A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Adriana Nogueira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Adriana Nogueira"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Adriana Nogueira
Ciclo menstrual Profa. Adriana Nogueira

2 Processo cíclico decorrente da secreção alternada de 4 hormônios:
estrógeno e progesterona - secretados pelo ovários FSH e LH - secretados pela hipófise

3 No início de cada ciclo, há liberação de FSH e LH (pequenos pulsos), principalmente de FSH que estimula o crescimento de diversos folículos ovarianos. O crescimento destes folículos induz o aumento da produção de estrógeno. O estrógeno estimula a proliferação endometrial, atingindo o seu pico aproximadamente na metade do ciclo.

4 O LH é responsável pela ovulação.
A concentração alta de estrógeno, inicialmente, reduz o pulso de FSH e LH – feedback negativo. Em seguida, provoca um aumento – surto pré-ovulatório – destes dois hormônios. O LH é responsável pela ovulação. (Ruptura do folículo maduro com consequente liberação do óvulo / ovócito II).

5 Após a ovulação, os elementos residuais do folículo rompido formam o corpo lúteo, sobre a ação do LH. O corpo lúteo secreta estrogênio e quantidades elevadas de progesterona. A grande quantidade de progesterona tem como objetivo manter a gestação, até que a placenta possa assumir esta função.

6 As fases

7

8

9

10 Ovulação Liberação do ovócito II.

11 As fases Proliferativa:
Após a fase menstrual a mucosa uterina fica reduzida a uma pequena faixa de tecido conjuntivo. Ocorre proliferação das células do conjuntivo da lâmina própria, havendo crescimento do endométrio como um todo.

12 As fases Secretória: Inicia-se após a ovulação.
Depende da formação do corpo lúteo - secreção de progesterona; O endométrio atinge sua espessura máxima (5mm).

13 As fases Menstrual: Não havendo fertilização, ocorrerá uma queda brusca dos níveis de estrógenos e progesterona no sangue. O endométrio, entra em colapso, sendo parcialmente destruído. O sangue tem, principalmente, origem venosa, pois as artérias, ao se romperem, contraem suas paredes, fechando a extremidade rompida.

14

15

16 Resumindo

17 E foi assim na prova ...

18

19 FSH, LH, estrógeno e progesterona H1, H2, A, B, respectivamente
Resolução: FSH, LH, estrógeno e progesterona H1, H2, A, B, respectivamente

20 O gráfico abaixo representa as variações de determinados hormônios no sangue de uma mulher durante alguns dias.

21 Indique os eventos ocorridos nos momentos indicados pela: a) seta I
Indique os eventos ocorridos nos momentos indicados pela: a) seta I. b) seta II. c) Suponha a administração de alta dose de estrógeno e progesterona na corrente sanguínea dessa mulher antes do ciclo. Como consequência disso, o que aconteceria com as taxas de FSH e LH?

22 Resolução: a) A seta I indica ovulação, pois o nível de LH é alto e, a partir daí, o nível de progesterona aumenta em razão da formação do corpo lúteo. b) A seta II indica o aumento da concentração do HCG, gonadotrofina coriônica, o que significa gravidez. c) As taxas de ambos os hormônios cairiam, pois o estrógeno inibe a hipófise de secretar FSH, e as altas doses de progesterona inibem a secreção de LH. Esse é o princípio da pílula anticoncepcional.  

23 Dúvidas???????

24 Os hormônios hipofisários nos homens

25


Carregar ppt "Profa. Adriana Nogueira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google