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Coleta de Dados: ENTREVISTA Metodologia de Pesquisa Geciane Silveira Porto.

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1 Coleta de Dados: ENTREVISTA Metodologia de Pesquisa Geciane Silveira Porto

2 ENTREVISTA - Conceito  “Ato de perceber realizado entre duas pessoas.” Entre: relação de lugar ou estado no espaço que separa duas pessoas ou coisas Vista: ato de ver, ter preocupação de algo comunicação unilateral ER ER comunicação bilateral “A entrevista, por definição, é uma comunicação bilateral.” Figlioli, Barretto, Sampaio e Ortolan (2005)

3 Recorre-se à entrevista quando não há fontes mais seguras para as informações desejadas ou quando se quer completar dados extraídos de outras fontes Possibilita registrar observações sobre a aparência, comportamento e atitudes do entrevistado Uma vez que o pesquisador está presente, pode tanto auxiliar o entrevistado quanto igualmente inibi-lo Algumas inconveniências para um entrevistador são: problemas de dicção, opinião apaixonada sobre o problema de pesquisa, timidez, apresentação e/ou conhecimento sobre o tema deficiente etc. ENTREVISTA

4 VANTAGENS DA ENTREVISTA  pode ser utilizada com todos os segmentos da população: analfabetos ou alfabetizados  há maior flexibilidade, podendo o entrevistador repetir ou esclarecer perguntas, melhorar a compreensão  oferece maior oportunidade para avaliar atitudes e condutas do entrevistado  permite a obtenção de informações mais precisas, podendo ser comprovadas de imediato, as discordâncias

5 DESVANTAGENS DA ENTREVISTA  ocupa muito tempo e as vezes é difícil conseguir acesso às pessoas-chaves  dificuldade de expressão e comunicação de ambas as partes  falta de disposição do entrevistado em dar as informações necessárias  possibilidade de o entrevistado ser influenciado, consciente ou inconscientemente, pelo entrevistador, pelo seu aspecto físico, suas atitudes, idéias, opiniões etc.

6 ENTREVISTA - Classificação  Estruturada  O entrevistado é conduzido a responder perguntas pre-formuladas.  Não Estruturada pretende obter do entrevistado os aspectos e/ou informações de um problema que considera mais relevantes. Conhecer a opinião do entrevistado Tratar de um problema comum  estabelecer um plano de trabalho ou discutir uma decisão a ser tomada em conjunto Figlioli, Barretto, Sampaio e Ortolan (2005)

7 Entrevista não estruturada- perguntas  Deve-se evitar fazer perguntas que dirijam a resposta do entrevistado ao que o entrevistador considera desejável. CORRETO: O que o Sr. pensa sobre... O que o Sr. acha da possibilidade de... ERRADO: O Sr. não pensa que... Não é possível que... Richardson (2004)

8 Grau de liberdade X profundidade DirigidaNão dirigida Guiada Richardson (2004)

9 Entrevista  Estruturada:  o pesquisador dirige o processo, evitando qualquer “desvio” do entrevistado. Sua estrutura constrange a iniciativa do pesquisado.  Entrevista não estruturada: 1o: não dirigir o entrevistado; 2o: levar o entrevistado a desenvolver e aprofundar os pontos que coloca espontaneamente; 3o: facilitar o processo de entrevista; 4o: esclarecer a importância do problema para o entrevistador

10 Guia para entrevista de estudantes universitários, com vistas a identificar suas opiniões sobre uma greve de professores das Instituições de Ensino Superior. PONTOS: I. Participação na greve II. Motivos para participar III. Motivos para não participar PERGUNTAS (em relação ao PONTO I) 1. Quando começou a participar? 2. Qual foi a sua participação? 3. Foi pressionado a participar ou a não participar Figlioli, Barretto, Sampaio e Ortolan (2005)

11 ENTREVISTA - Etapas  Introdução Explicar o objetivo e a natureza do trabalho; Assegurar o anonimato do entrevistado; Indicar que ele pode considerar algumas perguntas sem sentido e outras difíceis de responder; O entrevistado deve sentir-se livre para interromper e pedir esclarecimentos; O entrevistado deve falar algo da sua própria formação, experiência e áreas de interesse; O entrevistador deve solicitar autorização para gravar a entrevista. Figlioli, Barretto, Sampaio e Ortolan (2005)

12 ENTREVISTA - Etapas  Início Como sugestão, obter e anotar algumas informações pessoais do entrevistado:  Nome  Cargo que ocupa  Nível de escolaridade  Organizações em que trabalhou Figlioli, Barretto, Sampaio e Ortolan (2005)

13 ENTREVISTA - Etapas  Transcrição Imediatamente após a entrevista, o entrevistador deve dedicar o mesmo tempo gasto na entrevista ao estudo e à análise do material; Uma vez validado, o entrevistador pode passar para a transcrição do material (trabalho cansativo e tedioso, pode tomar o dobro do tempo gasto com a entrevista); Para uma pesquisa que utiliza entrevista em profundidade, recomenda-se que não se entreviste mais que 20 pessoas. Figlioli, Barretto, Sampaio e Ortolan (2005)

14 ENTREVISTA - Dicas  Tente criar um ambiente de amizade com o entrevistado  Ajude o entrevistado a adquirir confiança sobre o tema  Permita ao entrevistado concluir seu relato  Procure formular perguntas com frases compreensíveis  Atue com espontaneidade e com franqueza  Escute o entrevistado com tranquilidade e compreensão  Evite a atitude de “protagonista” e o “autoritarismo”  Não dê conselhos nem faça considerações moralistas  Não discuta com o entrevistado Ezequiel Ander-Egg (1972: 118)

15 ENTREVISTA - Dicas  Evite toda discussão relacionada com as consequências das respostas  Não apresse o entrevistado  Planeje a entrevista, delineando cuidadosamente o objetivo a ser alcançado  Obtenha a manter a confiança do entrevistado, evitando ser inoportuno  Controle a entrevista, reconduzindo, se necessário, o entrevistado ao objetivo da pesquisa  Obter, sempre que possível, algum conhecimento prévio acerca do entrevistado  Convém dispor-se a ouvir mais do que falar, pois o que interessa é o que o informante tem a dizer

16 ENTREVISTA - Dicas Não preste atenção apenas ao que o entrevistado deseja esclarecer, mas também ao que não deseja ou não pode manifestar, sem a sua ajuda marcar com antecedência o local e o horário da entrevista escolher o entrevistado de acordo com a sua familiaridade ou autoridade em relação ao assunto escolhido apresentar primeiramente as perguntas que tenham menores probabilidades de provocar recusa ou produzir qualquer forma de negativismo sempre que possível, conferir as respostas, mantendo-se alerta às eventuais contradições o entrevistador deve ser habilidoso ao registrar as respostas

17 Protocolo da Pesquisa Objetivos da Pesquisa Perguntas a serem formuladas para se chegar aquele objetivo Conceitos a serem esclarecidos Fonte da informação a)1 2 b)1 2

18 Atividade:  Propor um Roteiro de Entrevista (preferencialmente a respeito do tema do seu projeto de pesquisa).


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