A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada O RISCO DE MERCADO É MEDIDO PELO BETA 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada O RISCO DE MERCADO É MEDIDO PELO BETA 1."— Transcrição da apresentação:

1 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada O RISCO DE MERCADO É MEDIDO PELO BETA 1

2 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 2 SE PRETENDEMOS CONHECER A CONTRIBUIÇÃO DE UM TÍTULO, CONSIDERADO INDIVIDUALMENTE, NO RISCO DE UMA CARTEIRA BEM DIVERSIFICADA, NÃO ADIANTA PENSARMOS NO RISCO ISOLADO DESSE TÍTULO – SERÁ PRECISO MEDIR O SEU RISCO DE MERCADO, E ISSO IMPLICA QUANTIFICAR SUA SENSIBILIDADE EM RELAÇÃO AOS MOVIMENTOS DO MERCADO. ESSA SENSIBILIDADE É DESIGNADA BETA

3 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 3 DURANTE CINCO ANOS, DE 1999 ATÉ 2003, A DELL COMPUTER TEVE UM BETA DE 1,77. SE O FUTURO FOR SEMELHANTE AO PASSADO, ISSO SIGNIFICA QUE, EM MÉDIA,QUANDO O MERCADO SOBE MAIS 1%, AS AÇÕES DA DELL SOBEM 1,77%. QUANDO O MERCADO CAI 2%, AS AÇÕES DA DELL CAEM 2 X 1,77% = 3,54% NESTE CASO, ESTAMOS VENDO AÇÕES DE EMPRESAS AMERICANAS.

4 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 4 AÇÕES DE EMPRESAS FORA DOS EUA.

5 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 5 POR QUE RAZÃO O BETA DOS TÍTULOS DETERMINA O RISCO DA CARTEIRA? O RISCO DO MERCADO É RESPONSÁVEL PELA MAIOR PARTE DO RISCO DE UMA CARTEIRA PERFEITAMENTE DIVERSIFICADA; O BETA DE UM TÍTULO, CONSIDERADO INDIVIDUALMENTE, MEDE A SUA SENSIBILIDADE EM RELAÇÃO AOS MOVIMENTOS DO MERCADO. VOU UMA RAZÃO:

6 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 6 O RISCO DO MERCADO É RESPONSÁVEL PELA MAIOR PARTE DO RISCO DE UMA CARTEIRA PERFEITAMENTE DIVERSIFICADA;

7 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 7 ‘ A diversificação reduz rapidamente o risco no início e, depois, mais lentamente. A diversificação funciona porque os preços de ações diferentes não variam exatamente da mesma maneira. Os estatísticos acentuam o mesmo aspecto quando colocam que as variações dos preços da ações têm uma correlação imperfeita.

8 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 8 ‘ RETORNO % GE RETORNO % COCA-COLARETORNO % GE + COCA-COLA O RISCO PODE SER ELIMINADO POTENCIALMENTE POR MEIO DA DIVERSIFICAÇÃO QUE PODE SER CHAMADO DE RISCO ÚNICO, RISCO SISTEMÁTICO, ESPECÍFICO OU RISCO DIVERSIFICÁVEL. O DECLÍNIO DA COCA-COLA FOI COMPENSANDO PELO AUMENTO DA GE E VICE- VERSA E TAMBÉM OCORREU UMA CONCENTRAÇÃO DAS AÇÕES.

9 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 9 ‘ QUANDO VOCÊ POSSUI AÇÕES DE UMA ÚNICA EMPRESA, O RISCO ÚNICO É MUITO IMPORTANTE. MAS SE POSSUIR UMA CARTEIRA COM AÇÕES DE VINTE OU MAIS EMPRESAS, A DIVERSIFICAÇÃO CUMPRIRÁ ESSENCIALMENTE SUA MISSÃO. RISCO ÚNICO = ESPECÍFICO DA EMPRESA ( CONCORRENTES, SEUS PRODUTOS ) RISCO DE MERCADO = É DECORRENTE DA EXISTÊNCIA DE OUTROS RISCOS RELATIVOS A TODA A A ECONOMIA E QUE AFETAM OS NEGÓCIOS. VARIAÇÃO DE MERCADO PREJUDICA A CARTEIRA DE TÍTULOS DIVERSIFICADOS.

10 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 10 ‘ ESTA TABELA MOSTRA COMO O DESVIO PADRÃO DO RETORNO DA CARTEIRA DEPENDE DO NÚMERO DE TÍTULOS NELA INCLUÍDOS. COM MAIS TÍTULOS E, PORTANTO, UMA MAIOR DIVERSIFICAÇÃO, O RISCO DA CARTEIRA CAI ATÉ TODO O RISCO ÚNICO SER ELIMINADO E PERMANECER APENAS O RISCO DE MERCADO. O FUNDAMENTO DISSO RESIDE NO BETA MÉDIO DOS TÍTULOS SELECIONADOS. SE O BETA DE DETERMINADA CARTEIRA É 1,5, ENTÃO ELE PODE AMPLIAR EM 50% CADA MOVIMENTO DO MERCADO.

11 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 11 DEFINIÇÃO DE BETA: COVARIÂNCIA ENTRE OS RETORNOS DO ATIVO i E DA CARTEIRA DE MERCADO E A VARIÂNCIA ( SIGMA AO QUADRADO ) DO MERCADO. UMA PROPRIEDADE ÚTIL E A DE QUE O BETA MÉDIO DE TODOS OS TÍTULOS, QUANDO PONDERADO PELA PROPORÇÃO DO VALOR DE MERCADO DE CADA TÍTULO EM RELAÇÃO AO DA CARTEIRA DE MERCADO, É IGUAL A 1, OU SEJA, ONDE Xi É A PROPORÇÃO ENTRE O VALOR DE MERCADO DO TÍTULO i E O DO MERCADO EM SUA TOTALIDADE.

12 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 12 RETORNO ESPERADO DO MERCADO O RETORNO ESPERADO DO MERCADO PODE SER REPRESENTADO DA SEGUINTE MANEIRA: O RETORNO ESPERADO DO MERCADO É IGUAL À TAXA LIVRE DE RISCO MAIS ALGUMA COMPENSAÇÃO PELO RISCO INERENTE À CARTEIRA DE MERCADO, E NÃO O RETORNO OCORRIDO NUM DADO MÊS OU ANO. Rm =

13 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 13 RETORNO ESPERADO DE UM TÍTULO ISOLADO O RETORNO ESPERADO DE UM TÍTULO DEVE ESTAR DIRETAMENTE ASSOCIADO A SEU BETA. A RELAÇÃO ENTRE RETORNO ESPERADO E BETA PODE SER REPRESENTADA PELA SEGUINTE EQUAÇÃO: RETORNO ESPERADO = TAXA LIVRE DE RISCO + BETA DO TÍTULO X DIFERENÇA ENTRE O RETORNO ESPERADO DO MERCADO E A TAXA LIVRE DE RISCO ESTA FÓRMULA, CHAMADA DE MODELO DE PRECIFICAÇÃO DE ATIVOS ( OU CAPM – CAPITAL ASSETS PRICING MODEL) R Rm =

14 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 14 RETA DO MERCADO DE TÍTULOS (SML – SECURITY MARKET LINE ) A RETA (LINHA) DO MERCADO DE TÍTULOS, TAMBÉM CONHECIDA POR SECURITY MARKET LINE ( SML ), RELACIONA OS RETORNOS DESEJADOS E SEUS RESPECTIVOS INDICADORES DE RISCO, DEFINIDOS PELO COEFICIENTE BETA.

15 Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada 15 - Ṝ ab – beta = zero – ativos livres de risco; - Ṝ m – somente risco sistemático ou único - Ṝ c – retorno maior por apresentar um risco sistemático maior. O ATIVO P, APESAR DE TER UM BETA MENOR QUE 1,0, OFERECE UMA EXPECTATIVA DE RETORNO MAIS ELEVADA AO PASSO QUE O ATIVO Q, APESAR DE POSSUIR UM BETA SUPERIOR A 1,0, OFERECE UMA EXPECTATIVA DE RETORNO MENOR. EM RELAÇÃO À RETA RF ATIVO Q, SUGERE-SE DECISÃO DE VENDA DO ATIVO E ATIVO P, SUGERE-SE DECISÃO DE COMPRA.


Carregar ppt "Anhembi Morumbi Prof. Ms. R. Harada O RISCO DE MERCADO É MEDIDO PELO BETA 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google