A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais Dalgalarrondo,Paulo 2008 cap. 2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais Dalgalarrondo,Paulo 2008 cap. 2."— Transcrição da apresentação:

1 Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais Dalgalarrondo,Paulo 2008 cap. 2

2 Definição de psicopalogia e ordenação dos seus fenômenos

3 Um fenômeno é sempre biológico em suas raízes e social em sua extensão final. Mas nós não nos devemos esquecer,também, de que, entre esses dois, ele é mental. Jean Piaget

4 Qual é a natureza essencial da doença mental ? Quais são suas causas? Quais são suas formas de manifestação? Quais são as mudanças tanto estruturais quanto funcionais ?

5 Uma ciência que se esforça para ser sistemática, elucidativo e desmistificante. Através de : observação, identificação e compreensão dos diversos elementos da doença mental. É autônoma e não é prolongamento de nenhuma outra.

6 Campo da psicopalogia: são vivências, estados mentais e padrões de comportamento.

7 O universo da doença mental não é totalmente estranho ao mundo das experiências psicológicas “normais” A psicopatologia tem um berço importante na medicina e vertentes na filosofia,na literatura,artes e psicanálise. O estudo da doença mental e as dimensões humanas. Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatogia auxilia a psiquiatria e seu objeto de estudo e o homem todo em sua enfermidade.

8 Não se pode explicar,compreender tudo que existe em um homem por meio de conceitos psicopatológicos.

9 Forma e conteúdo dos sintomas. Forma= estrutura básica relativamente parecidos com outros pacientes, como delírios,alucinações, idéias obsessivas etc. Conteúdo = de culpa, religioso, de perseguição etc.

10 Conteúdos – temas existências Temas e interesses centrais para o ser humano. O que busca e deseja Sexo Sobrevivência e prazer Alimentação Conforto físico. Dinheiro Segurança Poder e controle sobre o outro Prestígio

11 Temores que frequentemente se expressam no conteúdo dos sintomas psicopatológicos. Temores centrais do ser humano Morte Ter uma doença grave Sofrer dor física ou moral Miséria Falta de sentido existencial Formas comuns de lidar com tais temores. -Religião/mundo místico Continuidade através das novas gerações. -Vias mágicas/medicina /psicologia, etc. -Relações pessoais significativas. Cultura

12 Classificação Fenômenos : semelhantes, em parte semelhantes e fenômenos qualitativamente novos e diferentes. Fome, sede, medo desejo. Tristeza Fenômenos psicóticos.

13 METADE (trecho) Que a força do medo que tenho Não me impeça de ver o que anseio; Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca; Porque metade de mim é o que eu grito, Mas a outra metade é silêncio... Osvaldo Montenegro


Carregar ppt "Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais Dalgalarrondo,Paulo 2008 cap. 2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google