? zTécnicas de avaliação em sala de aula -- normalmente geram um retorno relevante dos alunos -- podem servir para causar mudançcas e re- avaliação zResuma pontos chaves dos quais você quer que o/a leitor/a se lembre

16 Perguntas que o seu leitor fará sobre sua declaração zQuais palavras revelam o seu estilo de ensino zQual o seu estilo de ensinar? zComo a sua experiência de ensino te ajuda entender como e por que você ensina? zA sua delaração ganha a confiança e o respeito do seu leitor? O que faz ele/a não confiar na sua escrita? zO conteúdo da sua declaração é à disciplina que você está lecionando? zDo que o seu leitor mais se lembrará sobre sua declaração de filosofia de ensino?


Carregar ppt "Estabelecendo sua filosofia de ensino Linguística Aplicada UVA Claudia Giesel, Ph.D."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google