A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funções sintáticas Ao nível da frase Sujeito Predicado Vocativo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funções sintáticas Ao nível da frase Sujeito Predicado Vocativo"— Transcrição da apresentação:

1 Funções sintáticas Ao nível da frase Sujeito Predicado Vocativo
O rapaz do gorro riu-se. Predicado O bebé chorou. Vocativo Mário, és tu o porta-voz do grupo? Modificador da frase Francamente, não acredito nisso.

2 Internas ao grupo verbal
Funções sintáticas Internas ao grupo verbal Complemento direto Hoje fizemos um teste formativo. Complemento indireto Diz a verdade à tua amiga. Complemento oblíquo Fomos ao parque da cidade. Complemento agente da passiva A frase foi sublinhada por mim. Predicativo do sujeito Nós somos estudantes. Predicativo do complemento direto Acho este debate com interesse. Modificador do grupo verbal Guarda o livro depressa.

3 Internas ao grupo nominal Internas ao grupo adjetival
Funções sintáticas Internas ao grupo nominal Complemento do nome A aptidão para as línguas é mais habitual nas mulheres. Modificador do nome restritivo O passeio de final de ano foi maravilhoso. Modificador do nome apositivo Aquele rapaz, alto e loiro, é meu irmão. Internas ao grupo adjetival Complemento do adjetivo Fiquei satisfeita por ter tido bons resultados.

4 Complemento do nome ►O complemento do nome é uma função sintática desempenhada por um constituinte do grupo nominal, selecionado pelo nome, cujo sentido completa. – A elaboração desta síntese foi difícil. ►O complemento do nome pode ser: um grupo preposicional (o mais frequente); – O reencontro dos sobreviventes foi muito emotivo. uma oração introduzida por uma preposição; – O desejo de partir, por vezes, corresponde ao desejo de mudar. um grupo adjetival (o menos frequente). – A atividade vulcânica aumentou assustadoramente. ►O complemento do nome coloca-se à direita do nome. ►O complemento do nome não pode, habitualmente, ser suprimido (salvo se puder ser implícito), pois a sua supressão torna incompleto o sentido da frase. complemento do nome

5  Pedem complemento os nomes:
► derivados de outro nome – o artista [derivado de arte] de circo. ► derivados de adjetivos – a beleza [derivado de belo] do quadro. ► derivados de verbos – a construção [derivado de construir] de pontes. ► de valor icónico – a imagem da ilha; a pintura do retrato; a fotografia do jantar. ► que designam parentesco ou relação – o pai do Ricardo e da Maria; a irmã da vizinha; os amigos dos animais. ► que correspondem a eventos localizados no espaço e no tempo – o casamento da Mariana e do Martim; o concerto dos Muse. ► que regem preposição – a mania de...; a necessidade de..; o objetivo de…; o interesse de… ► que estabelecem uma relação de: – parte-todo – a rolha da garrafa; – possuidor-agente-tema – a rolha da garrafa do rei; – de fonte-origem – a rolha da garrafa do rei da Rússia.

6 APLICAÇÃO (complemento do nome)
EXERCÍCIO 1 Sublinha os complementos do nome presentes em cada uma das frases. 1. Gosto de observar o vendedor de gelados a caminhar na praia. 2. Quando os estilistas de moda se juntam, nota-se alguma rivalidade no ar. 3. A tristeza da noite é apenas melancolia. 4. Muitos pensam que a inteligência dos gatos é superior à dos cães. 5. Nos países em vias de desenvolvimento, milhares de crianças trabalham no fabrico de tijolos. 6. A oferta do João foi bem recebida por todos. 7. Gosto do desenho do portão e da sua modernidade. 8. Foste ao cinema com a mãe da Teresa? 9. Ela sempre teve a mania das grandezas, sobretudo em relação à sua origem. 10. A capa do último romance de Gonçalo M. Tavares é muito expressiva.

7 APLICAÇÃO (complemento do nome)
EXERCÍCIO 2 Nas expressões sublinhadas nas frases, distingue, assinalando com A, B ou C, as que têm a função de: A – complemento do nome; B – modificador do nome; C – complemento oblíquo. 1. Se tu moras no Porto, deves conhecer bem a Casa da Música. 2. Entrei no último autocarro e, enfim, descansei. 3. A felicidade das crianças resulta da sua natural ingenuidade face aos problemas da vida. 4. A viagem pela Costa Vicentina foi maravilhosa. 5. Creio que aquela atriz, que faz o papel de judia, é romena ou moldava. 6. A indústria sueca já teve um papel mais relevante na Europa. 7. Ficaste à espera dos pastéis de nata para levares à tua avó? 8. Precisei de ir à Loja do Cidadão para renovar o passaporte. 9. Os medicamentos que têm sido inventados salvam muitas vidas. 10. O grande objetivo da Catarina é ser realizadora de cinema.

8 APLICAÇÃO (complemento do nome)
EXERCÍCIO 3 Substitui as frases, por outras de sentido equivalente, que contenham um complemento do nome. Sublinha esse complemento. (Deves fazer as modificações necessárias.) 1. O Miguel interessa-se pelo atletismo, muito seriamente. _______________________________________________________________________ 2. Montar a exposição, desta vez, não foi nada fácil. 3. A Ana chegou ao aeroporto e foi uma alegria. 4. O Afonso está triste e isso deixa-nos tristes também. 5. A economia europeia encontra-se numa crise difícil de ultrapassar.

9 SOLUÇÕES EXERCÍCIO 1 EXERCÍCIO 2 EXERCÍCIO 3
1. Gosto de observar o vendedor de gelados a caminhar na praia. 2. Quando os estilistas de moda se juntam, nota-se alguma rivalidade no ar. 3. A tristeza da noite é apenas melancolia. 4. Muitos pensam que a inteligência dos gatos é superior à dos cães. (2 complementos do nome) 5. Nos países em vias de desenvolvimento, milhares de crianças trabalham no fabrico de tijolos. 6. A oferta do João foi bem recebida por todos. 7. Gosto do desenho do portão e da sua modernidade. 8. Foste ao cinema com a mãe da Teresa? 9. Ela sempre teve a mania das grandezas, sobretudo em relação à sua origem. 10. A capa do último romance de Gonçalo M. Tavares é muito expressiva. (2 complementos do nome) EXERCÍCIO 2 EXERCÍCIO 3 1. O interesse do Miguel pelo atletismo é muito sério. 2. A montagem da exposição, desta vez, não foi nada fácil. 3. A chegada da Ana ao aeroporto foi uma alegria. 4. A tristeza do Afonso deixa-nos tristes também. 5. A economia da Europa encontra-se numa crise difícil de ultrapassar. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 C A B

10 Complemento do adjetivo
►O complemento do adjetivo é uma função sintática desempenhada por um constituinte selecionado pelo adjetivo. Fiquei satisfeito com os meus resultados. ►O complemento do adjetivo é sempre um grupo preposicional (oracional ou não oracional). Estou satisfeito por teres regressado ao teu país. (oracional) Estou satisfeito com o teu regresso. (não oracional) ►O complemento do adjetivo coloca-se à direita do adjetivo. ►O complemento do adjetivo é, frequentemente, opcional. complemento do adjetivo

11 APLICAÇÃO (complemento do adjetivo)
EXERCÍCIO 1 Sublinha os complementos do adjetivo presentes em cada uma das frases. 1. Estou muito contente com a nota de Português. 2. Ficou radiante por ter sido selecionada. 3. Sinto-me triste por partires. 4. O problema é facílimo de resolver. 5. Todos estavam entusiasmados com o jogo.

12 APLICAÇÃO (complemento do adjetivo)
EXERCÍCIO 2 Reescreve as frases, acrescentando, em cada uma, um complemento ao adjetivo. Utiliza grupos preposicionais diferentes e, quando possível, uma oração. 1. Estou orgulhosa. 2. Estou satisfeita. 3. Estamos ansiosos. 4. Este trabalho foi útil. 5. A minha irmã ficou radiante.

13 SOLUÇÕES EXERCÍCIO 1 1. Estou muito contente com a nota de Português.
2. Ficou radiante por ter sido selecionada. 3. Sinto-me triste por partires. 4. O problema é facílimo de resolver. 5. Todos estavam entusiasmados com o jogo. EXERCÍCIO 2 (sugestões entre parênteses) 1. Estou orgulhosa (da tua dedicação). 2. Estou satisfeita (por te teres esforçado). 3. Estamos ansiosos (por te ver). 4. Este trabalho foi útil (para exercitar este conteúdo). 5. A minha irmã ficou radiante (com a festa surpresa).

14 Predicativo do sujeito predicativo do sujeito
►O predicativo do sujeito é uma função sintática que completa o sentido do verbo, atribuindo ao sujeito da frase uma propriedade, uma característica, uma localização. A água deste rio está poluída. A Lara é ruiva. A Rita está no Porto. ►O predicativo do sujeito é um constituinte obrigatório em frases cujo núcleo do grupo verbal seja um verbo copulativo (ser, estar, ficar, continuar, parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se). A sua supressão torna as frases agramaticais (*A Rita está.). ►O predicativo do sujeito pode ser: um grupo nominal; A Ana é minha irmã. um grupo adjetival; A tua atitude foi admirável. um grupo preposicional; Estes livros estão com muito pó. predicativo do sujeito um grupo adverbial; A minha escola fica ali. uma oração subordinada substantiva completiva. Ele parece gostar da sopa.

15 Predicativo do complemento direto predicativo do complemento direto
►O predicativo do complemento direto é o constituinte da frase que incide sobre o complemento direto e completa o sentido de alguns verbos transitivos predicativos (achar, considerar, eleger, nomear…). Considero este livro magnífico. ►A função sintática de predicativo do complemento direto pode ser desempenhada por: um grupo nominal; Elegeram o nosso candidato Presidente da Câmara. um grupo adjetival; O professor achou esse trabalho excecional. um grupo preposicional. Considerámos o debate de grande interesse. predicativo do complemento direto

16 APLICAÇÃO (predicativo do sujeito)
EXERCÍCIO 1 Sublinha os predicativos do sujeito presentes em cada uma das frases. 1. A minha mãe é médica e trabalha num hospital público. 2. Há alguns anos, ele era o meu cantor favorito. 3. Tu és um perito em informática. 4. A Ana fica inquieta e preocupada, quando algum dos filhos se atrasa. 5. Ele continua voluntário da AMI, apesar do cansaço e da idade. 6. A professora ficou satisfeita. 7. O comandante permaneceu no navio, apesar do perigo iminente. 8. O importante é que estejas feliz. 9. Ela continua com a mania das grandezas. 10. A capa do último romance de Gonçalo M. Tavares é muito expressiva.

17 APLICAÇÃO (predicativo do complemento direto)
EXERCÍCIO 2 Sublinha os predicativos do complemento direto presentes em cada uma das frases. 1. A Julieta considera a nova colega uma excelente colaboradora. 2. Acho o teu comportamento exemplar. 3. Eles nomearam quatro colegas representantes da escola. 4. Todos consideram o arguido inocente. 5. Acho a tua pintura uma maravilha. 6. Julgam o rapaz pela sua aparência. 7. Não julguei o meu irmão tão sensível. 8. Considero a tua intervenção muito oportuna. 9. Julgaste o conflito com imparcialidade. 10. Nunca te achei um arrogante, apesar das tuas capacidades.

18 APLICAÇÃO (predicativo do sujeito e predicativo do complemento direto)
EXERCÍCIO 3 Distingue, assinalando com A ou B, os constituintes que têm a função de: A – predicativo do sujeito; B – predicativo do complemento direto. 1. Acho-te linda. 2. Ela está, realmente, linda. 3. Considero esta uma escola de sucesso. 4. Eles acharam o passeio inesquecível. 5. A tua irmã continua na paragem do autocarro. 6. Ela parece que está melhor. 7. A maioria dos votantes elegeu um desconhecido para Presidente da Câmara. 8. Estou na Loja do Cidadão para renovar o passaporte. 9. Acho os avanços da medicina espantosos. 10. A Catarina considera a realização de um filme o seu maior objetivo.

19 APLICAÇÃO (predicativo do complemento direto)
EXERCÍCIO 4 Completa as frases com um predicativo do complemento direto adequado. Sublinha esse complemento. Procura utilizar grupos diferentes: nominal, adjetival, preposicional. 1. O Miguel considera a atividade física ___________________________________________ . 2. Todos achámos esta obra _____________________________________________________. 3. O árbitro julgou os lances ____________________________________________________ . 4. Todos acham o Luís um rapaz _________________________________________________ . 5. Considero a crise económica __________________________________________________ . 6. Acho essa solução ___________________________________________________________. 7. O coletivo de juízes considerou este processo ______________________________________. 8. Já li vários livros desse autor, porque o acho ______________________________________ .

20 SOLUÇÕES EXERCÍCIO 1 1. A minha mãe é médica e trabalha num hospital público. 2. Há alguns anos, ele era o meu cantor favorito. 3. Tu és um perito em informática. 4. A Ana fica inquieta e preocupada, quando algum dos filhos se atrasa. 5. Ele continua voluntário da AMI, apesar do cansaço e da idade. 6. A professora ficou satisfeita. 7. O comandante permaneceu no navio, apesar do perigo iminente. 8. O importante é que estejas feliz. 9. Ela continua com a mania das grandezas. 10. A capa do último romance de Gonçalo M. Tavares é muito expressiva. EXERCÍCIO 2 1. A Julieta considera a nova colega uma excelente colaboradora. 2. Acho o teu comportamento exemplar. 3. Eles nomearam quatro colegas representantes da escola. 4. Todos consideram o arguido inocente. 5. Acho a tua pintura uma maravilha. 6. Julgam o rapaz pela sua aparência. 7. Não julguei o meu irmão tão sensível. 8. Considero a tua intervenção muito oportuna. 9. Julgaste o conflito com imparcialidade. 10. Nunca te achei um arrogante, apesar das tuas capacidades. EXERCÍCIO 3 EXERCÍCIO 4 (sugestões entre parênteses) 1. O Miguel considera a atividade física (a sua carreira) 2. Todos achámos esta obra (muito interessante). 3. O árbitro julgou os lances (com imparcialidade). 4. Todos acham o Luís um rapaz (de trato difícil). 5. Considero a crise económica (difícil de resolver). 6. Acho essa solução (muito sensata). 7. O coletivo de juízes considerou este processo (complexo). 8. Já li vários livros desse autor, porque o acho (fantástico). 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 B A


Carregar ppt "Funções sintáticas Ao nível da frase Sujeito Predicado Vocativo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google