A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação"— Transcrição da apresentação:

1 A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
Manuel Castells

2 Sociedade em rede Sociedade em rede é definida não pela internet como muitos pensam, mas sim pela ligação que uma sociedade tem em se comunicar, seja por fax, telefone, mídia impressa ou canais de radio e TV. É a interação da sociedade por meios de tics expandindo além dos computadores.

3 A Tecnologia da Informação
Segundo o sociólogo espanhol Manuel Castells o mundo vive uma revolução tecnológica atualmente. Entre as tecnologias da informação ele inclui o conjunto convergente de tecnologias em microeletrônica, computação (os hardwares e softwares), telecomunicações, radiodifusão e também a engenharia genética. Para ele o paradigma da tecnologia da informação não evolui para seu fechamento como um sistema, mas rumo à abertura como uma rede de acessos múltiplos.

4 A revolução da tecnologia da informação
Comparativo com as duas revoluções industriais 1ª. Utilizava a informação para aplicar conceitos pré-existentes; 2ª. (depois de 1850) utilizou da ciência para criar e inventar soluções. Novas fontes de energia – importância - informação

5 Característica marcante da revolução tecnológica
É a forma com que utiliza o conhecimento e a informação para gerar conhecimentos e dispositivos de processamento/comunicação da informação a fim de retroalimentar de forma cumulativa a inovação e o seu uso.

6 As tecnologias de telecomunicações passaram por dois estágios:
Automação de tarefas e as experiências de usos – aprender utilizando; Reconfiguração das aplicações – aprender a tecnologia fazendo-a.

7 Através da conexão global da tecnologia da informação
A Revolução Industrial demandou dois séculos para se espalhar pelo globo enquanto a tecnológica levou duas décadas. Através da conexão global da tecnologia da informação

8 Sequência histórica da revolução da tecnologia da informação
Três campos da tecnologia que construíram a tecnologia baseada na eletrônica, que foram: Microeletrônica; Computadores e; Telecomunicações.

9 1947 – invenção do Transistor
Que ao passar a utilizar o silício possibilitou a criação de componentes miniaturizados. 1957 – Circuito integrado (CI) A microeletrônico deu um passo decisivo para ter chips mais rápidos. 1971 – invenção do microprocessador O computador com apenas um chip.

10 A ideia de se trabalhar a rede ampla, foi possível por conta da evolução da telecomunicação, principalmente da optoeletrônica, que trabalha com emissão de luz tendo na fibra óptica e no laser suas contribuições para o desenvolvimento desta rede.

11 Para ilustrar Os primeiros cabos transatlânticos tinham a capacidade de enviar 50 circuitos de voz compactados, enquanto os cabos de fibra óptica enviam 85 mil.

12 São essas necessidades que faz com que se crie a Internet, tendo nas instituições militares, na cooperação científica das universidades, na iniciativa tecnológica e na inovação da contracultura, os pilares para o seu surgimento.

13 Economia Global e Informacional
a produtividade e a competitividade de unidades ou agentes nessa economia (empresas, regiões ou nações) dependem basicamente de sua capacidade de gerar, processar e aplicar de forma eficiente a informação baseada em conhecimentos. Global as principais atividades produtivas, o consumo e a circulação, assim como seus componentes (capital, trabalho, matéria-prima, administração, informação, tecnologia e mercados) estão organizados em escala global, diretamente ou mediante uma rede de conexões entre agentes econômicos.

14 Redes - Comunicação A globalização e a informacionalização parecem estar estruturalmente relacionadas a sistemas de redes e à flexibilidade. A empresa em rede fica cada vez mais internacional e sua gestão resultará da interação administrativa entre a estratégia global da rede e os interesses nacionalmente/ regionalmente enraizados de seus componentes.

15 Internet A Internet é a espinha dorsal da comunicação global mediada por computadores. Em meados dos anos de 1990, a Internet conectava 44 mil redes de computadores e cerca de 3,2 milhões de usuários, expandindo-se de forma acelerada. Há perspectivas que ela possa ligar centenas de milhões de usuários no início deste novo século XXI. E em 1973 havia apenas 25 computadores conectados! Decidiu-se, nos anos 90, comercializar a Internet. A coexistência de vários interesses e culturas na Rede tomou a forma de WWW = Rede de Alcance Mundial (World Wide Web), uma rede flexível, formada por redes dentro da Internet em que pessoas, grupos, empresas podem criar seus próprios sites, formar sua homepage e, sobretudo, se comunicar

16 Exclusão social A sociedade de informação é uma sociedade em que as fontes de poder e riqueza dependem da capacidade de geração de conhecimento e processamento de informação.

17 Para refletir...


Carregar ppt "A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google