Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouNeuza Mascarenhas Quintanilha Alterado mais de 7 anos atrás
1
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG By: Maria Goreti Sousa Saboia e Lylian Nara Pires Bandeira
2
INTRODUÇÃO Ferramentas tecnológicas: relação dialética entre a adesão e a crítica ao novo Nova tecnologia, desconfiança e rejeição Incorporação às práticas pedagógicas Inserção e estágio da normalização
3
A tecnologia da escrita
Textos em volumen Criação do códex Invenção da imprensa Livros Computador
4
As tecnologias no ensino de línguas
Uso do primeiro livro: aprendiz data de 1578, com a publicação de uma gramática do hebraico pelo Cardeal Bellarmine No ensino de línguas, os primeiros livros foram as gramáticas. A primeira notícia que se tem do uso do livro pelo que possibilitava ao aluno estudar sem a ajuda do professor. O conceito de ensino de línguas equivalia ao da oferta de descrições linguisticas. Aprender uma língua significava aprender a sintaxe dessa língua.
5
Tecnologia de áudio e vídeo
Grande renovação tecnológica: reprodução de som e vídeo Tecnologia de reprodução de imagem e som ao simultaneamente Aulas inovadas com inserção tecnológica de gravação e reprodução de som Produção de cartoons como ensino de línguas Uso do gravador como material didático para os alunos O rádio e a televisãp como instrumento de transmissão de informação para uma maior socialização
6
O Computador A tecnologia da informática evoluiu rapidamente e o computador e seus periféricos, além do correio e do telégrafo, passaram a integrar todas as tecnologias da escrita, de áudio e vídeo já inseridas na sociedade: máquina de escreve, imprensa, gravador de áudio, projetor de slides, projetor de vídeo, rádio, televisão, telefone, e fax.
7
Rumo á normalização Inserção na sociedade devido à redução de tamanho e custos, variedade de software, design Proposta de sete estágios: 1. curiosidade; 2.ceticismo ignorância à tecnologia; 3. tentativa e rejeição ao novo frente aos obstáculos; 4. nova tentativa e vantagens relativas; 5. mais pessoas começam a usar a nova ferramenta, mas ainda existe medo e expectativa; 6; tecnologia vista como algo normal; 7. integração nas vidas dos usuários e normalização
8
CONCLUSÃO Embora as tecnologias estejam integradas ao ser humano no seu cotidiano, todavia, ainda há uma boa parcela da população que não tem acesso a informática.O computador pode não chegar para todos, o que não podemos deixar de tê-lo como prioridade, pois temos que nos conscientizarmos que tanto o livro quanto o computador não farão milagres no processo de aprendizagem
9
REFERÊNCIAS PAIVA, V.L.M.O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica (submetido à publicação) 2008 disponível em
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.