A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram 300.000 -Certificações- 1999 400.000-Certificações- 2000 (Brasil: 6.200) 630.000-Certificações- 2003 (Previsão)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram 300.000 -Certificações- 1999 400.000-Certificações- 2000 (Brasil: 6.200) 630.000-Certificações- 2003 (Previsão)"— Transcrição da apresentação:

1

2 NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram Certificações Certificações (Brasil: 6.200) Certificações (Previsão) Certificações (Previsão) PAÍSES COM MAIOR CRESCIMENTO REAL EM CERTIFICAÇÕES AUSTRÁLIA / ESTADOS UNIDOS / CHINA / ALEMANHA 2000 REVISÃO DAS NORMAS SÉRIE ISO 9000 DE 1994

3 CRESCIMENTO DA CERTIFICAÇÃO ISO-9000 NO BRASIL

4 ISO9001: PORQUE MUDAR? Pesquisa realizada, mas de 80% dos pesquisados responderam que a norma versão 1994 é: Muito voltada para a indústria; Burocratizante; Requer maior clareza e simplicidade; Não é facilmente integrável a outras normas; Não se ajusta ás práticas dos processos;

5 ISO9001: As Principais Diferenças Estrutura orientada para o processo e sequência mais lógica no conteúdo; Melhoria contínua como passo importante para a melhoria do sistema de gestão da qualidade; Aumento significativo no papel desempenhado pela Alta Direção; O conceito das “exclusões permissíveis”; A monitoração de satisfação do cliente como medição de performance do sistema; Redução significativa na quantidade de documentação requerida; Melhoria da terminologia para facilitar a interpretação Benecificios para (Fornecedores, Colaboradores, Sociedade e Assionistas)

6 ISO/TS 16949:2002 SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DECISÃO ESTRATÉGICA Adotar na Organização 01

7 ISO/TS 16949:2002 ORGANIZAÇÃO OBJETIVOS ESPECÍFICOS VÁRIAS NECESSIDADES PRODUTOS FORNECIDOS PROCESSOS EMPREGADOS TAMANHO / ESTRUTURA INFLUENCIAM PARA PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 02

8 ISO/TS 16949:2002 PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE Organização focada no Cliente Liderança Envolvimento de Pessoas Enfoque no Processo Enfoque de Sistema para Gestão Melhoria Continuada Enfoque Factual para Tomada de Decisões Relacionamento com Fornecedores visando o Mútuo Benefício 03

9 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO/TS 16949:2002 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE FAZ ABORDAGEM DE PROCESSO VISANDO DESENVOLVIMENTO – IMPLEMENTAÇÃO – MELHORIA DA EFICÁCIA TENDO COMO RESULTADO ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DO CLIENTE TRAZENDO EM CONSEQÜÊNCIA CLIENTE MAIS SATISFEITO 04

10 ISO/TS 16949:2002 ABORDAGEM DE PROCESSO Legenda:Atividades que agregam valor Fluxo de informação Responsabilidade da direção Gestão de Recursos Realização do produto Medição, análise e melhoria Requisitos CLIENTESSatisfação CLIENTES Produto Saída Melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade Melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade Entrada 05

11 ISO/TS 16949:2002 PDCA – “Plan, Do, Check, Act” Planejamento (“Plan”) Estabelecimento dos objetivos e dos processos necessários para a obtenção de resultados, de acordo com os requisitos do cliente e com a política da qualidade da organização. Execução (“Do”) Implementação dos processos. Verificação (“Check”) Monitoramento e medição dos processos e produtos em relação à política, objetivos e requisitos para o produto, bem como comunicação dos resultados. Ação (“Act”) Tomada de ações a fim de melhorar continuamente o desempenho dos processos. AP CD 06


Carregar ppt "NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram 300.000 -Certificações- 1999 400.000-Certificações- 2000 (Brasil: 6.200) 630.000-Certificações- 2003 (Previsão)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google