A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades, com a finalidade de corrigir problemas existentes ou potenciais, com vistas à obtenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades, com a finalidade de corrigir problemas existentes ou potenciais, com vistas à obtenção."— Transcrição da apresentação:

1

2 Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades, com a finalidade de corrigir problemas existentes ou potenciais, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

3 Normas São documentos técnicos estabelecidos por um organismo nacional de normalização para aplicação num dado país ou em vários países, no caso de alcance amplo para determinado tema.

4 Origem Estabelecidas por consenso entre partes interessadas e aprovadas por um organismo reconhecido para tal fim.

5 Objetivos 1. Economia de Recursos: Proporcionar a redução da variação acentuada de produtos e procedimentos.

6 Objetivos 2. Padronização de procedimentos e estabelecimento de regras comuns: Adotar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.

7 Objetivos 3. Segurança: Proteger a vida humana e a saúde.

8 Objetivos 4. Proteção do consumidor: Dotar a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos a partir de instrumentos transparentes.

9 Objetivos 5. Mercado: Inibir a existência de normalizações conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim o intercâmbio comercial.

10 Níveis da normalização Internacional ISO, IEC Regional abrangência regional Nacional organizações de referência nacional Associação elaboradas por empresas do mesmo setor Empresa determinações corporativas para aquisição de bens e/ou serviços Individual regras próprias para aquisição/produção de bens e serviços

11 Áreas sujeitas à normalização: Fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, no sistema de saúde, nos aspectos relativos à segurança e à preservação do meio ambiente.

12 Resultados A normalização proporciona a melhoria de competitividade das empresas pela redução de custos de produção.

13 Qualitativos Benefícios da Normalização Emprego apropriado de recursos Padronização dos procedimentos técnicos Incorporação de novos conceitos técnicos por parte dos colaboradores Melhor identificação dos gargalos tecnológicos

14 Quantitativos Benefícios da Normalização Otimização no uso de recursos Padronização de equipamentos e componentes Ajustes e redefinição da linha de produção Ganho de produtividade Melhoria da qualidade Controle de processos

15 Tipos de Normas PROCEDIMENTO: Fixa condições para execuções de cálculos, projetos, obras, serviços e instalações; emprego de materiais e produtos industriais; transações comerciais; elaboração de documentos e desenhos; operação de equipamentos; segurança de obras, instalações, etc.

16 Tipos de Normas ESPECIFICAÇÃO: Fixa condição para aceitação e/ou recebimento de matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados, visando garantir a adequação ao uso dos produtos de uma empresa, país, etc.

17 Tipos de Normas PADRONIZAÇÃO: Uniformiza características geométricas, físicas, químicas, mecânicas, etc., dos elementos de construções, materiais, aparelhos, produtos industriais, desenhos e projetos.

18 Tipos de Normas MÉTODO DE ENSAIO: Prescrever a maneira de verificar ou determinar características, condições ou requisitos exigidos dos produtos, de acordo com a especificação; obras ou instalações de acordo com os respectivos projetos.

19 Tipos de Normas TERMINOLOGIA: Destina a definir, relacionar e/ou dar a equivalência em diversas línguas de termos técnicos empregados, visando uniformização de linguagem.

20 Tipos de Normas SIMBOLOGIA: Destina a estabelecer convenções gráficas e/ou literais para conceitos, grandezas, sistemas ou partes de sistemas.

21 Tipos de Normas CLASSIFICAÇÃO: Destina a ordenar, designar, distribuir e/ou subdividir conceitos, materiais ou objetos, segundo uma determinada sistemática.

22 Normas técnicas contribuem em quatro aspectos: Qualidade: fixando padrões que levam em conta as necessidades e desejos dos usuários. Produtividade: padronizando produtos, processos e procedimentos. Tecnologia: consolidando, difundindo e estabelecendo parâmetros consensuais entre produtores, consumidores e especialistas, colocando os resultados à disposição da sociedade. Marketing: regulando de forma equilibrada as relações de compra e venda.

23 Processo sistematizado, com regras pré-estabelecidas, acompanhado e avaliado de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto, atende a requisitos pré-estabelecidos por normas ou regulamentos. Avaliação da conformidade

24 Atividade de avaliação da conformidade realizada por uma pessoa ou uma organização que é independente da pessoa ou a organização que fornece o objeto (fornecedor), e de interesse do usuário nesse objeto (cliente). Avaliação da conformidade por terceira parte

25 Produtos com certificação compulsória ProgramaÓrgão regulamentador Documento legal Regra ou Regulamento NBR / RT Adaptadores de plugues e tomadas InmetroPortaria Inmetro nº 324 de 21/08/07 RAC anexo Portaria Inmetro nº 324 de 21/08/2007 NBR Embalagens destinada ao envase de álcool Inmetro /Anvisa Portaria Inmetro n° 270 de 05/08/08 RAC anexo à Portaria Inme tro nº 270 de 05/08/08 Portaria Inmetro n° 269 de 05/08/08

26 Produtos com certificação voluntária ProgramaÓrgão regulamentador Documento legal Regra ou Regulamento NBR / RT Segurança de artigos escolares InmetroPortaria Inmetro nº 188 de 08/06/07 RAC anexo Portaria Inmetro nº 188 de 08/06/07 NBR 15236: 2005 Avaliação da conformidade da cachaça MAPA Portaria Inmetro nº 276 de 24/09/09 RAC anexo Portaria Inmetro nº 276 de 24/09/09 MAPA : IN nº 13 de 29/06/05

27 Antônio Ferreira Gerente de Inovação e Extensão Tecnológica. Fone:


Carregar ppt "Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades, com a finalidade de corrigir problemas existentes ou potenciais, com vistas à obtenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google