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Conteúdo programático

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Apresentação em tema: "Conteúdo programático"— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdo programático
Ementa Normalização Sistemas de Gestão Sistema de Gestão da Qualidade Sistema de Gestão Ambiental Conteúdo programático Significado e importância da normalização O processo de normalização em âmbito nacional e internacional Principais normas relacionadas a gestão Certificação ISO 9001 Certificação ISO 14001 abr-17

2 Escopo do sistema de gestão da qualidade
O escopo de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) em uma organização define a abrangência deste sistema e quais os processos cobertos que seriam objetos de auditoria para certificação. A definição do escopo pode levar em consideração: tipos de processos e produtos da organização, aspectos comerciais, requisitos contratuais, etc. Visão geral das principais normas Gestão da qualidade: as normas ISO 9.000 A série ISO refere-se a um conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade Sistema de gestão: diretrizes, procedimentos e instruções que a organização prepara e segue visando a gerenciar os seus processos A fim de se obter um padrão na execução, é importante que o sistema de gestão seja documentado. As normas de sistemas de gestão fornecem à organização um padrão a seguir para preparar e operar seu sistema de gestão (ex: gestão da qualidade, gestão ambiental) abr-17

3 Visão geral das principais normas (continuação)
Normas primárias que compõem a família ISO 9000:2000: ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário Estabelece o ponto de partida para o entendimento das normas e define termos fundamentais usados na família ISO 9000, necessários para evitar interpretações erradas durante o seu uso ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade – requisitos Usada para avaliar a capacidade da organização em atingir os requisitos aplicáveis à satisfação do cliente ISO 9004: Sistemas de gestão da qualidade – diretrizes para melhoria do desempenho Fornece diretrizes para a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade da organização visando a beneficiar todas as partes interessadas ISO Diretrizes para a auditoria de sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiental Fornece diretrizes para a verificação da capacidade do sistema de gestão da qualidade da organização em atingir os objetivos da qualidade definidos abr-17

4 Visão geral das principais normas (continuação)
Gestão ambiental: ISO O que é um sistema de gestão ambiental (SGA)? Processo adaptativo e contínuo por meio do qual as organizações definem objetivos e estratégias de negócios compatíveis com a proteção do meio ambiente (desenvolvimento sustentável). Razões que levam as organizações a adotarem um SGA: legislação, pressões da sociedade, mudança de hábitos dos clientes. Principais normas da série ISO 14000 Sistemas de gestão ambiental – especificação e diretrizes para uso (ISO e ISO 14004) Auditoria ambiental – diretrizes e princípios gerais (ISO 14010, 14011, e ) Rotulagem ambiental (ISO 14020, 14021, 14024, 14025) Avaliação de desempenho ambiental (ISO e 14032) Avaliação do ciclo de vida (ISO 14040, 14041, 14042, 14043, 14048, 14049): abrange todo o ciclo de vida do produto, desde o processo de produção até o descarte abr-17

5 Visão geral das principais normas (continuação)
Gestão ambiental: ISO (continuação) Princípios do SGA (ISO 9004) Comprometimento da alta administração com a gestão ambiental Desenvolvimento e comunicação da política ambiental Formulação de requisitos sobre aspectos ambientais compatíveis com requisitos legais Formulação de objetivos e metas departamentais relativos ao SGA Formulação do PGA – Programa de Gestão Ambiental (medidas necessárias para se atingir os objetivos e metas) Implementação das ações do PGA (incluindo medidas necessárias ao controle do plano) Monitoramento das atividades operacionais do PGA (acompanhamento do desempenho ambiental e medidas corretivas) Análise crítica e melhoria (avaliação e melhoria do SGA) abr-17

6 Os Objetivos da Normalização são:
O que é Normalização? Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto. Os Objetivos da Normalização são: Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente Economia Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos Comunicação Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços Segurança Proteger a vida humana e a saúde Proteção do Consumidor Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos Eliminação de Barreiras Técnicas e Comerciais Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial abr-17

7 Benefícios da Normalização Qualitativos:
utilizar adequadamente os recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra) uniformizar a produção facilitar o treinamento da mão-de-obra, melhorando seu nível técnico registrar o conhecimento tecnológico e facilitar a contratação ou venda de tecnologia Quantitativos: reduzir o consumo de materiais reduzir o desperdício padronizar componentes padronizar equipamentos reduzir a variedade de produtos fornecer procedimentos para cálculos e projetos aumentar a produtividade melhorar a qualidade e controlar processos É ainda um excelente argumento para vendas ao mercado internacional como, também, para regular a importação de produtos que não estejam em conformidade com as normas do país importador. abr-17

8 A Elaboração de uma Norma As normas podem ser elaboradas em 4 níveis:
Nível internacional - normas destinadas ao uso internacional, resultantes da ativa participação das nações com interesses comuns. Por exemplo, normas da ISO (International Organization for Standardization) e IEC (International Eletrotechnical Comission). Nível regional - Normas destinadas ao uso regional, elaboradas por um limitado grupo de países de um mesmo continente. Por exemplo: normas da CEN (Comitê Europeu de Normalização - Europa), COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas- Hemisfério Americano), AMN (Associação Mercosul de Normalização - Mercado Comum do Cone Sul). Nível nacional - Normas destinadas ao uso nacional, elaboradas por consenso entre os interessados em uma organização nacional reconhecida como autoridade no respectivo país. Por exemplo: normas da ABNT (Brasil); AFNOR (França); DIN (Alemanha); JISC (Japão) e BSI (Reino Unido). Nível de empresa - normas destinadas ao uso em empresas, com finalidade de reduzir custos, evitar acidentes, etc. abr-17


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