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GRUPO: Andreza Antonelli Katya Ribeiro Luis Henrique Maria das Graças

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Apresentação em tema: "GRUPO: Andreza Antonelli Katya Ribeiro Luis Henrique Maria das Graças"— Transcrição da apresentação:

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2 GRUPO: Andreza Antonelli Katya Ribeiro Luis Henrique Maria das Graças

3 ISO 9000 – Conceito e Características
“ISO” – International Organization Standardization (Organização Internacional Não-Governamental). Criação: 1947 em Genebra (Suíça) Conceito: conjunto de normas internacionais que buscam estabelecer um sistema de gestão da qualidade para organizações em geral.

4 ISO 9000 – Conceito e Características
Objetivo: promover a normatização de produtos e serviços para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Segmentos de abrangência: materiais, produtos, processos e serviços. Foco de melhoria: processos internos; capacitação dos funcionários; monitoramento do ambiente de trabalho; e verificação da satisfação do cliente e fornecedores.

5 ISO 9000 – Versões e Atualizações
1987 – Ano de lançamento das normas para o Sistema de Qualidade ISO série 9000; ISO 9000:1987 – baseado num modelo de normas de defesa militar, analisava a qualidade no design, produção e inspeção de produtos/serviços; ISO 9001:1994 – uma das alterações da norma, esse sistema reformulou em 20 tópicos-requisitos a garantia da qualidade para a certificação de serviços e produtos;

6 ISO 9000 – Versões e Atualizações
ISO 9001:2000 – renovou as normas anteriores proporcionando um maior envolvimento da gestão administrativa com os desejos e necessidades de seus clientes; ISO – agregou os valores da gestão administrativa a um Sistema de Gestão Ambiental; ISO 26000:2010 – Foco no Multistakeholder, isto é, todas as partes envolvidas.

7 ISO 9000 – Critérios para a Normatização
Pré - requisitos estabelecidos: Estruturação de padrões para todos os processos-chave da organização; Constante monitoramento e medição dos processos; Capacidade de rastrear as etapas do processo; Inspeção de qualidade; Revisão sistemática dos processos.

8 ISO 9000 – Critérios para a Normatização
3 formas para implementar da série ISO 9000: Contratar um recurso externo (exemplo – consultoria); Eleger um funcionário da empresa ou um pequeno grupo para executar o trabalho; Envolver praticamente todos os funcionários no processo.

9 ISO 9000 – Custo e Prazo para a Certificação
O prazo e o custo para realizar a certificação de uma empresa varia de acordo com o seu tipo, quantidade de unidades existentes, tipo de produto/serviço, área de abrangência, entre outros. Micro e pequenas empresas – R$ 5.000,00 a R$ 8.000,00/ prazo de 3 anos; Pequenas empresas – R$ 8.000,00 a R$ ,00 / prazo de 3 anos; Médias empresas – R$ ,00 a R$ ,00 / mesmo período.

10 ISO 9000 – Vantagens para a Organização
São inúmeras as vantagens que o certificado ISO pode gerar para a empresa que o contrata. Dentre elas pode-se destacar: Torna a organização mais sólida, reduz os riscos (internos e externos), prestígio para sua reputação, evita perda de mercado, reduz as queixas e reclamações dos seus consumidores, facilita as relações comerciais; Aumenta sua credibilidade e a satisfação de seus clientes;

11 ISO 9000 – Vantagens para a Organização
Responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente; Para os colaboradores: redução de conflitos internos e maior integração dos setores; melhoria do desempenho individual; redução de acidentes; maiores oportunidades de treinamento; maior controle e conhecimento dos processos; aumento a produtividade e recompensas.


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