Carregar apresentação
1
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE – 3 ANO Professora: Daniele Ferreira
2
Tema da aula de hoje: Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; Algumas das ferramentas e técnicas mais utilizadas.
3
ATIVIDADE DIRETRIZES: Grupos de 4 alunos; Discutir em Grupo as ferramentas e técnicas demonstradas na ultima aula e na de hoje, mais utilizadas; Na visão do Grupo, definir e hierarquizar quais são as 4 principais técnicas ou ferramentas utilizadas e por quê? Colocar nome, número, turma, a atividade e entregar. A atividade vale 1,5 ponto a ser somada com prova e demais trabalhos.
4
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total; Algumas das ferramentas e técnicas mais utilizadas. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
5
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; Quando falamos em Qualidade, alguns conceitos são relacionados e básicos para a compreensão deste tema. Podemos considerar que os principais são: Qualidade: está relacionada às percepções dos Indivíduos: expectativas, necessidades. Conceito subjetivo. Classe: Categoria ou classificação atribuída aos requisitos da qualidade para produtos, equipamentos, processos que tem a mesma funcionalidade. Ex: Selo de Consumo: A, B, C, D ou E em eletros.
6
Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total;
7
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; Controle de Qualidade: faz parte do Sistema de Gestão da Qualidade, com foco no atendimento e efetivo controle aos Requisitos pré-estabelecidos. Gestão da Qualidade: atividades desenvolvidas são coordenadas de acordo com os parâmetros da Qualidade. Rigorosidade na execução e acompanhamento dos processos internos, bem como controles.
8
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; Requisito: uma atividade ou necessidade que é expressa, normalmente, de forma obrigatória. Algo que deve-se atender, focar; Conformidade: estar de acordo, em linha com o(s) Requisito(s), ou seja, o desenvolvimento dos processos e atividades são desenvolvidos com base nos requisitos estabelecidos pela norma (certificação, política);
9
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; Não-conformidade: contrário da conformidade. É não atender ao requisito. Estar não conforme, pode trazer conseqüências quanto a certificações de ISO; Evidência Objetiva : informações, dados, fatos que apóiam ou confirmam a veracidade, constatação de alguma coisa. Pode ser obtida por meio de medições, observações, ensaios, arquivo de documentos físicos ou eletrônicos, etc.;
10
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; Os conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total também dizem respeito ao Sistema de Gestão, onde temos, pelo menos, Oito princípios: Organização focada no cliente: é a razão da Existência da organização. Esta deve-se preocupar em satisfazê-lo e, mais do que isso, superar suas expectativas, necessidades;
11
Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total;
12
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; 2) Liderança: Líderes bem preparados, com Habilidades para Gestão de Pessoas e desenvolvimento das equipes, direcionando-as para os objetivos e Estratégias Empresariais;
13
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; 3) Envolvimento das Pessoas: a Organização é feita de Pessoas e, estas, devem estar em linha e engajadas Com os objetivos, Projetos e Estratégias empresariais;
14
Conceitos e fundamentos da Gestão da Qualidade Total;
4)Abordagem do Processo: a eficiência em alcançar resultados quando as atividades são Sistematizadas é maior. Exemplo: Fluxograma;
15
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; 5) Abordagem Sistêmica da Gestão: Gerir de maneira Eficiente, minimizando impactos negativos, os processos internos e a inter-relação entre eles;
16
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; 6) Melhoria Contínua: este deve ser um objetivo permanente dentro das Organizações, mesmo que tenha chegado a sua maturidade empresarial, com Lucros de acordo com as expectativas;
17
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; 7) Abordagem Factual para tomada de decisões: a Base para tomada de decisões deve ser respaldada na análise eficiente de dados, fatos, informações, Estatísticas e números;
18
Conceitos e fundamentos da Gestão
da Qualidade Total; 8) Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: política de relacionamento com fornecedores baseada no ganha-ganha. Fornecedor percebido como Interdependente, possibilidade de agregar valor à Organização;
19
Por Hoje é só! Até nossa próxima aula!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.