A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação dos Transtornos Mentais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação dos Transtornos Mentais"— Transcrição da apresentação:

1 Classificação dos Transtornos Mentais
DISCIPLINA: SAÚDE MENTAL PROF: TICIANE COSSE BRAZ

2 O que é Saúde Mental?

3 Saúde mental – significado
Significa a existência de capacidade de equilibrar sentimento, desejos, ambições e idéias no dia a dia do individuo. Significa, também, a capacidade de encarar e aceitar a realidade da vida. Ajustamento pessoal

4 O que é Transtorno Mental?

5 Transtorno Mental Fatores de influência Fatores físicos ou biológicos
Fatores ambientais Fatores emocionais ou psicológicos

6 Saúde Mental e Doenças Mentais
As doenças mentais apresentam peculiaridades incomuns às outras especialidades médicas. O diagnóstico psiquiátrico se baseia mais nos sintomas - informações subjetivas - do que em sinais palpáveis. .

7 Saúde Mental e Doenças Mentais
Sintomas psiquiátricos comuns como depressão e ansiedade coexistem com freqüência. A maioria das doenças psiquiátricas não pode ser confirmada por exames laboratoriais ou anátomo-patológicos.

8 Classificação médica da doença mental (OMS)
1. Transtornos mentais orgânicos são causados por lesões físicas no cérebro, como, por ex.:, doenças cerebrais, senilidade e traumatismo. 2. Transtornos por uso de substancias causados por dependência de substancias psicoativas.

9 Classificação médica da doença mental (OMS)
3. Transtornos psicóticos são muitos graves, os pacientes perdem contato com a realidade e são incapazes de controlar seu pensamento e seu comportamento. Ex.: a esquizofrenia. 4. Transtornos afetivos ou do humor são aqueles que envolvem estado de espírito e emoções anormais – Ex: depressão, mania.

10 Classificação médica da doença mental (OMS)
5. Transtornos da ansiedade envolvendo estados de ansiedade crônicos e extremos que não podem ser explicados – como, por ex.:, fobias. 6. Transtornos somatomorfos (psicossomáticos), por ex.:, dor decorrente de fatores psicológicos. 7. Transtornos dissociativos o individuo se dissocia da realidade para evitar estresse e responsabilidade – como, por ex.:, amnésia.

11 Classificação médica da doença mental (OMS)
8. Transtorno da personalidade ocorre quando um indivíduo desenvolve padrões de comportamento anormais – como, por ex.:, anti-social. 9. Transtornos psicossexuais comportamento sexual anormal.


Carregar ppt "Classificação dos Transtornos Mentais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google