A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AND E O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO MARÇO/2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AND E O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO MARÇO/2006."— Transcrição da apresentação:

1 A AND E O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO MARÇO/2006

2 ELEMENTOS PARA UM DIAGNÓSTICO I Riscos atuais para a Grande Aliança – Democracia e Desenvolvimento (o binômio D-D). O “Circo de horrores” e outros riscos. II A questão: Por que o Brasil não é País de Alto Crescimento? E a necessidade e oportunidade de um Quarto Momento (para o Desenvolvimento).

3 III Reconhecimento de nossas deficiências (apesar dos progressos feitos): A “Síndrome Macroeconômica” (as anomalias: taxa de juros, crescimento da despesa/carga tributária, câmbio flutuante... para baixo – relação Dívida/PIB, tudo interligado). A camisa de força da situação fiscal – o Orçamento Público como peça de ficção. E a conseqüência – o País como Prometeu acorrentado.

4 QUARTO MOMENTO (I): CONCLUINDO A PREPARAÇÃO DAS BASES I As duas agendas: Concluindo a preparação das bases e Estratégia de Desenvolvimento (propriamente dita), simultaneamente, – uma senda estreita. II Preparação das bases, sem dogmatismos – a saída para a Síndrome Macroeconômica: Começar pela taxa de juros. Os condicionamentos das novas famílias Macroeconômicas.

5 III O “bloqueio fiscal” – necessidade de visão de longo prazo (revisão do Estado e necessidade de estabelecimento de limites – para todos os tipos de despesas).

6 QUARTO MOMENTO (II): SEM ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO NÃO HÁ SALVAÇÃO ESTRATÉGIA PARA VOLTAR AO ALTO CRESCIMENTO, COM OPÇÃO PELA ECONOMIA DO CONHECIMENTO I Por que a Economia do Conhecimento? Papel da TFP. II Dimensão I – Opção pelas Tecnologias Estratégicas (e o Conhecimento, em geral), transformadoras da Economia e da Sociedade: Inovação (em sentido amplo) como base das Políticas de Competitividade Grandes prioridades.

7 III Dimensão II – Estratégia de Competitividade Internacional baseada na elasticidade das vantagens comparativas (“especializações avançadas” – Hicks, 1959). IV Dimensão III – Oportunidade para o Nordeste e a Amazônia, com base em estratégia de dupla inserção. V Dimensão IV – Nova oportunidade para o Brasil, pela conversão em País de alto conteúdo de Capital Humano

8 QUARTO MOMENTO (III): ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL I Visão é de crescimento com redução da pobreza, mobilidade social e redistribuição. Ver IDS. II Importância do binômio E-E: Educação e Emprego. CONCLUSÃO O CORREDOR DE LONGA DISTÂNCIA (Não basta ser campeão de Olimpíada)


Carregar ppt "A AND E O DESAFIO DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO JOÃO PAULO DOS REIS VELLOSO MARÇO/2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google