A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da gotinha atrevida História adaptada a partir da história: “Era uma vez uma gotinha de água”, por Graça Cruz, no âmbito do projeto “As TIC na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da gotinha atrevida História adaptada a partir da história: “Era uma vez uma gotinha de água”, por Graça Cruz, no âmbito do projeto “As TIC na."— Transcrição da apresentação:

1 História da gotinha atrevida História adaptada a partir da história: “Era uma vez uma gotinha de água”, por Graça Cruz, no âmbito do projeto “As TIC na Escola”, do Agrupamento de Escolas de Monserrate.Era uma vez uma gotinha de águaAs TIC na EscolaAgrupamento de Escolas de Monserrate

2 Era uma vez uma gotinha de água muito simpática. Era uma gota de água pequenina e transparente. Tinha muitas, muitas amigas. Todas juntas formavam a água de um lago.

3 Num lindo dia, o Sol brilhante estava muito quentinho e aqueceu a água do lago. A gotinha atrevida e as amigas começaram a suar muito e transformaram-se em vapor de água. Começaram a subir… a subir em direção ao céu. Já la em cima todas juntinhas, formaram nuvens muito fofinhas que pareciam de algodão. A gotinha atrevida é agora uma parte da nuvem.

4 No céu, o vento brincalhão começou a soprar e a empurrar as nuvens por longas distâncias… Empurrada pelo vento a gotinha atrevida viajou por muitas terras…viu florestas, desertos, rios e oceanos…e viu muitas terras, meninos e meninas…. e muita, muita coisa…

5 Dentro das nuvens, as gotinhas de água dançam ao som do vento que sopra cheio de energia. Certo dia a gotinha atrevida e as suas amigas passaram num sítio onde o ar estava mais frio e começaram a tremer de frio. Tremeram tanto, que começaram a cair… gota a gota em forma de chuva.

6 Ao passarem pela montanha, o ar era ainda muito, muito mais frio de tal maneira que as gotinhas ao caírem se transformaram em lindos flocos de neve que caíram na terra e deixaram tudo branquinho.

7 Pouco depois o sol tornou a aparecer. O calor do Sol derreteu a neve branquinha e a gotinha atrevida e as amigas voltaram a ser água líquida.

8 Todas juntas formaram muita água. Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo e quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água.

9 A gotinha atrevida e algumas das suas amigas, correram debaixo da terra e formaram uma nascente.

10 A gotinha atrevida foi ter a um sítio onde conheceu milhões de outras gotinhas de água que formavam um rio e juntou- se a elas. Que sensação agradável sentiu a gotinha atrevida ao fazer parte do rio, e conhecer os peixinhos…. e assim viajou com ele até ao mar.

11 Agora a gotinha atrevida faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça, para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

12 FIM! Agora podes fazer experiências com a água e fazer um puzzle em http://nonio.eses.pt/eusei/1ciclo.asp?t=0 Bom trabalho! http://nonio.eses.pt/eusei/1ciclo.asp?t=0


Carregar ppt "História da gotinha atrevida História adaptada a partir da história: “Era uma vez uma gotinha de água”, por Graça Cruz, no âmbito do projeto “As TIC na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google