A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos, que faz parte do espectro normal das experiências humanas, sendo propulsora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos, que faz parte do espectro normal das experiências humanas, sendo propulsora."— Transcrição da apresentação:

1

2 A ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos, que faz parte do espectro normal das experiências humanas, sendo propulsora do desempenho. Ela passa a ser patológica quando é desproporcional à situação que a desencadeia, ou quando não existe um objeto específico ao qual se direcione.

3 1. experiência subjetiva de medo ou outra emoção relacionada, como terror, horror, alarme, pânico 2. a emoção é desagradável, podendo ser uma sensação de morte ou colapso iminente

4 3. É direcionada em relação ao futuro: sensação de um perigo iminente. 4. Há um desconforto corporal subjetivo durante o estado de ansiedade: sensação de aperto no peito, na garganta, dificuldade para respirar, fraqueza nas pernas

5 Manifestações corporais involuntárias: secura da boca, sudorese, arrepios, tremor, vômitos, palpitação, dores abdominais

6 Plantas que possuem ação ansiolítica: maracujá, valeriana, kava-kava

7 A depressão é um sentimento de tristeza intenso; pode ocorrer depois de uma perda recente ou de outro fato triste, mas é desproporcionado relativamente à magnitude do fato e persiste para além de um período justificado.

8 Depois da ansiedade, a depressão é a perturbação psiquiátrica mais frequente. Apresenta alta e crescente prevalência na população geral. É duas a três vezes mais freqüente em mulheres do que em homens.

9 Começa habitualmente entre os 20 e os 50 anos. Um episódio dura habitualmente de 6 a 9 meses, mas pode durar mais de 2 anos. Os episódios geralmente são recorrentes ao longo da vida.

10 Fatores predisponentes: fatores hereditários, os efeitos secundários de alguns tratamentos, personalidade introvertida acontecimentos emocionalmente desagradáveis (perda) pode surgir ou piorar sem qualquer acontecimento significativo

11 ansiedade, isolamento social, desânimo, baixa auto-estima, dificuldade de concentração, sentimentos de culpa, desesperança, alterações no sono, perda do desejo sexual, pensamentos de suicídio, auto-agressão

12 Plantas que possuem ação antidepressiva (hipérico) e estimulante do SNC (guaraná, ginseng).

13 A vertigem consiste numa falsa sensação de movimento ou de rotação ou na impressão de que os objetos se movem ou giram, e esta situação acompanha-se, habitualmente, de náuseas e de perda do equilíbrio.

14 O corpo apercebe-se do sentido da posição e controla o equilíbrio através dos órgãos do equilíbrio (situados no ouvido interno). Estes órgãos têm conexões nervosas com áreas específicas do cérebro. A causa da vertigem pode ser consequência de anomalias no ouvido, na ligação nervosa do ouvido ao cérebro ou no próprio cérebro.

15 Gingko-biloba

16

17 Parte usada: Raiz e rizoma Formas de uso: Infuso ou decoto. Princípio ativo: Valepropiatos Efeitos: Sedativa, Hipotensiva

18 Mecanismo de ação: Os valepropiatos estimulam a liberação de ácido gama-aminobutírico (GABA), aumentando a sua concentração na fenda sináptica: efeito sedativo. Efeitos adversos: cefaléia, náuseas, reações de hipersensibilidade e há risco de hepatotoxicidade.

19

20 Parte utilizada: Folhas, flores e caule. Formas de uso: pó, extrato seco. Princípio ativo: gincolídeos. Efeitos: - Aumento do fluxo sanguíneo cerebral; - Atividade neuroprotetora; - Antioxidante.

21 Efeitos colaterais: distúrbios gastrointestinais, cefaléia.

22

23 Parte utilizada: flores, folhas Formas de uso: infusão Princípio ativo: hipericina(glicosídeo) Efeitos: - Antidepressiva - Ansiolítica

24

25 Parte utilizada: sementes Formas de uso: pó Princípio ativo: ácido málico, cafeína, teofilina e guaranina Efeitos: - Estimulante físico e mental - Maior sensação de bem-estar, maior atenção, melhorias das atividades intelectuais, maior concentração e resistência ao cansaço físico.

26

27 Parte utilizada: raízes Formas de uso: pó Princípio ativo: cavaína Efeitos: - Antidepressiva - Ansiolítica

28

29 Parte utilizada: folhas, flores, frutos Formas de uso: infusão Princípio ativo: maracujina Efeitos: - Ansiolítica - Hipotensora


Carregar ppt "A ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos, que faz parte do espectro normal das experiências humanas, sendo propulsora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google