A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFINIÇÃO DE PSICOPATOLOGIA Psicopatologia (Campbell, 1986) como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental – suas causas, as mudanças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFINIÇÃO DE PSICOPATOLOGIA Psicopatologia (Campbell, 1986) como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental – suas causas, as mudanças."— Transcrição da apresentação:

1 DEFINIÇÃO DE PSICOPATOLOGIA Psicopatologia (Campbell, 1986) como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental – suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. Psicopatologia (Campbell, 1986) como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental – suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação. CIÊNCIA não tem sempre o rigor sensu strictu. CIÊNCIA não tem sempre o rigor sensu strictu. O psicopatólogo não julga moralmente o seu objeto, busca apenas observar, identificar e compreender os diversos elementos da doença mental. O psicopatólogo não julga moralmente o seu objeto, busca apenas observar, identificar e compreender os diversos elementos da doença mental. Rejeita qualquer tipo de dogma, seja ele religioso, filosófico, psicológico ou biológico; o conhecimento que busca está permanentemente sujeito a revisões, críticas e reformulações. Rejeita qualquer tipo de dogma, seja ele religioso, filosófico, psicológico ou biológico; o conhecimento que busca está permanentemente sujeito a revisões, críticas e reformulações. Conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo, e desmistificante. Conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo, e desmistificante.

2 CAMPO DA PSICOPATOLOGIA São vivências, estados mentais, e padrões de comportamentais Com especificidade psicológica NÃO são exageros do normal. O mundo da doença não é um mundo totalmente estranho ao mundo das experiências psicológicas normais. SUAS RAÍZES : Tradição médica – observação prolongada e cuidadosa de um considerável contingente de doentes. Tradição humanística (filosofia, literatura, artes, psicanálise). Tradição psicológica. Tradição neurológica Psicopatologia é autônoma

3 PSICOPATOLOGIA KARL JASPERS ( ) é é é é uma ciência básica, que serve de auxílio à psiquiatria. À outros ramos também. LIMITES DA PSICOPATOLOGIA A – redução do homem – a idéia é da totalidade na doença – não é a única abordagem do homem doente. FORMA E CONTEÚDO DOS SINTOMAS forma dos sintomas – é a estrutura básica – semelhança (delírio, alucinação, idéia obsessiva, labilidade afetiva, etc) conteúdo (mais pessoal) TEMAS e interesses – sexo, alimentação, conforto físico leva a sobrevivência e prazer. TEMORES - morte – formas comuns de lidar – religião, novas gerações

4 PSICOPATOLOGIA O estudo da doença mental, como o de qualquer outro objeto, inicia pela observação cuidadosa de suas manifestações. CLASSIFICAÇÃO – Aristóteles – é questão da unidade e variedade - Definição – Fenômenos Semelhantes Em parte semelhantes e em parte diferentes. Qualitativamente novos, diferentes.

5 QUESTÕES DE REVISÃO Defina psicopatologia e comente suas origens e seu campo de atuação Defina psicopatologia e comente suas origens e seu campo de atuação Discuta os dois aspectos básicos dos sintomas psicopatológicos : forma e conteúdo. Discuta os dois aspectos básicos dos sintomas psicopatológicos : forma e conteúdo. Relacione os temas centrais da existência humana com o conteúdo dos sintomas psicopatológicos. Relacione os temas centrais da existência humana com o conteúdo dos sintomas psicopatológicos. Descreva a ordenação dos fenômenos psicopatológicos em semelhantes, parcialmente semelhantes e qualitativamente novos. Descreva a ordenação dos fenômenos psicopatológicos em semelhantes, parcialmente semelhantes e qualitativamente novos.


Carregar ppt "DEFINIÇÃO DE PSICOPATOLOGIA Psicopatologia (Campbell, 1986) como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental – suas causas, as mudanças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google