A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMBALAGEM DEFINIÇÃO: Invólucro destinado a proteger os produtos alimentícios contra danos mecânicos e perda de qualidade, preservando os para posterior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMBALAGEM DEFINIÇÃO: Invólucro destinado a proteger os produtos alimentícios contra danos mecânicos e perda de qualidade, preservando os para posterior."— Transcrição da apresentação:

1 EMBALAGEM DEFINIÇÃO: Invólucro destinado a proteger os produtos alimentícios contra danos mecânicos e perda de qualidade, preservando os para posterior consumo.

2 EMBALAGENS PARA ALIMENTOS
Tecnologia dos Alimentos Curso de Nutrição 2016

3 EMBALAGEM - Funções Conter o produto; Proteger o produto; Transportar;
Comercializar/ vender; Educar.

4 REQUISITOS DE USO a) Manter condições de segurança; b) Ser atóxica; c) Ser compatível com o produto; d) Ser adequada à forma, tamanho e peso do produto; e) Ter aparência e poder visual que propicie a venda do produto; f) Possuir qualidades funcionais (fácil transporte e armazenamento; sistema de fechamento e abertura; observação de seu conteúdo); g) Ter baixo custo; h) Contribuir o mínimo para a poluição.

5 SELEÇÃO Estado físico do produto: sólido, líquido, cremoso ou em pó.
Penetração de umidade, de gases e de luz. Causas de modificações nutritivas e organoléticas: ex. alimentos ácidos causam corrosões nas latas. Interações entre a embalagem e o produto

6

7 Definições Embalagem Primária - embalagem que entra em contato direto com o produto; Embalagem Secundária – embalagem que entra em contato com a embalagem primária; Embalagem Terciária - embalagem que entra em contato com a embalagem secundária; Embalagem de Transporte – embalagem utilizada para conter o produto no transporte.

8 Materiais de Embalagem

9 Tipos de Embalagens e Aplicações

10 EMBALAGENS DE LATAS (FOLHA DE FLANDRES)
A folha de flandres é um produto de aço, com reduzida fração de carbono (0,06 a 0,15%). Fração de carbono, finalidade: maleabilidade na lata para que esta possa se moldar durante a estampagem sem sofrer deformação.

11 Condições essenciais da folha de flandres como material de embalagem:
- Receber revestimentos protetores; - Ser resistente; - Conduzir calor; - Ter maleabilidade; - Permitir soldagem segura. Tipos de Revestimentos: - Estanho; - Óleo-resinosos; - Sintéticos.

12 ALUMÍNIO   Produto da hidrólise da alumina, a qual se origina da bauxita (constituída por óxido de alumínio e ferro). Quanto mais pura, maior a resistência à corrosão. Vantagens: - É atóxico, tem ação protetora contra o calor, é leve, resistente à corrosão, impermeável aos gases e à umidade e tem baixa densidade. Desvantagens: - É atacado por alimentos ácidos, ou salinos; - É mais difícil de agrafagem, muito mole; - Não tolera altas pressões em autoclave.

13 VIDRO - Composto de areia, calcário, carbonato de sódio e feldspatos.  Vantagens: - Resistente às temperaturas de esterilização; - Perfeita impermeabilidade; - Não transmite odor e sabor; - Prescinde de revestimentos; - Facilmente colorível; - Reutilizado domesticamente.

14 Desvantagens: - Dificuldade no fechamento hermético;
- Dificuldade no manuseio.

15 PLÁSTICO

16 1 - Tereftalato de polietileno – PET
Os plásticos de tereftalato de polietileno são transparentes, inquebráveis, impermeáveis e leves. O PET é utilizado, principalmente, na fabricação de garrafas de água mineral e refrigerante, embalagens para produtos alimentícios, como óleos e sucos. Também está presente em bandejas para microondas, filmes, fibras têxteis, entre outros. 2 - Polietileno de alta densidade – PEAD Resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química, o PEAD também é usado na fabricação de tampas de refrigerante, potes para freezer e garrafões de água mineral, entre outros.

17 3 – Cloretos de polivinila - PVC Por suas características como rigidez, impermeabilidade e resistência à temperatura, os cloretos de polivinila são usados principalmente em tubos e conexões. O PVC também pode ser aplicado na fabricação de caixas de alimentos. 4 - Polietileno de baixa densidade - PEBD e Polietileno de baixa densidade linear - PEBDL São flexíveis, leves, transparentes e impermeáveis. O polietileno de baixa densidade (PEBD) é utilizado na produção de filmes termocontroláveis, como caixas para garrafas de refrigerante, filmes de uso geral, sacaria industrial, embalagens flexíveis, impermeabilização de papel (embalagens tetrapak), entre outros. O polietileno linear de baixa densidade (PEDBL) é aplicado, principalmente, na produção de embalagens de alimentos.

18 5 - Polipropileno – PP Embalagens para alimentos, tampas de refrigerante, potes para freezer e garrafões de água mineral são alguns dos produtos fabricados com polipropileno. Esses plásticos conservam o aroma e são resistentes a mudanças de temperatura, brilhantes, rígidos e inquebráveis. 6 - Poliestireno – PS Entre os produtos fabricados com o poliestireno estão os copos descartáveis, potes para iogurte, sorvete e doces, frascos, pratos, tampas, etc. As principais características do PS são a impermeabilidade, rigidez, leveza e transparência. É permeável ao vapor de água; pode transmitir odor aos alimentos. 7 - Copolímero de etileno e acetato de vinila – EVA

19 PLÁSTICO Embalagens flexíveis: Acetato de celulose
- Características: plástico de origem celulósica, elaborado através do tratamento com ácido anidrido acético. - Utilização: em forma de chapa. Cloropolivinila (PVC) - Características: mais versátil de todos os plásticos, através de suas propriedades: solubilidade, resistência química, fluidez, facilidade de elaboração.

20 - Desvantagens: 10 vezes menos resistente à água do que o polietileno.
- Vantagens: 6 vezes melhor como barreira ao O2 do que o polietileno e maior rigidez. - Desvantagens: 10 vezes menos resistente à água do que o polietileno. - Utilização: aplicado em filmes encolhíveis. Nylon - Características: barreira à água e ao oxigênio, suporta calor até 140°C. - Desvantagens: dificuldade de fechamento e alto custo.

21 Tereftalato de poliestireno
- Vantagens: 80 vezes superior ao polietileno, como barreira de O2, 4 vezes mais resistente que o PE, boa faixa de temperatura de trabalho (até 1500C). - Desvantagens: menos resistente à umidade que o PE. Polietileno - Características: versatilidade, compatibilidade com muitos alimentos, transparência, resistência, termossoldagem fácil, boa impermeabilidade à água, alta permeabilidade ao O2 e CO2.

22 Polipropileno (PP) - Características: transparência e brilho, quando não orientados tornam-se quebradiços, no congelador. - Utilização: produtos de confeitaria. Cryovac - Características: baixíssima permeabilidade ao O2, reduzida ao vapor de água, ótima resistência mecânica, excelente transparência, e brilho, fechamento por grampos ou soda. - Utilização: produtos perecíveis, principalmente carnes e seus derivados.

23 TETRA BRIK Características: - Polietileno: função estética;
- Papel cartão: estrutura ao laminado, resistência à tração e fácil impressão; - Polietileno: adesivo entre o papel e o alumínio - Alumínio: impermeável ao O2, umidade e luz.

24

25 Exemplos de Mudanças Design

26

27 Proteção e praticidade

28 Lata Especial Smirnoff Black
Aspectos premium Lata Especial Smirnoff Black Achocolatado Taeq

29 Águas com sabor com tampa que pode ser usada como copo.                                Ouro Fino Plus

30 termoencolhíveis em cores fortes
Diferencial de imagem termoencolhíveis em cores fortes                               

31 Melhor custo-benefício
                               Bolsa com Tampa-Bica para Água

32 Vinho em bag                                Bag-in-box

33 Embalagem com rasgo direcionado
                              

34 Diferenciais em relevo
                              

35 Verniz aromatizado                                Chocolate Quente Cacau Show Cremoso

36 Aquecimento em microondas
                               Decorfesta - Cobertura Pronta

37 Beleza nas gôndolas                               

38

39 Embalagem feita com especiarias (FenuGreen)
Fonte: Isto é - Dinheiro n.836, 18 out 2013


Carregar ppt "EMBALAGEM DEFINIÇÃO: Invólucro destinado a proteger os produtos alimentícios contra danos mecânicos e perda de qualidade, preservando os para posterior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google