A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CUIDADO DE ENFERMAGEM COM ELETROCONVULSOTERAPIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CUIDADO DE ENFERMAGEM COM ELETROCONVULSOTERAPIA"— Transcrição da apresentação:

1 CUIDADO DE ENFERMAGEM COM ELETROCONVULSOTERAPIA

2 E.C.T A eletroconvulsoterapia (ECT), também conhecida por eletrochoques, é um tratamento psiquiátrico no qual são provocadas alterações na atividade elétrica do cérebro induzidas por meio de passagem de corrente elétrica, sob condição de anestesia geral.

3 E.C.T INDICAÇÕES Está reservada para aquelas situações em que a medicação não apresenta resultados, podendo ser a primeira escolha em pacientes debilitados ou idosos, nos quais a medicação pode ser mais um problema. Se o paciente respondeu bem à ECT, no passado, pode ser a sua primeira escolha.

4 E.C.T INDICAÇÕES Também se utiliza a ECT na mania, esquizofrenia e na doença de Parkinson grave. A ECT pode ser o método mais seguro (por exemplo, em grávidas e idosos) e o método mais rápido (melhoria em duas semanas do humor ou delírio)

5 E.C.T INDICAÇÕES Risco de suicídio Episódios depressivos resistentes Episódios depressivos graves com sintomas psicóticos Episódios depressivos em idosos Episódios depressivos em gestantes

6 E.C.T INDICAÇÕES Episódios maníacos em gestantes Episódios maníacos graves com sintomas psicóticos Episódios maníacos resistentes Depressão da Doença de Parkinson Síndrome Neuroléptica Malígna

7 E.C.T CONTRA-INDICAÇÕES Pressão intracraniana aumentada (por um tumor cerebral, AVC recente e lesão vascular cerebral)

8 E.C.T - Efeitos Colaterais
1. Rigidez Muscular causada pela medicação para relaxamento muscular. 2. Confusão devida aos efeitos da anestesia ou tratamento.

9 E.C.T - Efeitos Colaterais
3. Perda de memória é comumente causada pela ECT, pelo que quaisquer decisões importantes devem ser adiadas.

10 E.C.T - Efeitos Colaterais
4. Dores de cabeça podem ser causadas pelo tratamento, pela anestesia ou pelo jejum. 5. Enjoos têm origem na anestesia ou jejum de sólidos ou líquidos

11 E.C.T – Fatos e Mitos Mito: a ECT é uma forma de tratamento arcaica e bárbara. Fato: A ECT, realizada atualmente, é segura e eficaz. Mito: A ECT leva a perda de memória permanente. Fato: A perda de memória pode ocorrer em vários graus, durando dias a meses. Geralmente não é permanente. Mito: A ECT é menos eficaz que outras terapêuticas. Fato: A ECT é tanto ou mais eficaz que a medicação e com menos efeitos colaterais.

12 CUIDADO DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE PSICOFÁRMACOS

13 Administração de medicamentos
Medicamentos são substâncias que introduzidas no organismo humano tem finalidades preventivas, diagnósticas e terapêuticas. Ação conjunta equipe médica equipe de enfermagem Situações de emergência = solicitações verbais Responsabilidade da enfermagem: preparo administração observação de possíveis reações

14 Regra dos Seis Certos A enfermagem utiliza os “SEIS CERTOS” (POTTER, 2005) como norteador de segurança no processo de administração de medicamentos, os quais serão abordados a seguir: DROGA certa, DOSE certa, VIA certa, HORA certa, PACIENTE certo REGISTRO certo

15 PSICOFÁRMACOS As medicações psicotrópicas se destinam serem usadas como terapia adjuvante à terapia individual ou de grupo.

16 DROGAS ANSIOLÍTICAS: Os benzodiazepnicos são o grupo mais comumente usado. Eles são depressores do SNC e têm o potencial de dependência física e psicológica. Exs.: Alprazolam, clonazepam, diazepam, buspirona, Indicação: transtornos ansiosos, sintomas de ansiedade, abstinência alcoólica, espasmos musculares esqueléticos , distúrbios convulsivos. Efeitos Colaterais: sonolência , confusão mental e letargia.

17 ANTIDEPRESSIVOS: Indicação: são usadas no tratamento de distimia, depressão maior ou sintomas psicóticos, Esquizofrenia, fase depressiva do distúrbio de humor. Essas drogas elevam o humor e aliviam sintomas associados a uma depressão moderada a grave. Ex.: imipramina, fluoxetina, venlafxina Efeitos colaterais: efeitos anticolinérgicos, sedação e hipotensão ortostática, pode reduzir o limiar convulsivo.

18 ANTIPSICÓTICOS São também designadas como tranquilizantes maiores e neurolépticos.. Indicação: Elas são usadas no tratamento de psicose s agudas e crônicas, especialmente quando acompanhada de aumento da atividade psicomotora. Ex.: clorpromazina. Olanzapina, quetiapina Efeitos colaterais: anticolinérgicos, sedação, redução no limiar convulsivo, ganho de peso, sintomas extrapiramidais.

19 ANTIMANÍACA A droga de escolha no tratamento e controle do distúrbio bipolar, mania, é o carbonato de lítio. Efeitos colaterais: toxidade do lítio. Faixas comum das concentrações séricas terapêutica: Para mania aguda: 1,0 a 1,5 mEq/l Para manutenção: 0,6 a 1,2 mEq/l

20 ANTIPARKINSONIANAS São usadas para combater os efeitos piramidais associados às medicações antipsicóticas. Efeitos colaterais: anticolinérgicos, sedação e hipotensão ortostática.

21 SEDATIVO- HIPNÓTICOS Indicações: diversos estados ansiosos e no tratamento da insônia. Efeitos : dependência física e psicológica. Contra-indicações: em indivíduos que apresentem hipersensibilidade à droga ou a qualquer droga da mesma classe química.

22 ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Indicações: tratamento da narcolepsia, TDAH, Efeitos colaterais: estimulação do SNC e da respiração, pupilas dilatadas, aumento da atividade motora e da vigilância mental, menor sensação de fadiga e elevação do humor. Contra-indicação: não devem ser usados na arteriosclerose avançada, doenças cardiovasculares sintomáticas, hipertensão, hipertireidismo, (...)


Carregar ppt "CUIDADO DE ENFERMAGEM COM ELETROCONVULSOTERAPIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google