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Gabriel Murgel Branco Fábio Cardinale Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de 2016 Próximos Passos para um Futuro Responsável PROCONVE – novas fases 13º.

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1 Gabriel Murgel Branco Fábio Cardinale Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de 2016 Próximos Passos para um Futuro Responsável PROCONVE – novas fases 13º Encontro Técnico de Alto Nível: Contaminação Atmosférica e os Desafios das Megacidades

2 ESTRUTURAÇÃO DE POLÍTICAS POLÍTICA PÚBLICA PARA A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DOS VEÍCULOS RESOLUÇÃO CONAMA Nº 18/86 e outras: estabelecem as bases e contam com a renovação natural da frota - PROCONVE Certificação de Tipo - Limites de Emissão - Durabilidade INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO DOS VEÍCULOS EM USO: resgata a conformidade dos veículos com as especificações ORIGINAIS – I/M RESOLUÇÕES CONAMA 418/2009 e 451/2012 Manutenção – “Defeat Devices” - Estatísticas POLÍTICAS COMPLEMENTARES ESTADUAIS e MUNICIPAIS: PCPV – Programa de Controle da Poluição Veicular - CETESB e SVMA PCPTrans – Programa de Controle de Poluição pelos Transportes – SMT PDLT – Programa de Desenvolvimento de Logística e Transportes - SLT

3 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 18/86 I - Instituir, em caráter nacional, o PROGRAMA DE CONTROLE DA POLUIÇÃO DO AR POR VEÍCULOS AUTOMOTORES - PROCONVE, com os objetivos de : reduzir os níveis de emissão visando o atendimento aos Padrões de Qualidade do Ar; promover o desenvolvimento tecnológico nacional; criar programas de inspeção e manutenção para veículos em uso; promover a conscientização da população ; estabelecer condições de avaliação dos resultados alcançados; promover a melhoria das características técnicas dos combustíveis;

4 Limites de Emissão – Veículos Leves Emissões Evaporativas: 2g/teste Aquecimento diurno Resfriamento após movimento

5 Limites de Emissão – Veículos Pesados FRAUDE do ARLA

6 Qualidade do ar na RMSP – Monóxido de Carbono

7 Os índices de qualidade por CO apresentam dois momentos distintos: PROCONVE e PCPV Programas I/M reduz incidência de qualidade “regular” em 50%, REDUZINDO EMISSÕES EVITÁVEIS; Dificuldade de dispersão aumenta até 2008; Média de 8hs é sensível ao tráfego. Qualidade do ar na RMSP – Evolução do CO

8 Qualidade do ar na RMSP – Ozônio

9 + running losses

10 Medição de: CO, HC, NOx, opacidade, velocidade, aceleração, placa SENSORIAMENTO REMOTO - SR

11 MEDIÇÃO POR SR - CAMINHÕES Fraude do ARLA

12 Medições da Emissão em Trânsito Gerenciamento eletrônico e inteligência embarcada: Aonde termina a calibração adaptativa......e começa o reconhecimento do ciclo – “defeat devices” Ensaios RDE – Real Driving Emissions test Novos critérios Comparações estatísticas Validação de trajetos

13 Necessidades de Atualização do PROCONVE REDUÇÕES DE VOC – LEVES E MOTOS:  Evaporativas de gasolina - ORVR Reabastecimento “Runing losses” Permeação – teste de 48 horas  Reconsiderar o Etanol não queimado no escapamento “HC equivalente em ozônio ”  Escapamento de motociclos REDUÇÕES DE NOx - PESADOS:  Conceitos do EURO VI Fraude do ARLA – aprimorar o OBD Ciclo WHTC (partida a frio) Novos limites Diesel TODOS OS VEÍCULOS:  OBD mais restritivo e detalhado – Califórnia  Ensaios RDE (Real Driving Emission) com monitoramento OBD – defeat devices  Obrigatoriedade do I&M nos grandes centros  Implantação do Sensoriamento Remoto - SR  CORRELAÇÃO DE TODOS O MÉTODOS: CERTIFICAÇÃO - I/M – RDE - SR

14 Aprimoramento de Critérios Projeto (Certificação) Fabricação (Cont. Qual.) Combustivel Inspeção & Manutenção (estatísticas) Fiscalização (S.R / OBD) Qualidade do Ar Integração dos Programas

15 Obrigado! gabriel.tcl@uol.com.br Tel 11 9 9216-8020 fabio.tcl@uol.com.br Tel 11 9 9955-8339

16 CONTRIBUIÇÃO VEICULAR Automóveis Motos Ônibus Caminhões  VOC CO  NOx MP IMPACTOS Saúde Meio Ambiente ozônio Material particulado emissões Qualidade do ar na RMSP – perspectiva geral VOC + NOx  Ozônio

17 EMISSÕES e Potencial de formação de ozônio – ton O 3 /ano Inventário de Poluentes Locais

18 INSPEÇÃO TRADICIONAL – I/M

19 PRINCÍPIOS DA MEDIÇÃO POR SR NOx HC CO 2 Pontos fora da curva CO


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