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ISO 9001 para Farmácias de Manipulação O que é ISO??? A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade.

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1 ISO 9001 para Farmácias de Manipulação O que é ISO??? A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 162 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada

2 Passos obtenção de ISO 1 - Contratação de empresa AUDITORA 2 - Diagnóstico da empresa 3 - Curso rápido sobre ISO 9001 4 - Divulgação aos colaboradores 5 - Mapeamento dos processos 6 - Interação dos processos 7 - Desenvolvimento de procedimentos e outros documentos 8 - Treinamento dos colaboradores 9 - Utilização dos documentos criados 10 - Auditoria interna

3 Para que se ter ISO Comandar uma empresa não é tarefa fácil. A busca por maior eficiência e maior produtividade requer esforço diário e constante. A implantação da norma ISO 9001 contribui para cumprimento das tarefas e gera maior satisfação dos clientes. Uma empresa organizada e que trabalhe segundo os parâmetros da ISO 9001 amplia ou mantém suas vantagens competitivas frente aos concorrentes. Além disso, reduz falhas e desperdícios, diminuindo perdas de matérias-primas e de tempo. A utilização dos recursos existentes é otimizada. No cômputo final, todo o custo operacional e pessoal tende a ser reduzido

4 Vantagens de ISO Outra vantagem é o controle total dos processos, por meio de procedimentos escritos e instruções de trabalho específicas. Isso acelera o processo, gera eficiência e reduz o tempo despendido, aumentando a produtividade. Por meio da geração de indicadores e evidências, pode-se formular estratégias competitivas. Conhece-se, também, o nível de satisfação dos clientes. A inserção da empresa no mercado e no ambiente global é também facilitada pela implementação da norma. Em primeiro lugar, porque quem tem ISO 9001 passa a ideia de confiança, de capacidade de atender aos desígnios dos clientes.

5 Vantagens da ISO para Manipulação Qualificando e especificando todo o processo de fabricação de suas formúlas, magistrais gera um padrão de qualidade e controladoria administrativa de alto patamar para a farmácia, gerando assim confiabilidade nos processos, bem como, na parte administrativo, gerando não só uma benéfica propaganda como padronização de todas as formulações.

6 Beneficios da ISO  Bens e serviços de alta qualidade para o cliente  Aumento da satisfação do cliente  Permite ampliar ou manter, de modo sustentável, suas vantagens competitivas frente aos concorrentes  Redução de falhas, desperdícios e retrabalho no processo produtivo  Busca otimizar a utilização dos recursos existentes  Reduzem os custos de operação  Prova completa de confiabilidade que assegura ao mercado a qualificação da empresa  Os padrões atendem a especificações técnicas e requisitos internacionais, o que torna a empresa aceita em diversos países  Controle do processo produtivo, através de procedimentos escritos e nas instruções de trabalho específicas  Evidências que comprovam o tratamento da satisfação dos clientes  Formulação de estratégias através dos indicadores e evidências.

7 Tempo para certificação O tempo médio fica entorno de 6 meses para regularização dos processos e 15 dias para a certificação

8 Custo O custo total do processo envolve sempre duas variáveis: a Consultoria e o Organismo Certificador, podendo variar entre R$ 2.500,00 até o valor de R$ 5.000,00; sendo este determinado pelo tamanho da empresa e também pelo tamanho do projeto envolvido.

9 Obrigado! Wallace de Pádua Adolpho Renan Francisco Pimenta Thalles Borges Sousa Ruchelli C. Nabarro Adeílson Marques Alexander Coimbra


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