A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE MENTAL Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos. SAÚDE MENTAL Não é ausência de doença, mas uma condição de bem estar biopsicossocial:Não é ausência de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE MENTAL Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos. SAÚDE MENTAL Não é ausência de doença, mas uma condição de bem estar biopsicossocial:Não é ausência de."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE MENTAL Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos

2 SAÚDE MENTAL Não é ausência de doença, mas uma condição de bem estar biopsicossocial:Não é ausência de doença, mas uma condição de bem estar biopsicossocial: –organismo, –psiquismo e –adaptação social; A doença mental é analisada em termos de sofrimento psíquico, que compromete a vida pessoal, familiar, educacional e profissional do indivíduo.A doença mental é analisada em termos de sofrimento psíquico, que compromete a vida pessoal, familiar, educacional e profissional do indivíduo. Vídeo: Psicopatologia (Explorando a Psicologia)Vídeo: Psicopatologia (Explorando a Psicologia)

3 PSICOPATOLOGIA - Introdução Doente Mental (DM): atribuição do rótulo a quem é diferente da maioria (preconceito);Doente Mental (DM): atribuição do rótulo a quem é diferente da maioria (preconceito); Vídeo: diagnóstico, classificação e tratamento das Doenças Mentais, sob as perspectivas:Vídeo: diagnóstico, classificação e tratamento das Doenças Mentais, sob as perspectivas: –Psicológica, –Psiquiátrica e –Psicanalítica.

4 PSICOPATOLOGIA – Doença Mental Psicopatologia: Estudo das Doenças Mentais:Psicopatologia: Estudo das Doenças Mentais: –Síndrome ou padrão de comportamento, implicando em sintomas dolorosos e/ou prejuízo no funcionamento da mente; Incidência de Doença Mental:Incidência de Doença Mental: –EUA: 20% da população; –OMS (no mundo todo): 10% da população –OMS (no mundo todo): 10% da população.

5 DIAGNÓSTICO da Doença Mental Com base no funcionamento anormal do seu comportamento e/ou da sua mente;Com base no funcionamento anormal do seu comportamento e/ou da sua mente; Avaliação diagnóstica com base em testes, observação do comportamento, auto-relato e/ou relato de terceiros;Avaliação diagnóstica com base em testes, observação do comportamento, auto-relato e/ou relato de terceiros; Realizado por psicólogos, psiquiatras e/ou psicanalistas;Realizado por psicólogos, psiquiatras e/ou psicanalistas;

6 DIAGNÓSTICO: sua importância Critérios:Critérios: –Sofrimento intenso; –Agir contra o seu próprio bem-estar; –Causar problemas a outras pessoas. Critérios para a Esquizofrenia:Critérios para a Esquizofrenia: –Age ou fala de modo irracional; –Comporta-se de modo imprevisível de uma situação para outra; –Sua aparência e/ou seus atos estão acentuadamente incomuns. ATENÇÃO: É mais uma questão de grau, em termos do quanto ou com que freqüência estes comportamentos ocorrem.ATENÇÃO: É mais uma questão de grau, em termos do quanto ou com que freqüência estes comportamentos ocorrem.

7 DIAGNÓSTICO da Doença Mental 1.Razões terapêuticas: –oferecer o tratamento adequado; 2.Razões legais: - responsabilidade legal por seus atos; 3.Razões científicas: - estudo da psicopatologia e das formas de tratamento; 4.Razões econômicas: - pagamento de seguro e de plano de saúde.

8 HISTÓRICO da Doença Mental Até o Século XVIII:Até o Século XVIII: –A doença mental era considerada possessão do demônio; No Século XVIII:No Século XVIII: –Pinel defende a idéia de que a doença mental era um problema de saúde; Até hoje:Até hoje: –Preconceito contra dissidentes políticos, pobres, negros, etc. Críticas à Doença Mental:Críticas à Doença Mental: –Thomas Szasz: a doença mental é um mito contra as pessoas diferentes da maioria; –David Rosenhan: Nos Hospitais Psiquiátricos, há falhas no diagnóstico e o tratamento é desumano.

9 DOENÇAS MENTAIS – Classificação Principais tipos:Principais tipos: –Distúrbios de Ansiedade: fobias, pânico, obsessões, compulsões, etc; fobias, pânico, obsessões, compulsões, etc; –Distúrbios Afetivos ou de Humor depressão e mania;depressão e mania; –Distúrbios Esquizofrênicos: sintomas psicóticos de delírio e alucinações.sintomas psicóticos de delírio e alucinações.

10 Distúrbios de Ansiedade - Sintomas Sintomas físicos:Sintomas físicos: –Estimulação (cardíaca e da respiração), agitação, tensão, tremores, tonturas, enrijecimento muscular; Sintomas cognitivos:Sintomas cognitivos: –Preocupação de que alguma coisa ruim estaria para acontecer.

11 Distúrbios de Ansiedade - Tipos Fobia:Fobia: –Medo irracional e persistente de que uma situação - tal como altura, lugares abertos (agorafobia), lugares fechados (claustrofobia) - ou objeto (animal, amuleto, etc.) que não apresenta perigo real. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC):Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): –Obsessão é a invasão incontrolável e persistente de pensamentos indesejáveis ; –Compulsão é sentir-se impelido a realizar atos (rituais) sem sentido. Transtorno de Pânico:Transtorno de Pânico: –Ataques recorrentes de ansiedade frente a alguns estímulos, que ocorrem súbita e inesperadamente (passa a ter medo de ter medo). Estado de Ansiedade Generalizada:Estado de Ansiedade Generalizada: –Não existe uma situação ou objeto específico.

12 Distúrbios Afetivos - Tipos Mania:Mania: –Energia ilimitada, otimismo, idéias grandiosas, promete mundos e fundos, corre riscos desnecessários. Depressão:Depressão: –Sem energia, com sentimentos de tristeza, culpa e fracasso, idéias suicidas; –Graus de Depressão Depressão Leve: problema comum a todas as pessoas.Depressão Leve: problema comum a todas as pessoas. Depressão Moderada e Profunda: tratamento medicamentoso e hospitalização.Depressão Moderada e Profunda: tratamento medicamentoso e hospitalização. Distúrbio Afetivo Bipolar:Distúrbio Afetivo Bipolar: –A pessoa alterna quadros de depressão e de mania.

13 Distúrbios Esquizofrênicos É um tipo de Psicose ( de Neurose) com prejuízos na:É um tipo de Psicose ( de Neurose) com prejuízos na: –Percepção (alucinações: percepções na ausência de estímulo externo), –Pensamento (delírio: crenças falsas) e –Emoção (sentimentos intensos, inapropriados ou ausentes). Esquizofrenia: alguns detalhes:Esquizofrenia: alguns detalhes: –Significa mente (frenia) dividida (esquizo); –Desintegração da personalidade: Loucura total. Abordagens:Abordagens: –Biológica: mal funcionamento do cérebro (predisposição genética, neuroquímica, anormalidade na estrutura). –Psicológica: resultante de um estresse psicossocial; –Perspectiva Interacionista : Combina a Biológica e a Psicológica.


Carregar ppt "SAÚDE MENTAL Prof. Dr. André Luiz Moraes Ramos. SAÚDE MENTAL Não é ausência de doença, mas uma condição de bem estar biopsicossocial:Não é ausência de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google