A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues

2 PSICOSE E se tudo o que você acreditasse, pensasse ter vivido ou ser real não fosse fato ou fosse improvável? Pensamento + Ação = FATO! História – FATO = Inverdade, Mito, Mentira

3 Quando a função mental de racionalidade e lógica não são executados o indivíduo delira pelos mitos, inverdades e mentiras. A PSICOSE é um estado de funcionamento psíquico anormal

4 Realidade? O psicótico perde o contato com a realidade Modificam-se os planos, as atitudes, as ideias devido a coisas absurdas. São criadas relações com coisas que não existem. Pode, repentinamente, sentir-se perseguido, em perigo, como se o mundo conspirasse contra ele.

5 Sintomas DELÍRIOS: Ideias/Crenças inabaláveis e irremovíveis, contrariam quaisquer argumentos lógicos que se possa oferecer em contrário.

6 Tudo que pode ser percebido pelos 5 sentidos pode ser “alucinado”.
ALUCINAÇÕES: Tudo que pode ser percebido pelos 5 sentidos pode ser “alucinado”. Percepção “real” de um objeto inexistente. Envolvimento psíquico é contundente Acompanhadas por delírios

7 PENSAMENTO DESAGREGADO: Identifica-se no discurso Não apresentam linearidade Mistura de vários assuntos Demostram desconexão, incoerência

8 AFETO: Embotado Entristecido Inadequado Rígido Expansivo Plano
Exaltado Irritável Indiferente

9 Franca e severa agitação motora com descontrole de impulsos.
SINTOMAS MOTORES: Pode ir da total apatia com ausência de movimentação, comunicação, interação de qualquer tipo até... Franca e severa agitação motora com descontrole de impulsos.

10 Déficit de crítica/ insight Ideação suicida/homicida
OUTROS SINTOMAS Motivação Ambivalência Angústia Retraimento social Insônia Déficit de crítica/ insight Ideação suicida/homicida

11 Exemplos de transtornos psicóticos
Transtorno delirante Transtorno psicótico breve Psicose puerperal Induzido por substâncias Esquizofrenia e seus subtipos

12 Esquizofrenia É a doença psiquiátrica mais angustiante e incapacitante de todas elas. Geralmente começa na adolescência ou no início da idade adulta, podendo se manifestar desde a infância até os 40 anos. Quanto mais cedo se apresenta, pior o prognóstico.

13 Seu início pode ser lento (meses, anos) ou abrupto (dias, semanas
Seu início pode ser lento (meses, anos) ou abrupto (dias, semanas.) Suas causas não estão estabelecidas, acredita-se em fatores genéticos e ambientais. A intervenção no primeiro episódio é fundamental no prognóstico do paciente.

14 Cada novo episódio faz com que o paciente fique cada vez mais desorganizado e cronificado. Nos homens costuma ser mais precoce do que nas mulheres. Difícil diagnóstico (exclusão) Necessário presença de sintomas por 6 meses, no mínimo.

15 Paranoide: Delírios tipicamente persecutórios ou grandiosos, ou ambos.
TIPOS Paranoide: Delírios tipicamente persecutórios ou grandiosos, ou ambos. Os delírios podem ser múltiplos. As alucinações são relacionada ao tema do delírio. A pessoa apresenta ansiedade, raiva, afastamento e tendência a discussões. Pode predispor ao suicídio pelos delírios persecutórios ou predispor a violência.

16 Esquizofrenia Desorganizada: Os discursos são desorganizados, comportamento desorganizado e afeto embotado ou inadequado, risos imotivados. Leva a uma severa perturbação na capacidade de executar atividades da vida diária (banho, vestir-se)

17 Esquizofrenia Catatônica:
Perturbação motora grave, imobilidade ou atividade excessiva. Extremo negativismo, mutismo, ecolalia ou ecopraxia. A imobilidade motora pode manifestar por estupor. A atividade motora excessiva é aparentemente desprovida de sentido e não é influenciada por estímulos externos.

18 Esquizofrenia Hebefrênica
Mudanças afetivas, comportamento irresponsável, maneirismos, pensamento desorganizado e incoerente. Tem um mau prognóstico devido ao embotamento afetivo, rápido desenvolvimento dos sintomas negativos.

19 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
INTERNAÇÃO Atenção às necessidades individuais Orientação (mesmo em situações de surto) Riscos Autonomia Educação Efeitos adversos medicamentoso Reações adversas do tratamento

20 Identificar sinais de reagudização e riscos potenciais
ALTA/AMBULATÓRIO Educação família: Aspectos da doença Tratamento Identificar sinais de reagudização e riscos potenciais Busca por atendimento Diminuir reinternações Melhor qualidade de vida.

21 Obrigado!

22


Carregar ppt "ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google