A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.

2 COMPORTAMENTO DESAJUSTADO
Divide-se em quatro categorias: distúrbios De ansiedade Psicossomáticos Dissociativos Afetivos

3 DISTÚRBIO DE ANSIEDADE
Perturbações cognitivas e emocionais permanecendo o contato com a realidade.Não se comporta de maneira perigosa, sendo raro os casos de hospitalização.

4 PRINCIPAIS REAÇÕES-1 Reação de Ansiedade
Intensa angustia sem causa objetiva. Sintomas: palpitação, tremores, falta de ar, suor, náuseas.

5 PRINCIPAIS REAÇÕES-2 Reação Fóbica
Refere-se ao medo patológico, excessivo e infundado em relação a um objeto ou situação que não é fonte de perigo.

6 PRINCIPAIS REAÇÕES-3 Sintomas: transpiração, tremor, respiração acelerada, diarréia vômitos, pressão no peito, taquicardia. Qualquer situação ou objeto pode gerar fobia: altura,espaços fechados, multidões.

7 A fobia data de uma situação crítica produtora de intenso medo que ocorreu nos primeiros anos de infância.Esta situação foi esquecida ou reprimida quando recordada, provoca ansiedade e culpa.

8 DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS
Reação de Conversão Perturbações físicas com base psicológica: Sensorial- insensibilidade em uma parte do corpo, surdez funcional ou total. Motora:paralisa funcional em um ou vários membros, mutismo, tremores e tiques.

9 DISTÚRBIO DE ANSIEDADE
Reação obsessiva-compulsiva A obsessão é uma idéia que se infiltra nos pensamentos. A Compulsão é um ato que se introduz no comportamento .

10 As obsessões ( idéias) e as compulsões(atos) ambos integram o síndrome obsessivo.
Características: pensamentos obsessivos e inevitáveis, desagradáveis e inoportunos.Atos compulsivos irracionais.

11 DISTÚRBIOS DISSOCIATIVOS
Síndromes caracterizadas por alteração da consciência principalmente da memória. Ex: Amnésia, Fuga e personalidade múltipla.

12 Amnésia Perda repentina da memória, o lapso pode durar minutos ou anos. Fuga Esquecimento das experiências recentes , foge para um local diferente a fim de começar vida nova. Não lembra da identidade anterior.

13 Personalidade Múltipla
Dois ou mais padrões de comportamentos muito diferentes, só existe a consciência de uma personalidade em cada momento.A transição é súbita , e está associada a tensão.Estes distúrbios são raros.

14 DISTÚRBIOS AFETIVOS Caracterizam-se por tristeza excessiva ou excitação frenética. Severa crítica de si mesmo, irritáveis,incapacidade de controlar a sua vida. Pensamentos de morte, inclusive o suicídio.

15 Distúrbio Bipolar Crises decorrente de profunda depressão e mania.
Durante a mania- auto confiança, irritação com episódio de violência, gastam muito, sexo promíscuo, sono agitado.

16 Causas As causas podem ser pelo excesso ou falta de gratificação quando bebê, produzindo uma personalidade superdependente, quando se experimenta uma perda( ente amado) ou perda simbólica(rejeição)transforma-se em raiva ou depressão.


Carregar ppt "PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google