A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO-GERAL 1548-1808 Prof.: Mercedes Danza Lires Greco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO-GERAL 1548-1808 Prof.: Mercedes Danza Lires Greco."— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO-GERAL 1548-1808 Prof.: Mercedes Danza Lires Greco

2 → OBJETIVO: centralizar administrativamente a organização da Colônia e ajudar os donatários. → SEDE DO GOVERNO-GERAL: Capitania da Baía de Todos os Santos, transformada em Capitania real. → As Capitanias continuaram a existir (capitanias hereditárias e capitanias da coroa). → REGIMENTO: documento que delegava ao governador-geral as seguintes atribuições:

3 * Coordenar a defesa da terra contra ataques, instalando e refazendo fortes, construindo navios e armando os colonos; * Fazer alianças com os índios, iniciando sua catequese, evitando sua escravidão e concedendo-lhes terras, visando sua integração produtiva na economia colonial; * Dar sesmarias, facilitando o estabelecimento de engenhos; * Explorar o sertão informando a Coroa sobre as descobertas feitas; * Proteger os interesses metropolitanos no que diz respeito ao estanco [monopólio] do pau-brasil e à arrecadação de impostos.

4

5 Primeiro governador: Tomé de Souza 1549-1553 * Trouxe auxiliares (ouvidor-mor, capitão-mor e provedor- mor). * Fundação da cidade de Salvador em 1549 → primeira cidade e capital do Brasil. * Vinda de padres jesuítas chefiados por Manuel da Nóbrega, encarregados da catequese dos indígenas e de consolidar, através da fé, o domínio do território pela Coroa portuguesa. * Fundação do Colégio dos Jesuítas da Bahia pelo padre Manuel da Nóbrega, em 1553. * Criação do 1º Bispado do Brasil com sede na capitania real, em 1553 → bispo D. Pero Fernandes Sardinha. * Criação da primeira Câmara Municipal. * Incentivo à agricultura e à pecuária.

6 Convento jesuítico

7 Segundo governador: Duarte da Costa 1553-1558 * Vinda de jesuítas comandados pelo padre José de Anchieta. * Fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga (25 de janeiro de 554) pelos jesuítas Nóbrega e Anchieta) = origem da Cidade de São Paulo. * Em 1555, os franceses invadiram a baía de Guanabara onde fundaram uma colônia francesa → a França Antártica. * Guerra de Itapuã – conflito entre os Tupinambá do litoral baiano e os colonos portugueses, liderados por Álvaro da Costa, filho do governador. Vitória dos portugueses = escravização dos Tupinambá e tomada de suas terras para a construção de engenhos.

8 Nicolas Durand de Villegagnon Colégio de São Paulo de Piratininga

9 Terceiro Governador-Geral: Mem de Sá 1558-1572 * Fim da Confederação dos tamoios (união de tupinambá, guaianazes e aimorés, inimigos dos portugueses que haviam se aliado aos franceses) por interferência direta de Nóbrega e Anchieta. * Repressão aos vários grupos indígenas hostis a dominação portuguesa. * Fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro por Estácio de Sá, em 1565. * Expulsão dos franceses, com o apoio de Estácio de Sá, em 1567. * Fundação das primeiras missões jesuíticas - aldeias indígenas criadas por jesuítas para promover a catequização dos nativos.

10

11 DIVISÃO E REUNIFICAÇÃO DO BRASIL * 1572 a 1578: o Brasil foi dividido entre dois governadores: D. Luís de Brito ficou com o norte, tendo Salvador como sede do governo; no sul o governo, com sede no Rio de Janeiro, coube a D. Antônio de Salema. * Posteriormente, houve a reunificação, sendo designado apenas um governador, Lourenço Veiga. * 1621: divisão em dois estados: o Estado do Maranhão (mais tarde chamado Maranhão e Grão-Pará), e o Estado do Brasil. As capitais eram, respectivamente, São Luís (posteriormente, Belém) e, Salvador (posteriormente, Rio de Janeiro).

12 * Em 1775, houve a reunificação realizada pelo Marquês de Pombal, ministro do rei, D. José I, e a capital foi o Rio de Janeiro.

13 “homens bons” – grandes proprietários de terras e escravos e com pureza de sangue.

14 ALIANÇA ENTRE O GOVERNO E A IGREJA CATÓLICA * O governo português cuidava do aproveitamento econômico e da administração das terras brasileiras. * A Igreja difundia os hábitos europeus de trabalho e comportamento entre indígenas e africanos. * A Igreja exercia controle sobre a vida dos colonos através de normas e rituais (batismo, casamento, extrema-unção, entre outros).

15 EXPANSÃO DO CATOLICISMO E A AÇÃO DOS MISSIONÁRIOS Companhia de Jesus – fundada no século XVI durante a Contrarreforma, seu principal objetivo era difundir o Catolicismo na Europa, África, Ásia e América. No Brasil, os padres jesuítas cuidaram da catequese (conversão) dos indígenas e da educação dos colonos. Fundaram colégios jesuíticos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Espírito Santo, Olinda, São Luís e Belém. Até 1580, os jesuítas foram os missionários oficiais da coroa portuguesa.

16 OUTRAS ORDENS RELIGIOSAS NO BRASIL a partir de 1580 Atuaram no litoral nordestino, na Amazônia e no Sudeste. Capuchinhos – atuaram nos sertões do Rio São Francisco. Converteram grande número de pessoas ao visitarem vilas e povoados.

17 Carmelitas: instalaram- se inicialmente em Olinda e se dedicaram mais aos moradores das cidades. Oratorianos: atuaram principalmente nos sertões do Rio São Francisco. Dedicando-se aos doentes e aos presidiários.


Carregar ppt "GOVERNO-GERAL 1548-1808 Prof.: Mercedes Danza Lires Greco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google