Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEstela Moreira Álvaro Alterado mais de 7 anos atrás
1
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Emerson Rolkouski - UFPR
2
Para início de conversa sobre Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento... três experiências para reflexão
3
EXPERIÊNCIA 1 36 Fraldas – R$ 18,00 60 Fraldas – R$ 32,00 3
4
EXPERIÊNCIA 2
6
Acertaram? João tem 5 bolinhas, ganhou 10, com quantas ficou?
João tem 20 bolinhas perdeu 5, com quantas ficou? João tem 453 bolinhas, Carlos tem 2 vezes esta quantia. Quantas bolinhas têm Carlos? João tem 450 bolinhas e quer dividir entre seus 5 amigos. Com quantas bolinhas cada um ficou?
7
Experiência 3 Em um barco há 26 cordeiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
8
Você conseguiu? Dos 97 alunos a quem tinha sido proposta a questão, 76 “conseguiram” calcular a idade do capitão usando os dados do enunciado!!!
9
Pausa para Reflexão: porque isso acontece?
Rotina de sala de aula Problemas padrão, sempre do mesmo tipo Assim fica mais fácil para todos, mas é o que queremos?
10
Mudando...um exemplo João tem 5 balas, ganhou 6, com quantas ficou?
João tem algumas balas, ganhou 6, ficou com 11, quantas tinha? João tem 5 balas, ganhou algumas, ficou com 11, quantas ganhou?
11
Por que deveríamos mudar se...
O ensino de Matemática de antigamente era de qualidade, o de hoje não; O livro de antigamente era melhor, tinha mais conteúdo, era mais forte; Escola pública de antigamente tinha qualidade, hoje não.
12
Mito 1- O Mundo de Antigamente x o Mundo de Hoje (para pensarmos o ensino)
O mercado de trabalho de ontem X o mercado de trabalho de hoje; O mundo de consumo de ontem X o mundo de consumo de hoje.
13
O mundo do trabalho
14
Qualquer semelhança não é mera coincidência
Pegue uma chave sextavada Posicione no parafuso Gire para a esquerda meia volta Alinhe os números a direita, um acima do outro, passe um traço; Some os algarismos que estão mais a direita; Caso a soma seja menor que 10 coloque o resultado alinhado a direita, caso seja maior que 10, coloque como resultado apenas o que passar do 10 e some 1 no próximo passo; Some os algarismos imediatamente a esquerda e proceda da mesma forma, quando forem os últimos, deve-se colocar o resultado independente de passar ou não de 10.
15
O mundo de consumo de hoje
16
Mito 2: Os livros de ontem
20
O que era importante Antes: Seguir regras Fazer contas no papel Hoje:
Ler gráficos Resolver Problemas Ler mapas estabelecer relações, regularidades; Generalizar Projetar, Prever Abstrair, etc...*
21
Como funciona?
22
Quantas pessoas são envolvidas?
Fila Operação Resultado 1 2 3 2x2 4 2x2x2 8 5 2x2x2x2 16 6 2x2x2x2x2 32 7 64 128 9 256 10 512 11 1024 12 2048 13 4096 14 8192 15 16384 32768 17 65536 18 131072 19 262144 20 524288 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 33 34
23
Contribuições do Material de Formação de Alfabetização Matemática
24
Instituições Envolvidas
UFPR, UFPA, UNESP, UFSM, UFPE, UNB, UNISINOS, USC, UTFPR, USP, PUC-SP, UDESC, UESC.
25
Característica Física
1 Caderno de Apresentação 1 Caderno de Educação Inclusiva 1 Caderno de Educação Matemática do Campo 8 Cadernos de formação 1 manual de jogos (acompanha livro de encartes)
26
Linha editorial Por quê Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento? Prescrição x Autonomia Novidades?
27
Caderno de Apresentação
Estrutura da Formação Estratégias Formativas Estrutura e Ementa dos Cadernos Pressupostos da Alfabetização Matemática na perspectiva do letramento
28
Estrutura dos Cadernos de Formação
Iniciando a Conversa Aprofundando o Tema Compartilhando Para Saber Mais Sugestões para os Encontros em Grupo Atividades de Casa e Escola
29
Quem é nosso aluno? Clique no quadro abaixo
30
Valorização de estratégias pessoais
31
Valorização de práticas socioculturais do universo infantil
32
Valorização de práticas socioculturais específicas do meio em que se vive
33
Clique na imagem abaixo
36
Envolvendo a linguagem: vamos dar nomes?
37
Integrações Implícita Explícita
38
Relações entre o SEA e o SND
40
Caderno 1: Organização do Trabalho Pedagógico
Planejamento da aula, da semana, do mês, do ano O ambiente da sala de aula
41
O ambiente de sala de aula
42
Estratégias de Acompanhamento
43
Cadernos 2, 3 e 4: contagem, o Sistema de Numeração Decimal e sua operacionalização na resolução de problemas
44
Contagem e Senso Numérico
Estratégias de contagem: o uso do corpo, o uso dos dedos; Desenvolvimento do senso numérico.
46
Sobre a construção do Sistema de Numeração Decimal
Contagem Agrupamentos Valor Posicional Sistema de Numeração Decimal (SND) Resolução de Problemas
47
Caixa Matemática
48
Construção do Sistema de Numeração Decimal de forma lúdica
Ganha “Cem Primeiro” Gasta “Cem Primeiro”
49
Esquerdinha – quem primeiro tiver 100
50
Placar Zero
51
Fichas Escalonadas
52
Resolução de Problemas
Situações Aditivas: operações de soma e subtração Situações Multiplicativas: operações de divisão e multiplicação
53
Caderno 5: Geometria Pensar geometricamente: classificação
Lateralidade Vistas – construção e leitura de esquemas e mapas
54
Classificação
55
Vistas
56
Caderno 6: Grandezas e Medidas
Unidades de medida padrão e não convencionais problematização do ato de medir: tempo, valor monetário, comprimento, ...
57
Práticas socioculturais e problematização
58
Caderno 7: Educação Estatística
Pesquisa estatística Leitura e construção de gráficos Combinatória Probabilidade
59
Pesquisando, construindo gráficos, fazendo inferências, e produzindo textos
60
Probabilidade
61
Caderno 8: Saberes matemáticos e outros campos do saber
Conexões entre campos da própria Matemática Conexões entre a Matemática e outros campos do saber
62
Cadernos de Referência
63
Caderno de Jogos e Encarte
64
Organização Ênfase na problematização antes, durante e depois do jogo;
Separados por eixo estruturante dos Direitos de Aprendizagem; Seções: aprendizagens, regras, problematizando.
67
Espero ter contribuído...
Emerson Rolkouski - Fone: (41)
68
PARABÉNS PELO PACTO-2013 E UM EXCELENTE PACTO - 2014!!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.