A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contratos em espécie COMPRA E VENDA. EVOLUÇÃO HISTÓRICO- JURÍDICA  Inicialmente-fenômeno da troca  Primeira unidade-padrão foi a cabeça de gado (moeda)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contratos em espécie COMPRA E VENDA. EVOLUÇÃO HISTÓRICO- JURÍDICA  Inicialmente-fenômeno da troca  Primeira unidade-padrão foi a cabeça de gado (moeda)"— Transcrição da apresentação:

1 Contratos em espécie COMPRA E VENDA

2 EVOLUÇÃO HISTÓRICO- JURÍDICA  Inicialmente-fenômeno da troca  Primeira unidade-padrão foi a cabeça de gado (moeda)  Metais preciosos  Moeda (dinheiro)  Compra e venda (não há como se precisar a época em que surgiu essa modalidade contratual).

3 Conceito compra e venda  No Direito francês-(Código Napoleônico)-há transferência da propriedade.  No Direito alemão-  No Direito brasileiro-  O art. 481 do CC conceitua a compra e venda como sendo o contrato pelo qual alguém (o vendedor) se obriga a transferir ao comprador o domínio de coisa móvel ou imóvel mediante uma remuneração (preço).

4 Classificação = natureza jurídica do contrato de compra e venda= Caracteres  Contrato oneroso  Translativo de domínio  Bilateral ou sinalagmático  Regra- comutativo  Consensual (informal) em regra e solene por exceção

5 Compra e venda -elementos  Art. 482 do CC: “A compra e venda, quando pura, considerar-se-á obrigatória e perfeita, desde que as partes acordarem no objeto e no preço”. ELEMENTOS  1º) Consentimento ( consunsus)  2º) Objeto=coisa (res) (art. 483)  3º)Preço= valor ( pretium) ( arts.485, 486,487,488 e 489 do CC)

6 Artigo Relacionado ao objeto do contrato de compra e venda “Art. 483. A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório”.

7 Artigos relacionados ao preço do contrato de compra e venda (arts.485, 486,487,488 e 489 do CC) “Art. 485 A fixação do preço pode ser deixada ao arbítrio de terceiro, que os contratantes logo designarem ou prometerem designar. Se o terceiro não aceitar a incumbência, ficará sem efeito o contrato, salvo quando acordarem os contratantes designar outra pessoa”.

8 “Art. 489. Nulo é o contrato de compra e venda, quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço”=(CDC art. 51, X) “ Art. 486. Também se poderá deixar a fixação do preço à taxa de mercado ou de bolsa, em certo e determinado dia e lugar”.

9 EFEITOS DA COMPRA E VENDA ENTREGA DA RES E PAGAMENTO DO PREÇO ( COMPRADOR X VENDEDOR)

10 EFEITOS DA COMPRA E VENDA SINALAGMA VENDEDOR DEVER- ENTREGAR A COISA COMPRADOR DEVER- PAGAR O PREÇO

11 RISCOS ADVINDOS DO CONTRATO REGRA- RES PERIT DOMINO “Art. 492, caput diz que “até o momento da tradição, os riscos da coisa correm por conta do vendedor, e os do preço por conta do comprador”. RISCOSCOISADEVEDORPREÇOCOMPRADOR

12 Art.492(...)§§Exceção § 1º Todavia, os casos fortuitos, ocorrentes no ato de contar, marcar ou assinalar coisas, que comumente se recebem, contando, pesando, medindo ou assinalando, e que já tiverem sido postas à disposição do comprador, correrão por conta deste. § 2º Correrão também por conta do comprador os riscos das referidas coisas, se estiver em mora de as receber, quando postas à sua disposição no tempo, lugar e pelo modo ajustados.

13 DESPESAS ADVINDAS DO CONTRATO Regra- transporte e tradição- art.490 CC (vendedor) -Escritura e registro-art.490 CC (comprador) – norma dispositiva DESPESAS TRANSPORTE tradição VENDEDOR ESCRITURA registro COMPRADOR

14 Outras regras que merecem ser comentadas “Art. 491. Não sendo a venda a crédito, o vendedor não é obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço”.  “Art. 476. Nos contratos bilaterais, nenhum dos contratantes, antes de cumprida a sua obrigação, pode exigir o implemento da do outro (exceção do contrato não cumprido).  Obs. Norma dispositiva- as partes podem afastar -cláusula solve et repete Art. 491


Carregar ppt "Contratos em espécie COMPRA E VENDA. EVOLUÇÃO HISTÓRICO- JURÍDICA  Inicialmente-fenômeno da troca  Primeira unidade-padrão foi a cabeça de gado (moeda)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google