A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
As regionalizações do espaço mundial, procedentes de critérios utilizados pelo Banco Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 3º Ano Ensino Médio Prof. Ronaldo 2016

2 IDH – Índice de Desenvolvimento Humano
É um indicador idealizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU). Publicado pela primeira vez em 1990, foi criado nesse ano por Mahbub ul Haq e Amartya Sen, o índice é calculado anualmente e pode ser definido como uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. O conceito de desenvolvimento humano considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma nação Para a composição desse indicador, são considerados três pilares básicos do desenvolvimento humano: Educação (o acesso ao conhecimento/nível de instrução): média de anos de educação de adultos e a expectativa de anos de escolaridade para crianças na idade de iniciar a vida escolar; Saúde (uma vida longa e saudável): é medida pela esperança de vida ao nascer (expectativa de vida/nível de saúde); Renda (padrão de vida): Rendimento Nacional Bruto (RNB) ou (PIB) per capita.

3 A escala do IDH varia de 0 a 1, sendo mais desenvolvido quanto mais próximo de 1 estiver o país. Classificações do IDH: muito elevado, elevado, médio e baixo. p. 14 (mapa p.13) - Considerando o IDH como um critério de regionalização, identifique no mapa, quatro regiões e descreva-as. Elas são contíguas? Explique. O mapa revela a desigualdade socioeconômica entre os países

4 Produto Interno Bruto (PIB): expressão monetária referente à soma de todos os bens e serviços produzidos durante o ano nos limites territoriais de um país, independentemente da origem dos recursos utilizados. Rendimento Nacional Bruto (RNB) (antigo PNB),  corresponde ao valor que fica no país, que se obtém adicionando ao PIB os rendimentos primários recebidos do resto do mundo e subtraindo os pagos também ao resto do mundo. 

5 RNB considera as rendas enviadas e recebidas do exterior, enquanto o PIB, não.
Obs: rendimentos primários recebidos (ou pagos) do resto do mundo: remunerações recebidas do (pagas ao) resto do mundo; impostos sobre a produção e importação recebidos do (pagos ao) resto do mundo, etc. Renda per capita (por cabeça): corresponde ao resultado da divisão da renda total pela população do país (pode ser medida em PIB per capita ou em RNB per capita). Crescimento econômico é sinônimo de desenvolvimento? O desenvolvimento pode ser econômico ou social; ao crescer, uma economia pode ter parte da sua renda distribuída ou pode, simplesmente, ampliar as desigualdades sociais.

6 A renda per capita não exprime a realidade socioeconômica interna dos países, ou seja, ela não informa sobre a desigual distribuição interna da renda, tampouco sobre as condições socioeconômicas e o bem-estar humano nos países. O IDH também tem a particularidade de, ao avaliar a qualidade de vida da população, considerar critérios abrangentes dessa população, uma vez que leva em conta os aspectos econômicos e outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. O IDH oferece um panorama mais abrangente do desenvolvimento humano do que o medido pelo PIB per capita?

7

8 p.15 – Exercício 1 A) Com o apoio de um atlas geográfico escolar, identifique no mapa Produto Interno Bruto per capita, 2010 países da América do Sul e da África que apresentem a mesma faixa de PIB per capita que o Brasil. B) Pela análise do mapa Índice de Desenvolvimento Humano, 2010, esses países estão na mesma faixa de IDH que o Brasil? Comente. 2) O IDH oferece um panorama mais abrangente do desenvolvimento humano do que o medido pelo PIB per capita?

9 IDHAD – Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à desigualdade
O IDH é uma medida média das conquistas de desenvolvimento humano básico em um país. Como todas as médias, o IDH mascara a desigualdade na distribuição do desenvolvimento humano entre a população no nível de país. O IDH 2010 introduziu o IDH Ajustado à Desigualdade (IDHAD), que leva em consideração a desigualdade em todas as três dimensões do IDH “descontando” o valor médio de cada dimensão de acordo com seu nível de desigualdade. Com a introdução do IDHAD, o IDH tradicional pode ser visto como um índice de desenvolvimento humano “potencial” e o IDHAD como um índice do desenvolvimento humano “real”. A “perda” no desenvolvimento humano potencial devido à desigualdade é dada pela diferença entre o IDH e o IDHAD e pode ser expressa por um percentual. IDH-M – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal O IDH-M é um ajuste metodológico ao IDH Global, e foi publicado em 1998 (a partir dos dados do Censo de 1970, 1980, 1991) e em 2003 (a partir dos dados do Censo de 2000). Adequa a metodologia global ao contexto brasileiro.

10

11

12  RANKING IDH 2015.

13

14

15 Previsão 2015 /FMI Maiores economias do mundo

16

17 BRASIL 2015 PIB = 1,8 TRILHÃO DE DÓLARES
PIB = 1,8 TRILHÃO DE DÓLARES PIB PER CAPITA = PIB/total da população PIB PER CAPITA = 1,8 TRILHÃO DE DÓLARES (2015)/ 200,4 MILHÕES DE HAB. PIB PER CAPITA = dólares/12 meses = 748,5 dólares PIB PER CAPITA EM REAL = ,00 ANUAL ,08 MENSAL O PIB PER CAPITA NÃO É UMA BOA MEDIDA PARA A DESIGUALDADE, POIS A RENDA GERADA NO PAÍS NÃO É DISTRIBUIDA DE MODO IGUALITÁRIO. No Brasil, há uma grande desigualdade na distribuição da renda.


Carregar ppt "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google