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FACULDADES NETWORK ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO Prof. Ms.C Renato Francisco dos Santos Junior.

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1 FACULDADES NETWORK ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO Prof. Ms.C Renato Francisco dos Santos Junior

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3 O Processo de Pesquisa...  (1) Projeto –O que vamos fazer? –Qual o problema a Atacar? –Que hipóteses temos?  Que variáveis estamos considerando?  (2) A coleta de Dados –Como fazer? –Que tipos de Dados precisamos?

4 O Projeto da Pesquisa Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. Algumas questões devem ser levadas em consideração nesta escolha:

5 Fatores internos Fatores Externos  Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal.  Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa.  O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido  A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais.  Material de consulta e dados necessários ao pesquisador

6 O Processo de Pesquisa  Análise dos Dados –Classificação e Organização das Informações –Estabelecimento de Relações entre os Dados –Tratamento estatístico dos Dados  A Elaboração da Escrita

7  Primeira Fase do Processo, compreende várias etapas –Seleção do Tema –Formulação do Problema –Levantamento das Hipóteses –Pesquisa Bibliográfica Inicial –Indicação da Metodologia –Orçamento (se for o caso) –Plano (organização) e Cronograma de Pesquisa

8 A Seleção do Tema  Três formas básicas –Escolha pela instituição –Baseada no background do pesquisador –Indicada pelo Professor  Escolha baseada –Na área de especialização do Pesquisador –Lacuna na Formação –Relevância para a área –Revisão de aspectos Teóricos ou Práticos –Aplicabilidade –Bom Senso!!!

9 O Tema da Pesquisa  Deve refletir o ambiente e a motivação do pesquisador.  Alguns exemplos: –O analfabetismo na periferia de Sumaré –As influências da informática no aprendizado –A gestão ambiental na Indústria nacional.

10 Formulação do Problema: exemplo Tema: o transporte clandestino em SP: estratégia de sobrevivência do desempregado Formulação do Problema: o aumento do número de transportes coletivos clandestinos é uma estratégia de sobrevivência entre os desempregados?

11 Formulando o Problema  Em resumo... –problema: questão não resolvida, cuja resposta tem alguma relevância. –deve ser formulado sob a forma de pergunta, o que guia a investigação –Deve ter uma solução viável –Seus termos devem ser claros

12 Ainda sobre a Formulação do Problema de Pesquisa Situação Problemática Estudo Exploratório Fatos a.________ b.________ Explicações a.________ b.________ Formulação do Problema Relações

13 Descrição do Problema  Em que consiste?  Como é constituído?  Onde se localiza?  Quando ocorre?  De que é feito?  Como se configura?  Quanto?

14 Exploração Preliminar  Já há coisas parecidas?  Está definido?  É observável?  É quantificável, mensurável?  Como podemos quantificar/medir?

15 Referencial Teórico  Envolve de um quadro de referência ligado ao problema de pesquisa.  A partir deste quadro, o aluno obterá subsídios, visando definir, com mais clareza, os diversos aspectos a serem objeto de levantamento de campo.

16 Hipótese  Pressuposto, tentativa de explicar o que não se conhece. Resposta possível para a pergunta do problema  Elaborada a partir de várias fontes: –Observação da realidade –Resultado de outros estudos –Derivada de outras teorias –Derivada da Intuição do Pesquisador

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18 Critérios na elaboração da Hipótese  Linguagem clara e Simples; –Alunos que freqüentaram o curso de iniciação científica tem maior facilidade para escrever textos técnicos  Ser específica –As mulheres que cuidam de seus maridos, em sua maioria, possuem baixo status econômico  Evitar expressões valorativas –Bom, mau, ruim  Ser coerente com uma teoria que a sustente

19 Tipos de Pesquisas  Qualitativa: –EXPLORATÓRIA: identifica e define problemas e variáveis relevantes e define hipóteses.  Quantitativa: –DESCRITIVA: descreve as características de determinada situação; permite a inferência de relações entre variáveis e a previsão de fenômenos. –EXPERIMENTAL OU CAUSAL: admite que os estudos descritivos são insuficientes para determinar a relação de causa e efeito; busca a resposta à causa de um fenômeno.

20 Duas Maneiras de abordar a Pesquisa QUANTITATIVA QUALITATIVA “QUANTOS” % Pesos “PORQUÊS” Indícios Tendências A NATUREZA DA INFORMAÇÃO

21 Objetivos  resultados a alcançar  objetivo geral/final dá resposta ao problema  os objetivos específicos operacionalizam o modo como se pretende atingir um objetivo geral  os objetivos devem ser redigidos com o verbo no infinitivo

22 Estudos de Caso  tipo de análise qualitativa  Se refere a análise de poucas unidades de um fenômeno.  Pode ser utilizado para aprofundar questões descobertas na pesquisa exploratória.

23 Objetivo Geral  Aquilo que se quer alcançar ao término da pesquisa –Analisar as influências do computador na aprendizagem escolar –Descrever a atual situação dos acidentes de trabalho no Brasil

24 Objetivos Específicos  São as etapas que devem ser cumpridas para se chegar ao objetivo geral. –Descrever o perfil dos alunos que utilizam computadores –Levantar dados sobre os acidentes de trabalho no Brasil

25 ATIVIDADES / PERÍODOS J FMAM JJ ASO 1 Levantamento de literatura X 2 Montagem do Projeto X 3 Coleta de dados XXX 4 Tratamento dos dados XXXX 5 Elaboração do Relatório Final XXX 6 Revisão do texto X 7 Entrega do trabalho X Cronograma

26 Entrevistas  Servem para coleta de dados não documentados  Interpretação pode ser prejudicada!  Possibilita análise qualitativa e quantitativa.

27 Questionários e Formulários  Preenchidos pelos informantes  Limite máximo de 30 min para respostas  Deve-se determinar as questões mais relevantes, e como se relacionam ao item de pesquisa.  Precisam de uma carta de apresentação detalhando: –A finalidade do estudo –Como preencher o questionário –Se é preciso identificação pessoal –Como devolver o questionário

28 O que é um Questionário??? É um instrumento para levantar informações a que se deve responder sem a interferência do avaliador/pesquisador. Geralmente usa-se o termo "questionário" para designar qualquer instrumento de coleta de informações. No entanto, quando este instrumento é preenchido pela população-alvo da avaliação o termo técnico para designá-lo é "formulário".

29 Formulários  Formulário é o nome de uma coleção de perguntas anotadas por um entrevistador face a face com o entrevistado  Formulários e questionários são instrumentos adequados à quantificação  Cabeçalho deve conter dados de identificação  Podem incluir questões abertas se for o caso.

30 O que deve ser evitado na elaboração do Formulário: Não inclua duas perguntas em uma: isso leva a respostas que podem não ser relevantes ou podem ser induzidas, além de não se poder identificar a que questão ela se refere. De preferência não utilize questões com e ou ou. Elas podem ser na verdade duas questões diferentes. Esteja certo de quando usar tal terminologia. Evite questões ambíguas: pelas palavras utilizadas; pelas expressões muito coloquiais ou por usar palavras muito difíceis para a compreensão do informante.

31 Cada pergunta deve ser concreta e específica e permitir uma resposta também concreta. Não induza a resposta através do modo afirmativo da pergunta: por exemplo, ao perguntar sobre tabagismo, não diga: Você fuma? Mas sim: Você não fuma? Redobre a atenção ao formular perguntas que abordem assuntos delicados, muito íntimos ou incômodos para o informante. Antes de usar seu questionário faça um pré-teste com ele. Este teste deve ser feito com um informante com as mesmas características do informante-alvo da avaliação. questionário não deve ser muito longo, mas também não precisa ser muito curto.

32 Algumas sugestões na elaboração Comece com as perguntas mais fáceis. Use uma ordem lógica para o informante no ordenamento das questões, variando por tamanho e tipo sempre que possível. Informações que são necessárias para outras perguntas devem vir primeiro. Se for utilizar questões abertas, estas devem vir no final, junto com questões que abordem temas mais delicados para o informante.

33 Quando for necessário verificar a resposta do informante para uma questão mais delicada, faça a mesma pergunta na negativa mais adiante. Um exemplo pode ser: O aborto deve ser legalizado: Concordo__ Discordo __. E mais adiante no questionário: O aborto não deve ser legalizado: Concordo__ Discordo __.

34 Tipos de fORMULÁRIO: 1.Com questões fechadas: tem a vantagem de permitir respostas padronizadas que permitem comparação com outras avaliações. Também permite maior economia de recursos (por facilitar o tratamento e análise da informação e por exigir menor tempo). A desvantagem é que permite facilitar a resposta (por esta já ser oferecida) para um informante que não saberia ou que encontraria maior dificuldade em responder a uma determinada questão. 2.Com questões fechadas e abertas: algumas questões abertas podem ser incluídas no questionário, quando não se sabem todas as respostas que se podem obter dos informantes.

35 Tipos de escalas mais utilizadas em questionários: O mais recomendável é que se utilizem caixas para assinalar a alternativa escolhida. Grande concordância / Concorda / Neutro / Discorda / Grande discordância. Excelente / Adequado / Pouco adequado / Inadequado / Ruim/ Incapaz de responder. Excelente / Bom / Regular / Pobre / Ruim / Incapaz de responder. Freqüentemente / Às vezes / Quase nunca. Muito importante / Importante / Pouco importante / Não importante / Não sei.

36 Muito raramente Muito freqüentemente 1______2______3______4______5______6______7 Escala de intervalo: por exemplo, renda familiar: Menos de 1 salário mínimo de 1 a 3 salários mínimos mais de 3 a 5 salários mínimos mais de 5 salários mínimos.

37 OBRIGADO!!!! MÃOS Á OBRA!!!!


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