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1 Clique para editar o nome do autor Clique para editar o cargo do autor Clique para editar local e data DADOS CONSOLIDADOS SAÚDE SUPLEMENTAR Atualizado em 29.04.2016

2 Índice 1.BeneficiáriosBeneficiários 2.OperadorasOperadoras 3.PlanosPlanos 4.Rede e UtilizaçãoRede e Utilização 5.ReclamaçõesReclamações 2

3 BENEFICIÁRIOS

4 Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 Beneficiários de planos privados de assistência à saúde Brasil (2000-2016) 4

5 Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 Nota: Os tipos de contratação classificados como “Coletivo não identificado” e “Não informado” foram omitidos do gráfico. Beneficiários de planos de assistência médica por tipo de contratação do plano (Brasil - 2000-2016) 5

6 Beneficiários de planos de assistência médica por tipo de contratação do plano (Brasil – março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 6

7 Beneficiários de planos de assistência médica por época de contratação do plano (Brasil – março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 7

8 Beneficiários de planos de assistência médica por segmentação assistencial do plano (Brasil – março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 8

9 Nota: Os tipos de contratação classificados como “Coletivo não identificado” e “Não informado” foram omitidos do gráfico. Beneficiários de planos exclusivamente odontológicos por tipo de contratação do plano (Brasil - 2000-2016) 9

10 Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 Beneficiários de planos exclusivamente odontológicos por tipo de contratação do plano (Brasil - março/2016) 10

11 Beneficiários de planos exclusivamente odontológicos por época de contratação do plano (Brasil – março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 11

12 Taxa de cobertura dos planos privados de assistência médica por Unidades da Federação (Brasil - março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 e População - IBGE/2012 12

13 Taxa de cobertura dos planos privados de assistência médica por municípios (Brasil - março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 e População - IBGE/2012 13

14 Taxa de cobertura dos planos exclusivamente odontológicos, por Unidades da Federação (Brasil - março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 e População - IBGE/2012 14

15 Taxa de cobertura dos planos exclusivamente odontológicos, por municípios (Brasil - março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 e População - IBGE/2012 15

16 Pirâmide da estrutura etária da população (Brasil - 2012) Fonte: População - IBGE/DATASUS/2012 16

17 Pirâmide da estrutura etária dos beneficiários de planos privados de assistência médica (Brasil – março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 17

18 Pirâmide etária de beneficiários de planos de assistência médica, por tipo de contratação (Brasil – março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 e População - Censo Demográfico/IBGE/2010 18

19 Pirâmide etária de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos, por tipo de contratação (Brasil – março/2016) Fonte: SIB/ANS/MS - 03/2016 e População - Censo Demográfico/IBGE/2010 19

20 OPERADORAS

21 Evolução do registro de operadoras (Brasil - dezembro/1999-março/2016) Fontes: CADOP/ANS/MS - 03/2016 e SIB/ANS/MS - 03/2016 21

22 Resumo do registro de operadoras (Brasil - março/2016) Fontes: CADOP/ANS/MS - 03/2016 e SIB/ANS/MS - 03/2016 (1)Registros novos e cancelados no ano. 22

23 Distribuição dos beneficiários de planos de assistência médica por operadoras (Brasil - março/2016) Fontes: SIB/ANS/MS - 03/2016 e CADOP/ANS/MS - 03/2016 23

24 Distribuição dos beneficiários de planos exclusivamente odontológicos por operadoras (Brasil - março/2016) Fontes: SIB/ANS/MS - 03/2016 e CADOP/ANS/MS - 03/2016 24

25 Receitas e despesas das operadoras médico-hospitalares, por tipo (Brasil - 2006-2016) Fontes: DIOPS/ANS/MS - 13/06/2016 e FIP - 12/2006 Notas: 1. Dados preliminares, sujeitos à revisão. 2. Até 2006, o plano de contas das operadoras da modalidade Seguradora especializada em saúde (FIP) não permite a agregação com o das demais operadoras (DIOPS). 3. As operadoras da modalidade Autogestão passaram a enviar informações financeiras, obrigatoriamente, a partir de 2007, com exceção daquelas por SPC (Secretaria Previdência Complementar), obrigadas a partir de 2010. As Autogestões por RH (Recursos Humanos) não são obrigadas a enviar informações financeiras. 25

26 Receitas e despesas das operadoras exclusivamente odontológicas, por tipo (Brasil - 2006-2016) Fontes: DIOPS/ANS/MS - 13/06/2016 e FIP - 12/2006 Notas: 1. Dados preliminares, sujeitos à revisão. 2. Até 2006, o plano de contas das operadoras da modalidade Seguradora especializada em saúde (FIP) não permite a agregação com o das demais operadoras (DIOPS). 26

27 Fontes: DIOPS/ANS/MS - 13/06/2016 e FIP - 12/2006 Notas: 1. Dados preliminares, sujeitos à revisão. 2. Até 2006, o plano de contas das operadoras da modalidade Seguradora especializada em saúde (FIP) não permite a agregação com o das demais operadoras (DIOPS). 3. As operadoras da modalidade Autogestão passaram a enviar informações financeiras, obrigatoriamente, a partir de 2007, com exceção daquelas por SPC (Secretaria Previdência Complementar), obrigadas a partir de 2010. As Autogestões por RH (Recursos Humanos) não são obrigadas a enviar informações financeiras. Receitas e despesas de todas as operadoras, por tipo (Brasil - 2006-2016) 27

28 Receitas e despesas, por tipo, segundo a modalidade da operadora (Brasil - 2015) 28 Fontes: DIOPS/ANS/MS - 13/06/2016 e FIP - 12/2006 Notas: 1. Dados preliminares, sujeitos à revisão.

29 Taxa de sinistralidade e receita média mensal das operadoras de planos privados de saúde, segundo porte da operadora (Brasil - 2015-2016) Fontes: DIOPS/ANS/MS - 13/06/2016 e SIB/ANS/MS - 03/2016 Notas: 1. Dados preliminares, sujeitos à revisão. 2. Não inclui receitas e despesas de Autogestões por RH (Recursos Humanos), não obrigadas a enviar informações financeiras. 3. Operadoras exclusivamente odontológicas com menos de 20 mil beneficiários estão desobrigadas do envio das informações financeiras nos três primeiros trimestres. 29

30 Receita de contraprestações e despesa assistencial das operadoras médico-hospitalares (Brasil - 2005-2015) Fontes: DIOPS/ANS/MS - 13/06/2016 e FIP - 12/2006 30

31 Receita de contraprestações e despesa assistencial das operadoras exclusivamente odontológicas (Brasil - 2005-2015) Fontes: DIOPS/ANS/MS - 13/06/2016 e FIP - 12/2006 31

32 Receita de contraprestações e despesa assistencial de todas as operadoras (Brasil - 2005-2015) Fontes: DIOPS/ANS/MS - 13/06/2016 e FIP - 12/2006 32

33 PLANOS

34 Planos privados de saúde, por segmentação assistencial, segundo tipo de contratação (Brasil - março/2016) Fontes: SIB/ANS/MS - 03/2016 e RPS/ANS/MS - 03/2016 34

35 Planos privados de saúde, com beneficiários, por segmentação assistencial, segundo tipo de contratação (Brasil - março/2016) Fontes: SIB/ANS/MS - 03/2016 e RPS/ANS/MS - 03/2016 35

36 REDE E UTILIZAÇÃO

37 Estabelecimentos de saúde por atendimento a planos privados de saúde, segundo tipo (Brasil - março/2016) Fonte: CNES/MS - 03/2016 37

38 RECLAMAÇÕES

39 Reclamações (Brasil - Consolidado 2015 e 2016) Total de reclamações 2016: 22.396 Aumento de 3,56% em relação a 2015. Fonte: Tabnet/ANS/MS Data da Extração: 26/04/2016 39

40 Pedidos de informação (Brasil - Consolidado 2015 e 2016) Total de pedidos de informações 2016: 57.673 Aumento de 5,35% em relação a 2015 Fonte: Tabnet/ANS/MS Data da Extração: 26/04/2016 40

41 Perfil de reclamações por tema (Brasil – março/2016) Fonte: Tabnet/ANS/MS Data da Extração: 26/04/2016 41

42 Notificação de Intermediação Preliminar - NIP (Brasil - 2016) 91,0% Índice de resolutividade de conflitos sobre negativas de cobertura NIP - instrumento de mediação que visa à solução consensual de conflitos entre operadoras e prestadores Fonte: Tabnet/ANS/MS Data da Extração: 26/04/2016 Ao todo, 22.447 notificações sendo 13.280 assistenciais Destas, 10.964 foram resolvidas por mediação de conflitos De cada 5 notificações recebidas pela ANS, 4 foram resolvidas por mediação de conflitos 42

43 Perfil das NIP assistenciais por subtema (Brasil – março/2016) Fonte: Tabnet/ANS/MS Data da Extração: 26/04/2016 43

44 Resolutividade NIP (Brasil - 2009-2016) Resolutividade da NIP é a medida do total de reclamações de consumidores que são finalizadas no âmbito da NIP sem necessidade de abertura de processo administrativo sancionador 44 Fonte: Tabnet/ANS/MS Data da Extração: 26/04/2016

45 Obrigado! www.ans.gov.br | Disque ANS: 0800 701 9656 ans.reguladora @ANS_reguladora ansreguladora ans_reguladora


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