A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercado de Ações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercado de Ações."— Transcrição da apresentação:

1 Mercado de Ações

2 O que é uma ação?

3 AÇÕES

4 AÇÕES Ordinárias Quanto a espécie, as ações podem ser Preferenciais
Nominativas Registradas Quanto a forma, as ações podem ser Nominativas Escriturais

5 AÇÕES Independente da espécie de ações que possuam, os acionistas tem alguns direitos essenciais os quais nem o Estatuto Social nem a Assembléia Geral podem retirar: - participar no lucros sociais; - participar do acervo da companhia, em caso de liquidação; - fiscalizar, na forma prevista na lei das S.A, a gestão dos negócios sociais; - preferência para subscrição de ações; - retirar-se da sociedade nos casos previstos na Lei das S.A

6 em Nova Iorque, por exemplo.
AÇÕES Vamos saber agora como é possível um investidor comprar ações de uma empresa brasileira fora do brasil, em Nova Iorque, por exemplo.

7 ADR´s emitidos por empresas Brasileiras
AÇÕES American Depositary Receipt - ADR O ADR é um recibo negociável que representa a propriedade de ações emitidas por empresas não-americanas. O ADR concede ao acionista que o possui, o direito sobre todos os dividendos, subscrições e bonificações... Os investidores podem converter seus ADR em ações da companhia e negocia-las aqui no Brasil se assim quiserem. Brasil Estados Unidos Banco custodiante Mantém ações, lastro em ADR em custódia Banco emissor Emite o ADR que será negociado na bolsa americana. ADR´s emitidos por empresas Brasileiras

8 Os programas de ADR consideram três categorias.

9 Os programas de ADR consideram três categorias.

10 BDR - Brazilian Depositay Receipt
Operação inversa ao ADR, os BDR´s são certificados representativos de valores mobiliários de emissão de companhia aberta, ou assemelhada, com sede no exterior emitidas por instituição depositária no Brasil. Participantes: I - Instituição custodiante II- Instituição Depositaria ou emissora III - Empresa patrocinadora

11 Direitos dos Acionistas
Remuneração do Acionista Os ganhos auferidos pelo investidor que detém ações de uma empresa tem componentes distintos: Ganho (ou perda) de capital Decorrente de oscilações do preço da ação no mercado em relação ao preço pago. Renda decorrente da distribuição do lucro gerado pela empresa e outros proventos a saber: - Dividendos, - Juros sobre Capital Próprio; - Bonificação e Subscrição

12 Vantagens e Desvantagens da emissão de Ações (para o emissor)
Sem obrigação fixa (exemplo juros) Sem obrigação de pagar dividendos Aumento da capacidade de endividamento Reduz o risco financeiro (alavancagem) Mais liquidez para o Patrimônio dos sócios. Diluição da Propriedade e do Controle Custos de Emissão (geralmente mais altos do que o endividamento). Efeitos de Sinalização (O mercado pode acreditar que os gestores só emitiram ações se estiverem supervalorizadas). Sem benefício fiscal

13 Oferta Primária e Secundária
Na oferta primária de ações a empresa faz uma emissão de novas ações para colocação junto ao público. Oferta Secundária ou Block Trade Na oferta secundaria de ações não ocorre emissão de novas ações. A oferta secundaria especifica as condições em que um determinado lote de ações, pertencente a algum acionista, será colocado no mercado.

14 Oferta Primária e Secundária
Caso Real “ Na oferta Primaria, serão ofertados 24,7 milhões de Ações Ordinárias da Cyrela. Caso há excesso de demanda, poderá ser ofertado um lote adicional de 3,7 milhões de ações, de titularidade de alguns acionistas, sendo este lote definido como oferta Secundaria”.

15 Como o investidor sabe se a ação está cara ou barata?
AÇÕES Como o investidor sabe se a ação está cara ou barata? Como então decidir a hora comprar ou vender determinada ação? Um dos principais métodos de avaliação de investimentos são: - Múltiplos de mercado;

16 Múltiplos de mercado AÇÕES
A avaliação de ações pelo sistema de múltiplos é bastante difundida no mercado apesar de controversa. Observe: 1.Calcula-se os múltiplos de várias empresas; 2.As ações que apresentarem os menores índices estão sub-avaliadas em relação as demais. (compra) 3. As ações com maiores múltiplos estão super-avaliadas. (venda)

17 PL - Índice Preço / Lucro
AÇÕES PL - Índice Preço / Lucro O famoso índice P/L indica o prazo - em número de anos - para recuperação do capital investido, dada estimativa de lucro. Exemplo Se o investidor compra uma ação por R$ 100 e espera ganhar R$ 25,00 de lucro a cada ano levará 4 anos para recuperar o capital investido ($ 100 / $ 25 = 4) Quanto menor for o P/L, melhor. Significa que retorno sobre o capital investido virá num tempo mais curto. P / L = Cotação Lucro por ação

18 Ambientes de negociação nos quais o investidor
AÇÕES Ambientes de negociação nos quais o investidor pode negociar ações. São os dois ambientes: - Bolsa de Valores; - Mercado de Balcão

19 Mercados de bolsa AÇÕES
É aquele que ocorre por meio de uma bolsa de valores organizada Características - padronização dos contratos; - preço a mercado; - maior negociabildiade; - maior fiscalização e regulação; - ampla divulgação; - sigilo apenas dos nomes dos participantes;

20 Formas de Negociação AÇÕES Pregão Eletrônico - Mega Bolsa
Sistema de negociação eletrônico que gerência as negociações realizadas através dos terminais remotos operados diretamente dos escritórios das corretoras que operam na bolsa. After Market Um pregão eletrônico que funciona após o fechamento do pregão com o objetivo de atender, aos usuários do sistema home broker. Home Broker É o sistema que possibilita ao investidor encaminhar ordens de compra e venda de ações pela Internet, através de corretoras credenciadas pela Bovespa.

21 Mercados de balcão AÇÕES
É que aquele no qual as operações são fechadas diretamente entre as partes ou com a intermediação de instituições financeiras. Caracteristíticas - só as partes conhecem os termos dos contratos; - os contratos são adequados às partes; - mais sigilo; - menos fiscalizações; - não são divulgados no mercado; - difícil negociabilidade no mercado secundário; - posição mantida até o vencimento.

22 x Mercados bolsa vs. balcão AÇÕES BOLSA Fiscalização Padronização
Liquidez Poucos produto Preço de mercado Transparente Risco de credito uniforme BALCÂO Liberdade de ação Personalizado Liquidez Muitos produtos Preço negociado Opaco Risco de Crédito especifico

23 Modalidades Operacionais
Mercado à vista Mercado a Termo Mercado Futuro Mercado de Opções de ações; Mercado à Vista Compra e venda de lotes padronizados de ações executados por preço estabelecido pelo mercado pregão eletrônico. A operação é realizada em D0 terá a liquidação em D+3.

24 MERCADO A TERMO Mercado a Termo
- Uma operação de compra e venda de ações por um preço definido com liquidação para uma data futura.

25 Mercado a Termo MERCADO A TERMO Principais limitações
Inexistência de mercado secundário, aonde esta promessa de compra/venda possa ser negociada Falta de padronização Inexistência de uma clearing house. Concentração do risco de crédito

26 Mercado a Futuro MERCADO FUTURO
Um contrato futuro nada mais é do que um acordo entre duas partes para comprar um ativo a um certo preço em determinada data. As principais características do Mercado Futuro são: Padronização Ajuste Diário Margem Negociabilidade Prazos

27 MERCADO FUTURO Ativo Passivo
Exemplo de Operação Hoje é dia 15/8/ sexta feira O vencimento da Obrigação é em 13/11/2006 Taxa R$ US$ hoje é de R$ 2,90 / US$ Ativo Passivo Compra de 10 contratos Futuros na BM&F ,00 cada um, para vencimento , no valor de R$ Referente a importação a vencer em 90 dias no valor de USD ,00

28 MERCADO FUTURO Percebam que no contrato futuro o ajuste diário faz com a marcação a mercado do contrato se traduza em recebimento ou pagamento de ajustes.

29 MERCADO DE OPÇÕES Mercado de Opções
São negociados direitos sobre opções. O comprador da opção paga um prêmio e adquire o direito de comprar ou vender determinado lote de ações por um preço predeterminado, em ou até uma data definida.

30 MERCADO DE OPÇÕES Opção é um contrato no qual uma das partes tem só DIREITO (o comprador) e outra parte tem só OBRIGAÇÃO ( o vendedor). São conhecidos como assimétricos. É isso mesmo. Mais ou menos a mesma situação quando você compra o seguro do carro. Vejamos. 1) O comprador do seguro tem o direito de vender o carro para a Seguradora pelo preço de cobertura da apólice (aqui chamado preço do exercício). 2) Para adquirir esse direito, o comprador paga um prêmio (aqui também se chama prêmio!) que será a perda máxima que ele pode ter. Ele quer se proteger de um risco (sinistro). 3) A seguradora, por sua vez, assume a obrigação de eventualmente ter que comprar o carro do segurado (comprador), mesmo que ele não exista mais! 4) Para assumir essa obrigação ela recebe o prêmio que é o lucro máximo que poderá ter. Ela não acredita no risco (sinistro).

31 MERCADO DE OPÇÕES CENÁRIO 1 : Se ocorre o sinistro, o comprador exerce o direito que tem e ganha tanto quanto maior for o preço do bem no vencimento. Coitado do vendedor ....Seu prejuízo pode ser grande. CENÁRIO 2 : Se não ocorre o sinistro, o comprador não exerce o direito que tem e a Seguradora fica com o valor do prêmio. Coitado do Comprador... Mas não se preocupe - ele sabia quanto podia perder desde o inicio, sendo este o custo de sua proteção. O mercado de opções tem uma terminologia particular: - Comprador - Titular - Vendedor - Lançador - Opção de compra - call - Opção de venda - put - Prêmio = preço da opção

32 MERCADO DE OPÇÕES Opção de Compra (call) - Estratégia de Compra (titular) Quando usar: acredita na elevação do preço do ativo objeto Operação: o comprador (titular) paga um prêmio e adquire o direto de comprar o ativo objeto pelo preço do exercício - acredita que o preço a vista no vencimento deve superar o preço do exercício. Exemplo: O investidor acredita na alta do preço da ação da CIA ABC. Decide adquirir a opção de compra desta ação. - preço de exercício R$ 2,50 - Prêmio de R$ 0,24 Comprador de Opção de Compra (Call). Tem o direito de comprar. Ganha quando o preço do ativo sobe e supera o ponto de equilíbrio da operação.

33 MERCADO DE OPÇÕES Analise o resultado da operação no vencimento, segundo alguns cenário de preços e confira a estratégia. Quadro demonstrativo do resultado obtido pelo titular de uma call

34 MERCADO DE OPÇÕES Opção de Compra (Call) - Estratégia de Venda (lançador) Quando usar: Acredita na queda do preço do ativo Operação: o vendedor (lançador) recebe um prêmio e assume a obrigação de vender o ativo-objeto pelo preço do exercício - acredita que o preço a vista deve ficar abaixo do preço do exercício. Exemplo: Expectativa do administrador : ação ABC cai. Decide vender opção de compra desta ação. - Preço do exercício: 2,50 - Prêmio de R$ 0,24 Vendedor de opção de Compra (call) Tem a obrigação de vender. Ganha quando o preço a vista do objeto cai.

35 MERCADO DE OPÇÕES Analise o resultado da operação no vencimento segundo alguns cenários de preço e confira o resultado da estratégia. Quadro demonstrativo do resultado obtido pelo lançador de uma call. Margem - Perceba que o lançador da opção representa risco para todo o sistema em função do potencial ilimitado de perda. Essa a razão pela qual deve cumprir a exigência de margem.

36 MERCADO DE OPÇÕES Opção de venda (put) - Estratégia de Compra (titular) Quando usar: acredita na queda do preço do ativo objeto. Potencial : o comprador (titular) paga um prêmio e adquire o direito de vender o ativo-objeto pelo preço de exercício - acredita que o preço à vista no vencimento deve estar abaixo do preço de exercício. Exemplo: Expectativa do administrador: preço da ação ABC cai. Decide comprar ação de venda desta ação: - preço de exercício R$ 2,50 - prêmio de R$ 0,24 Comprador de opção de venda (put) tem o direito de vender. Ganha quando o valor da ação cai.

37 MERCADO DE OPÇÕES Analise o resulta da operação no vencimento da opção segundo alguns cenário de preços e confira o resultado da estratégia. Quadro demonstrativo do resultado obtido pelo titular de uma put

38 MERCADO DE OPÇÕES Opção de Venda (put) - Estratégia de venda (lançador) Quando usar: acredita na elevação do preço do ativo objeto. Operação: o vendedor (lançador) recebe um prêmio e assume a obrigação de comprar o ativo-objeto pelo preço de exercício - acredita que o preço à vista no vencimento deve ficar acima do preço de exercício. Exemplo: Expectativa do administrador: ação ABC sobe. Decide vender opção de venda desta ação. - preço de exercício R$ 2,50 - prêmio de R$ 0,24

39 MERCADO DE OPÇÕES Analise o resultado da operação no vencimento da opção segundo alguns cenários de preços e confira o resultado dessa estratégia. Quadro demonstrativo do resultado obtido pelo lançador de uma put. Vendedor de Opção de Venda (put). Tem a obrigação de comprar. Ganha quando o valor da ação sob e fica acima do ponto de equilíbrio,


Carregar ppt "Mercado de Ações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google