A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 13 Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 13 Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 13 Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI

2 Comunicação Serial vs Paralela

3 Comunicação Serial Utiliza apenas duas linhas para comunicação TX e RX, onde, RX representa a linha que recebe os dados e a TX a linha que transmite os dados.

4 Comunicação Serial Velocidade: pode assumir valores como 300 bps, 600 bps, 1200 bps, 2400 bps, 4800 bps, 9600 bps, 14400 bps, 19200 bps, 28800 bps, 38400 bps, 57600 bps ou 115200 bps. Número de bits: informa o número de bits por envio. Hoje em dia é comum utilizar 8 bits, porém pode ser configurado para valores de 5 à 8. Paridade: é uma forma de identificar erros durante a transmissão para que o byte seja retransmitido. Stop bit: é uma forma de informar o agente receptor sobre o final do byte. Start bit: serve para informar sobre o inicio de uma transmissão.

5 Comunicação Serial (RS-232) Os sinais elétricos na porta serial de um PC (RS-232) possuem níveis de tensão entre +15VDC e -15VDC. Na figura abaixo, temos a representação de um sinal RS- 232 na transmissão de um byte. Na RS-232 o “1” lógico tem nível de tensão entre -15VDC à -3VDC e o “0” lógico tem nível entre +3VDC à +15VDC.

6 Comunicação Serial – Tabela ASCII

7

8 Comunicação Serial (RS-232) Como os níveis de tensão do módulo USART do PIC são de 0 a 5Vcc é preciso de um circuito driver serial para que ele possa se comunicar com o PC.

9 Comunicação Serial - CCS Funções importantes – getc() ou getch() / getchar() ou fgetc() Obtém um caractere do pino de recepção (do stream especificado no caso do fgetc). Use o KBHIT() para checar se algum caractere está disponível. – gets() or fgets() Obtém uma string do pino de recepção (do stream especificado no caso do fgets). Use getc para receber cada caractere até return (\r) ser encontrado. – putc() or putchar() or fputc() Envia um caractere para a linha de transmissão (do stream especificado no caso do fputc). – puts() or fputs() Envia uma string para a linha de transmissão (do stream especificado no caso do fputs). – printf() or fprintf() Envia uma string formatada para linha de transmissão (do stream especificado no caso do fprintf). – kbhit() Retorna true quando um caractere for recebido e estiver disponível para a leitura.

10 Comunicação Serial - CCS #include #FUSES INTRC, NOWDT, MCLR #use delay(clock=4MHz) #use rs232(baud=9600,parity=N,xmit=PIN_C6,rcv=PIN_C7,bits=8) void main() { char conta; conta = 65; enable_interrupts(GLOBAL); enable_interrupts(INT_RDA); while(true) { printf("%c", conta++); output_toggle(LED); delay_ms(100); }


Carregar ppt "Aula 13 Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google