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CULTURA.

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Apresentação em tema: "CULTURA."— Transcrição da apresentação:

1 CULTURA

2 O QUE É CULTURA? É o conjunto de crenças, valores, leis, conhecimentos, costumes, língua e produção de um povo.

3 Todas as sociedades têm cultura!
Essa cultura se dá: Pelos hábitos alimentares; Pelas formas de moradia; Como se relacionam com os outros membros daquela sociedade; Como realizam seus rituais: (casamento, morte, nascimento, etc.) Ou seja:

4 A cultura é um fenômeno UNIVERSAL!

5 A CULTURA é adquirida! Todos nós adquirimos cultura através da sociedade em que vivemos; O primeiro contato cultural se dá através da família;

6 Se você nasce no RS, adquirirá a cultura dos gaúchos;
Se você nasce no Nordeste, adquirirá a cultura dos nordestinos;

7 Nós adquirimos cultura pela:
Observação; Imitação; Convivência; Aprendizagem Formal;

8 A cultura é COMPARTILHADA
A cultura é CUMULATIVA Cada pessoa adquiri aquilo que as pessoas que viveram antes produziram e acrescenta o que ela mesmo vai produzir ao longo da vida; A cultura é COMPARTILHADA É quando incorporamos e compartilhamos elementos da mesma cultura. Ex.: A língua portuguesa; o carnaval; o futebol; o chimarrão;

9 A cultura é uma PRODUÇÃO SIMBÓLICA!
Tudo que foi convencionado (combinado) entre as pessoas. Ex.: Ficou convencionado que se come com garfo e faca; Que a palavra cidade significa um conjunto de casa e ruas; Tudo o que existe e tudo o que fazemos tem um significado – SIMBOLISMO; Só a mente humana é dotado de capacidade de abstração que lhe possibilite criar e usar um conjunto de símbolos como os seres humanos.

10 ETNOCENTRISMO A própria cultura como principal (centro) e as demais como inferiores. POSITIVO: reforça a identidade de um povo; NEGATIVO: gera um nacionalismo extremado, provocando a intolerância.

11 Conviver com o diferente: algo que ainda temos que aprender!
O mundo é formado por uma diversidade humana, cultural e ideológica. No entanto, há uma grande dificuldade de aceitação dessas diversidades. Isso acontece porque os indivíduos tendem a tomar o seu grupo ou sociedade como exemplo para avaliar as demais.

12 OU SEJA, Cada grupo ou sociedade considera-se superior e olha com desprezo e desdém os outros, considerados estranhos. ESTRANHAMENTO

13 INTOLERÂNCIA AO DIFERENTE

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15 RELATIVISMO CULTURAL Cada cultura deve ser vista a partir de quem a possui e não a partir de quem a observa de fora. O relativismo nos permite enxergar os simbolismos de outras culturas e a compreender seus significados. ALTERIDADE – nos permite enxergar o ser humano que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente. Ou seja, o homem em sua relação de dependência e interação com o outro, gerando trocas, diálogo e aprendizado.

16 Até onde pode ir o relativismo?
Mulheres mutiladas; Rituais indígenas; Preconceito e submissão feminina; Rituais religiosos; Etc...

17 O universalismo que queremos hoje é aquele
Que tenha como ponto em comum a dignidade humana. A partir daí, surgem muitas diferenças que devem ser respeitadas. Temos direito de ser iguais, quando a diferença não nos inferioriza. E direito de ser diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza. Boaventura de Souza Santos, 1997.

18 CULTURA GLOBALIZADA OU CULTURA MUNDIALIZADA

19 GLOBALIZAÇÃO Processo de forte integração mundial das atividades econômicas da maioria dos países, mediante intercâmbio comercial, fluxo de capitais e expansão de empresas para fora das fronteiras nacionais. A partir da integração econômica, também a vida social e cultural dos povos passa por um processo de homogeneização, resultado da ampla difusão da produção cultural dos países desenvolvidos. (João Guizzo)

20 CULTURA INTERNACIONAL
A ideia de nação fechada, com limites territoriais e culturais bem traçados, costumes próprios e cultura própria, está acabando. Os diferentes países (regiões) passam a consumir igualmente – mesma comida, roupas, equipamentos, etc. A terem atitudes iguais – comportamento unificado e as mesmas ideologias. IMPERIALISMO – quando o mais forte impõe ao mais fraco o seu produto, o seu serviço, a sua ideologia ou o seu sistema político.

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24 AÇÃO DESINTERESSADA – AÇÃO UNIVERSAL – LIBERDADE
Immanuel Kant (1724 – 1804) Problematiza as noções de ética e moral para toda a humanidade; Por mais diferenças que possam existir nas infinitas culturas do mundo, alguns conceitos básicos devem ser respeitados. AÇÃO DESINTERESSADA – AÇÃO UNIVERSAL – LIBERDADE Ação desinteressada – é aquela capaz de resistir as tentações de nossa própria natureza (nosso instinto egoísta) – ação que age somente pelo respeito à lei moral (age sem esperar nada em troca); Ação universal – aquela que poderia ser válida para todos os seres racionais (tem como base o bem comum); Liberdade – possibilidade de fazer escolhas.

25 Segundo Kant, a nossa ação deve ser tal que possa ser universalizada, ou seja, que possa ser realizada por todos os outros indivíduos sem prejuízo para a humanidade. Se não puder ser universalizada, essa ação não será moralmente correta e só poderá ser realizada como exceção, nunca como regra. A ética Kantiana é uma ética formal, porque postula o dever como norma universal, sem se preocupar com a condição individual na qual cada um se encontra diante desse dever.

26 POLÍTICA E CULTURA

27 Conceito de política – (do latim politicus e do grego politikós)
Tudo aquilo que diz respeito aos cidadãos e ao governo da cidade, aos negócios públicos. A filosofia política é assim a análise filosófica da relação entre os cidadãos e a sociedade, as formas de poder e as condições em que este se exerce, os sistemas de governo, e a natureza, a validade e a justificação das decisões políticas.

28 As pessoas – embora diferentes – são, de certa forma, obrigadas a conviver umas com as outras.
Diante da diversidade, só resta uma alternativa: DIALOGAR O diálogo é o meio pelo qual tentamos decidir o que é melhor para todos, sem ter de apelar para a violência. Isso é fazer política.

29 Cresce a necessidade de um diálogo global
O que acontece quando juntamos política e globalização? Cresce a necessidade de um diálogo global Um país pode tomar uma decisão interna sem pensar nas consequências que isso poderá causar aos demais? A política globalizada problematiza até que ponto o Estado pode fazer o que quer e até que ponto ele deve ser obrigado a agir pensando nos demais povos?

30 ESTADO Entidade política caracterizada por: POVO – TERRITÓRIO - GOVERNO

31 SOBERANIA – cada Estado tem o monopólio da autoridade dentro de suas fronteiras.
Cada Estado pode estabelecer livremente tratados e alianças com outros Estados sobre os mais diversos assuntos. Soberania é o poder que o Estado tem para criar e abolir suas próprias leis. Em um mundo globalizado, a questão é discutir até que ponto um Estado tem autonomia para decidir que rumos tomar.

32 De acordo com alguns teóricos...
O Estado possui o direito e a obrigação de usar a força para garantir a existência e a unidade de país. “O Estado é a instituição Política que, dirigida por um governo soberano, detém o monopólio do uso da força física, em determinado território, subordinando a sociedade que nele vive.” Max Weber

33 Max WEBER – o Estado possui o monopólio exclusivo da violência legítima.

34 ARISTÓTELES O homem é um animal político;
Aristóteles afirmava que o homem é por natureza um ser social, pois, para sobreviver, não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes. Constituída por um impulso natural do homem, a sociedade deve ser organizada conforme essa mesma natureza humana. O que deve guiar, então, a organização de uma sociedade? É a busca de um determinado bem, correspondente aos anseios dos homens que a organizam.

35 Por isso necessitamos de política e de Estado.
KANT O homem é um animal egoísta. Sua “insociável sociabilidade” faz com que ele não possa dispensar (prescindir) dos outros nem renunciar, por eles, à satisfação dos seus próprios desejos. Por isso necessitamos de política e de Estado. Para que os conflitos de interesses se resolvam sem violência.

36 Uma eleição não opõe bons e maus, mas opõe campos, grupos sociais ou ideológicos, partidos, alianças, interesses, opiniões, prioridades, opções, programas... Isso é fazer política! MORAL – ela indica o que é correto em nossa sociedade, porém, ela não diz como (qual seria o caminho) para alcançarmos o melhor para a sociedade. MERCADO – ele está preocupado em gerar riquezas (LUCRO). O lucro é suficiente para fazer que uma sociedade seja mais humana?

37 Por isso é preciso fazer política!
Por que a moral não basta, a economia não basta e, portanto, porque seria moralmente condenável e economicamente desastroso pretender contentar-se com uma e outra.

38 SOCIALIZAÇÃO E CULTURA Precisamos dos amigos e dos inimigos.
Como indivíduos, descobrimos que nosso desenvolvimento depende das pessoas com as quais nos encontramos no decurso de nossas vidas. O benefício desses encontros se deve tanto às diferenças quanto às semelhanças. Precisamos dos amigos e dos inimigos. Homens que se juntam apenas para propósitos sérios definidos, e em ocasiões oficiais, não se juntam de verdade. Podem ter algum interesse comum lá no fundo do coração; podem, no decorrer de contatos repetidos, chegar a terem um vocabulário e um idioma comuns (...) mas continuarão a sair desses encontros cada um para o seu mundo social particular, bem como para seu mundo solitário.

39 Correção do tema (Página 18)
1) Segundo a leitura 1, por que precisamos de política? Para resolver os conflitos humanos sem fazer uso da violência. 2) Segundo a leitura 1, para resolvermos os problemas, basta usar a moral? Por quê? Não, pois a moral apenas determina qual deve ser nossa postura em relação aos problemas. Ela dirá: somos contra a fome e a guerra. E isso é o mínimo que se espera. Contudo, ela não tem meios para nos dizer como fazer para que isso não aconteça. A política é a ferramenta da tentativa, ou seja, é o meio pelo qual tentamos resolver os problemas. Contudo, nem todos concordam com qual seria a melhor maneira de se acabar com a fome e com a guerra. Apesar de todos nós sermos moralmente contra essas duas questões, nem todos concordamos com os meios necessários para solucionar tais problemas. A moral nada pode fazer neste caso, apenas a discussão e o trabalho político.

40 3) Leia a seguinte frase contida no texto da leitura 1: “Mas quem pode acreditar que o lucro baste para fazer que uma sociedade seja humana?”. Agora responda: por que a economia não pode fazer o papel da política? Porque não é a sua preocupação. E nem deveria ser. A economia preocupa-se com o lucro e o acúmulo de riquezas. E é sempre bom ter riquezas. Contudo, a economia não tem meios de determinar o que é mais justo, mais democrático e mais livre para o ser humano. Ela trabalha com mercadoria, e a justiça e a liberdade não são mercadorias. São valores e ideias. E, mais do que palavras, são perspectivas, algo pelo qual se deve lutar. E esse é o papel da política. 4) De acordo com a leitura 2, do que depende o desenvolvimento dos indivíduos? Depende das relações com os outros, principalmente, com aqueles que são diferentes dele.

41 5) Por que precisamos do “inimigo”?
Precisamos do inimigo porque, por ser diferente, podemos aprender com ele. 6) Segundo a leitura 2, quando uma sociedade está em perigo? Quando existe uma falta de contato entre as pessoas de áreas diferentes e quando a sociedade se desintegra em pequenos grupos, que não se comunicam e nem se auxiliam entre si. 7) Por quem devem ser feitas as relações entre pessoas diferentes? Pelas próprias pessoas, pois ao contrário seria artificial.


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