A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10. Métodos de dobra de tubos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10. Métodos de dobra de tubos"— Transcrição da apresentação:

1 10. Métodos de dobra de tubos
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 10. Métodos de dobra de tubos

2 10. Métodos de dobra de tubos
Muitas vezes uma tubulação precisa ser desviada de algum obstáculo ou seguir uma direção diferente; nestes casos, é necessário curvar um ou mais tubos que compõem a linha de tubulação.

3 10. Métodos de dobra de tubos
O curvamento de um tubo pode ser feito segundo vários métodos: • A frio, geralmente com o tubo vazio; • A quente, geralmente com o tubo cheio de areia; • Por pregas, trabalho feito com emprego de calor, • Criocurvamento, feito com o tubo cheio de gelo. O material de que é feito o tubo condiciona o método a ser empregado no curvamento.

4 10.1. Tubos de aço CURVAMENTO A FRIO
O curvamento a frio é o mais utilizado e pode ser feito a mão ou a máquina. • Curvamento a mão Pode ser feito por meio de flexões sucessivas do tubo colocado entre dois pinos encaixados em furos de uma bancada ou mesa. Dependendo do ângulo de curvatura desejado, os pinos podem ser colocados em diversas posições.

5 10.1. Tubos de aço • Curvamento a máquina
É feito por dois tipos de máquina: as que funcionam por pressão, como uma prensa, e as que curvam por meio de um gabarito.

6 10.1. Tubos de aço Curvamento a quente
O curvamento a quente é feito com auxílio de maçarico oxiacetilênico ou oxipropano. Para executar esse trabalho, o tubo deve ser preso ao gabarito e aquecido até o vermelho cereja claro (800ºa 900ºC); em seguida, é feito o curvamento. No curvamento a quente, geralmente se usa o tubo cheio de areia bem seca e de granulação fina para evitar que tubos médios e grandes, se curvados com raios reduzidos, fiquem aplastados ou ovalados. Características do curvamento a quente: O aquecimento para curvar um tubo cheio de areia deve ser lento; Ao atingir a curvatura desejada, o tubo deve esfriar sob temperatura ambiente, lentamente. A areia empregada deve ser seca

7 10.1. Tubos de aço Tubos de diâmetro grande podem ser curvados com auxílio do tirfor. Esta máquina funciona por meio de três alavancas: uma serve para puxar, outra para retroceder e outra para permitir o encaixe de um cabo de aço dentro do tirfor. Existem também dois ganchos: um é fixo na máquina e nele se prende um cabo de aço ligado a um ponto fixo; o outro gancho é fixado em outro cabo de aço que se movimenta para permitir o curvamento.

8 10.1. Tubos de aço Curvamento por pregas
O curvamento por pregas é feito por meio de aquecimento, a intervalos regulares, da região a ser curvada; a região aquecida deve ter a forma de pequenos triângulos cujo vértice toca as geratrizes da zona neutra. Com a aplicação de força, o tubo se curva e na região interna forma-se uma prega. Este trabalho é aplicado aos tubos com paredes de espessura aproximada de 1mm, e diâmetro aproximado de 25,4mm.

9 10.2. Tubos de aço inoxidável
O curvamento dos tubos de aço inoxidável é feito segundo os mesmos métodos aplicados aos tubos comuns, apenas com mais cuidado para não trincar o metal e para evitar inclusão de partículas de aço comum que possam mais tarde dar origem a corrosão. Os tubos de aço inoxidável pode ser curvados a mão ou a máquina. Quando a espessura dos tubos é pequena, o curvamento é feito a máquina com um mandril colocado em seu interior.

10 10.2. Tubos de aço inoxidável
Quando se deseja um raio grande de curvatura, emprega-se máquina com três cilindros.

11 10.3. Tubos de cobre 10.4. Tubos de chumbo
O curvamento dos tubos de cobre é feito geralmente a frio, a máquina e com o tubo vazio. Segue o mesmo método utilizado para os tubos de aço comum e são utilizadas as mesmas máquinas. De acordo com a necessidade, recomenda-se recozer o tubo antes de curvá-lo, a fim de que fique mais maleável e o trabalho seja facilitado. 10.4. Tubos de chumbo Também para os tubos de chumbo o procedimento mais utilizado para curvar é a frio, a máquina e com o tubo cheio de areia ou com mandril.

12 10.5. Tubos de ligas leves O curvamento é feito a frio, a máquina e com o tubo vazio (processo mais simplificado e econômico); Porém,é possível curvar tubos de ligas leves a quente; Em curvamento a quente, usa-se o tubo cheio de areia bem socada. Em tubos com costura, a linha de solda deve estar localizada junto à linha neutra.

13

14 10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos
As máquinas para curvar tubos podem ser classificadas em máquinas curvadoras por pressão e curvadoras por tração e flexão. Curvadoras por pressão - funcionam por meio de pressão exercida no tubo por um estampo curvo onde o tubo se encaixa. As curvadoras por pressão são utilizadas para curvar tubos com até 25mm de diâmetro.

15 10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos
Curvadoras por tração e flexão – apresentam um estampo curvo, chamado roda de garganta onde o tubo é preso, e um estampo reto, ou guia, que ajuda a flexioná-lo. Estas máquinas têm capacidade para curvar tubos com diâmetro externo que varia entre 9,5 e 32mm e espessura entre 0,8 e 3mm.

16 10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos
• Curvador de tubos – usado para tubos de cobre, latão, alumínio, aço e aço inoxidável, com diâmetro que variam entre 4,7 e 12,7mm.

17 10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos
Dobra-tubos do tipo alavanca e catraca – utilizado para tubos de aço e para tubos de cobre duro.

18 10.6. Máquinas, ferramentas e utensílios para curvar tubos
• Bancada de curvar – é uma chapa de aço, espessa e com uma série de furos passantes, fixada em uma mesa de madeira. A mesa, por sua vez, deve presa no piso para garantir estabilidade. Nos furos da chapa são colocados pinos de aço, dispostos de tal modo que correspondam ao raio de curvatura desejado.


Carregar ppt "10. Métodos de dobra de tubos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google