A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VAMOS CONHECER A BÍBLIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VAMOS CONHECER A BÍBLIA."— Transcrição da apresentação:

1 VAMOS CONHECER A BÍBLIA.
Primeiro encontro-Catecismo bíblico paroquial.

2 Introdução Abrindo a Bíblia você está abrindo um dos livros mais lidos de toda a história da humanidade. Esse livro sagrado já foi traduzido para línguas. Antes de você, milhões de pessoas procuraram dentro dele ensinamentos e conforto para sua vida. Elas encontraram força e coragem para viver sua fé. A fé nos diz que a Bíblia é a Palavra de Deus enviada a todos os filhos e filhas dEle.

3 A bíblia é a palavra de Deus.
A palavra dos homens pode errar e enganar, mas a Palavra de Deus não erra, nem engana. Veja o que nos diz a própria Bíblia a esse respeito: "Toda Escritura é divinamente inspirada e útil para ensinar, repreender, corrigir; para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e capacitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3,16-17).

4 Como surgiu a bíblia? Esse livro sagrado não caiu pronto do céu. A Bíblia surgiu no meio de um povo do Oriente: o povo de Israel, formado pelos descendentes de Abraão e chamados de hebreus. A Palavra de Deus foi surgindo aos poucos, escrita por homens mulheres pertencentes ao povo de Israel e inspirada por Deus. É Palavra inspirada porque Deus guiou a mente e o o coração das pessoas que estavam escrevendo, para que escrevessem sua divina vontade

5 Escrevendo a bíblia A Bíblia não foi escrita de uma só vez. Levou muito tempo: quase anos! Começou a ser compilada, mais ou menos, anos antes de Jesus e terminada 100 anos depois do nascimento de Salvador. Esse livro, tão importante para nós cristãos, foi escrito em lugares bem diferentes um do outro.

6 Escrevendo a bíblia A maior parte da Bíblia foi escrita na Palestina, terra onde o povo hebreu viveu e por onde Jesus andou. Outras partes foram escritas na Babilônia, onde o povo de Deus ficou escravo por 70 anos, e no Egito, para onde muita gente se mudou. Por fim, outras partes foram escritas na Síria, na Ásia menor, na Grécia e na Itália.

7 Escrevendo a bíblia Por isso é importante estudar com cuidado e muita atenção a Bíblia: ela usa um modo de falar e pensar diferentes do nosso. Se não soubermos interpretar corretamente sua mensagem, podemos correr o risco de deturpar a mensagem de Deus.

8 Escrevendo a bíblia A Bíblia foi escrita em três línguas: hebraico, aramaico e grego. Foram as línguas que se sucederam na terra onde o povo hebreu morava e eram faladas pelos povos que escreveram os diferentes livros sagrados. Dentro da Bíblia nós encontramos de tudo: histórias, provérbios, cânticos, romances, cartas, leis, etc.

9 Escrevendo a bíblia Mas atrás de tudo isso a Bíblia quer anunciar uma bonita mensagem: conhecer a Deus, Pai e Criador de todas as criaturas! A Sagrada Escritura é o caminho que leva a Deus e nos ensina a viver como irmãos. É o livro da felicidade, da fé e da fraternidade que toda criatura deve conhecer, amar e viver, se deseja caminhar na amizade com Deus

10 A BÍBLIA A palavra Bíblia vem da língua grega e significa livros. A Bíblia, portanto, é uma verdadeira biblioteca, formada por muitos livros.Nós conhecemos a Bíblia com muitos outros nomes: Escritura Sagrada, Palavra de Deus, História Sagrada, História da Salvação.

11 A BÍBLIA Essa "biblioteca" tão importante para nós cristãos, é formada por 73 livros. Alguns desses livros não passam de uma página; outros são maiores. Todos eles, porém, descrevem a história de um povo que viveu a busca da verdadeira felicidade: Deus!

12 A BÍBLIA A História Sagrada é o livro que narra a aliança entre Deus e os homens. Isto é, uma profunda amizade entre o Criador e a criatura. Costumamos dividir a Bíblia em duas partes:

13 A BÍBLIA (N.T) Novo Testamento ou Evangleho (A.T) Antigo Testamento
O Novo Testamento (N.T.) narra a vida de Jesus, seus ensinamentos, seus milagres, sua morte e Ressurreição. Os livros do N.T. nos relatam o nascimento da Igreja; seus primeiros passos e sua atuação à luz do Espírito Santo. Nele encontramos ainda muitas cartas escritas pelos Apóstolos às várias comunidades da igreja, procurando ensinar e corrigir os primeiros cristãos; animar e orientar a fé dos irmãos, anunciando, enfim, a B O A N O V A ( Evangelho) de Jesus. É uma preparação para a vinda de Jesus. Corresponde ao tempo da Antiga Aliança, iniciando-se com a Criação do mundo até o nascimento de Jesus Cristo. Ao longo de todo esse tempo, Deus formou o seu Povo. Primeiramente o libertou da escravidão do Egito, o conduziu para a terra prometida, o educou para que vivesse sempre a liberdade e a fraternidade e o preparou para que recebesse seu próprio Filho.

14 Organização da bíblia. Costumamos dividir o Antigo Testamento em quatro partes: Pentatêuco Livros sapienciais Livros históricos Livros Proféticos Testamento, por sua vez, divide-se em: Evangelhos Atos dos Apóstolos Cartas dos Apóstolos Apocalipse

15 Organização da bíblia. Para facilitar sua leitura, a Bíblia foi dividida em capítulos e versículos.Isso aconteceu no ano de pelo cardeal Langton. A Bíblia toda possui capítulos e versículos. O "capítulo" na Bíblia corresponde a um trecho mais comprido, formado por vários versículos.

16 Organização da bíblia. Cada livro da Bíblia possui uma abreviação específica. Por exemplo: o livro do Gênesis, o primeiro de todos, abrevia-se com as letras Gn.; o livro do Êxodo abrevia-se com as letras Ex.; o Evangelho de Mateus com as letras Mt.; o livro do Apocalipse com as letras Ap., etc. As abreviações são muito usadas na citações de passagens bíblicas.

17 Organização da bíblia. Vejamos agora como podemos encontrar um trecho na Bíblia. Precisando ler Jr. 20,7-9, deve-se procurar no Antigo Testamento o livro do profeta Jeremias. O livro possui 52 capítulos. Nós estamos interessados, porém, no capítulo 20. Quando o encontrar, noto que o capítulo tem 18 versículos. Lendo-o atentamente, vou a procura dos três versículos interessados: os de número 7, 8 e 9.

18 Conclusão A Bíblia é o maior presente que Deus deixou para nós. Vamos aprender a gostar dela, lendo diariamente a Palavra Sagrada e pondo em prática seus ensinamentos. A leitura cotidiana da Bíblia nos permite conhecer a Vontade de Deus, experimentar o seu amor em nós e assim conduzir nossa vida no rumo da Justiça e da Fraternidade.


Carregar ppt "VAMOS CONHECER A BÍBLIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google