A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos
SAÚDE MENTAL Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

2 SAÚDE MENTAL Não é ausência de doença, mas uma condição de bem estar biopsicossocial: organismo, psiquismo e adaptação social; A doença mental é analisada em termos de sofrimento psíquico, que compromete a vida pessoal, familiar, educacional e profissional do indivíduo. Vídeo: Psicopatologia (Explorando a Psicologia)

3 PSICOPATOLOGIA - Introdução
Doente Mental (DM): atribuição do rótulo a quem é diferente da maioria (preconceito); Vídeo: diagnóstico, classificação e tratamento das Doenças Mentais, sob as perspectivas: Psicológica, Psiquiátrica e Psicanalítica .

4 PSICOPATOLOGIA – Doença Mental
Psicopatologia: Estudo das Doenças Mentais: Síndrome ou padrão de comportamento, implicando em sintomas dolorosos e/ou prejuízo no funcionamento da mente; Incidência de Doença Mental: EUA: 20% da população; OMS (no mundo todo): 10% da população.

5 DIAGNÓSTICO da Doença Mental
Com base no funcionamento anormal do seu comportamento e/ou da sua mente; Avaliação diagnóstica com base em testes, observação do comportamento, auto-relato e/ou relato de terceiros; Realizado por psicólogos, psiquiatras e/ou psicanalistas;

6 DIAGNÓSTICO: sua importância
Critérios: Sofrimento intenso; Agir contra o seu próprio bem-estar; Causar problemas a outras pessoas. Critérios para a Esquizofrenia: Age ou fala de modo irracional; Comporta-se de modo imprevisível de uma situação para outra; Sua aparência e/ou seus atos estão acentuadamente incomuns. ATENÇÃO: É mais uma questão de grau, em termos do quanto ou com que freqüência estes comportamentos ocorrem.

7 DIAGNÓSTICO da Doença Mental
Razões terapêuticas: oferecer o tratamento adequado; Razões legais: - responsabilidade legal por seus atos; Razões científicas: - estudo da psicopatologia e das formas de tratamento; Razões econômicas: - pagamento de seguro e de plano de saúde.

8 HISTÓRICO da Doença Mental
Até o Século XVIII: A doença mental era considerada possessão do demônio; No Século XVIII: Pinel defende a idéia de que a doença mental era um problema de saúde; Até hoje: Preconceito contra dissidentes políticos, pobres, negros, etc. Críticas à Doença Mental: Thomas Szasz: a doença mental é um mito contra as pessoas diferentes da maioria; David Rosenhan: Nos Hospitais Psiquiátricos, há falhas no diagnóstico e o tratamento é desumano.

9 DOENÇAS MENTAIS – Classificação
Principais tipos: Distúrbios de Ansiedade: fobias, pânico, obsessões, compulsões, etc; Distúrbios Afetivos ou de Humor depressão e mania; Distúrbios Esquizofrênicos: sintomas psicóticos de delírio e alucinações.

10 Distúrbios de Ansiedade - Sintomas
Sintomas físicos: Estimulação (cardíaca e da respiração), agitação, tensão, tremores, tonturas, enrijecimento muscular; Sintomas cognitivos: Preocupação de que alguma coisa ruim estaria para acontecer.

11 Distúrbios de Ansiedade - Tipos
Fobia: Medo irracional e persistente de que uma situação - tal como altura, lugares abertos (agorafobia), lugares fechados (claustrofobia) - ou objeto (animal, amuleto, etc.) que não apresenta perigo real. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): Obsessão é a invasão incontrolável e persistente de pensamentos indesejáveis; Compulsão é sentir-se impelido a realizar atos (rituais) sem sentido. Transtorno de Pânico: Ataques recorrentes de ansiedade frente a alguns estímulos, que ocorrem súbita e inesperadamente (passa a ter medo de ter medo). Estado de Ansiedade Generalizada: Não existe uma situação ou objeto específico.

12 Distúrbios Afetivos - Tipos
Mania: Energia ilimitada, otimismo, idéias grandiosas, promete mundos e fundos, corre riscos desnecessários. Depressão: Sem energia, com sentimentos de tristeza, culpa e fracasso, idéias suicidas; Graus de Depressão Depressão Leve: problema comum a todas as pessoas. Depressão Moderada e Profunda: tratamento medicamentoso e hospitalização. Distúrbio Afetivo Bipolar: A pessoa alterna quadros de depressão e de mania.

13 Distúrbios Esquizofrênicos
É um tipo de Psicose ( de Neurose) com prejuízos na: Percepção (alucinações: percepções na ausência de estímulo externo), Pensamento (delírio: crenças falsas) e Emoção (sentimentos intensos, inapropriados ou ausentes). Esquizofrenia: alguns detalhes: Significa mente (frenia) dividida (esquizo); Desintegração da personalidade: Loucura total. Abordagens: Biológica: mal funcionamento do cérebro (predisposição genética, neuroquímica, anormalidade na estrutura). Psicológica: resultante de um estresse psicossocial; Perspectiva Interacionista: Combina a Biológica e a Psicológica.


Carregar ppt "Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google