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PublicouLara Oliveira Prado Alterado mais de 7 anos atrás
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Gabriel Murgel Branco Fábio Cardinale Branco São Paulo, 21 e 22 de Julho de 2016 Próximos Passos para um Futuro Responsável PROCONVE – novas fases 13º Encontro Técnico de Alto Nível: Contaminação Atmosférica e os Desafios das Megacidades
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ESTRUTURAÇÃO DE POLÍTICAS POLÍTICA PÚBLICA PARA A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DOS VEÍCULOS RESOLUÇÃO CONAMA Nº 18/86 e outras: estabelecem as bases e contam com a renovação natural da frota - PROCONVE Certificação de Tipo - Limites de Emissão - Durabilidade INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO DOS VEÍCULOS EM USO: resgata a conformidade dos veículos com as especificações ORIGINAIS – I/M RESOLUÇÕES CONAMA 418/2009 e 451/2012 Manutenção – “Defeat Devices” - Estatísticas POLÍTICAS COMPLEMENTARES ESTADUAIS e MUNICIPAIS: PCPV – Programa de Controle da Poluição Veicular - CETESB e SVMA PCPTrans – Programa de Controle de Poluição pelos Transportes – SMT PDLT – Programa de Desenvolvimento de Logística e Transportes - SLT
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RESOLUÇÃO CONAMA Nº 18/86 I - Instituir, em caráter nacional, o PROGRAMA DE CONTROLE DA POLUIÇÃO DO AR POR VEÍCULOS AUTOMOTORES - PROCONVE, com os objetivos de : reduzir os níveis de emissão visando o atendimento aos Padrões de Qualidade do Ar; promover o desenvolvimento tecnológico nacional; criar programas de inspeção e manutenção para veículos em uso; promover a conscientização da população ; estabelecer condições de avaliação dos resultados alcançados; promover a melhoria das características técnicas dos combustíveis;
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Limites de Emissão – Veículos Leves Emissões Evaporativas: 2g/teste Aquecimento diurno Resfriamento após movimento
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Limites de Emissão – Veículos Pesados FRAUDE do ARLA
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Qualidade do ar na RMSP – Monóxido de Carbono
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Os índices de qualidade por CO apresentam dois momentos distintos: PROCONVE e PCPV Programas I/M reduz incidência de qualidade “regular” em 50%, REDUZINDO EMISSÕES EVITÁVEIS; Dificuldade de dispersão aumenta até 2008; Média de 8hs é sensível ao tráfego. Qualidade do ar na RMSP – Evolução do CO
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Qualidade do ar na RMSP – Ozônio
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+ running losses
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Medição de: CO, HC, NOx, opacidade, velocidade, aceleração, placa SENSORIAMENTO REMOTO - SR
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MEDIÇÃO POR SR - CAMINHÕES Fraude do ARLA
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Medições da Emissão em Trânsito Gerenciamento eletrônico e inteligência embarcada: Aonde termina a calibração adaptativa......e começa o reconhecimento do ciclo – “defeat devices” Ensaios RDE – Real Driving Emissions test Novos critérios Comparações estatísticas Validação de trajetos
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Necessidades de Atualização do PROCONVE REDUÇÕES DE VOC – LEVES E MOTOS: Evaporativas de gasolina - ORVR Reabastecimento “Runing losses” Permeação – teste de 48 horas Reconsiderar o Etanol não queimado no escapamento “HC equivalente em ozônio ” Escapamento de motociclos REDUÇÕES DE NOx - PESADOS: Conceitos do EURO VI Fraude do ARLA – aprimorar o OBD Ciclo WHTC (partida a frio) Novos limites Diesel TODOS OS VEÍCULOS: OBD mais restritivo e detalhado – Califórnia Ensaios RDE (Real Driving Emission) com monitoramento OBD – defeat devices Obrigatoriedade do I&M nos grandes centros Implantação do Sensoriamento Remoto - SR CORRELAÇÃO DE TODOS O MÉTODOS: CERTIFICAÇÃO - I/M – RDE - SR
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Aprimoramento de Critérios Projeto (Certificação) Fabricação (Cont. Qual.) Combustivel Inspeção & Manutenção (estatísticas) Fiscalização (S.R / OBD) Qualidade do Ar Integração dos Programas
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Obrigado! gabriel.tcl@uol.com.br Tel 11 9 9216-8020 fabio.tcl@uol.com.br Tel 11 9 9955-8339
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CONTRIBUIÇÃO VEICULAR Automóveis Motos Ônibus Caminhões VOC CO NOx MP IMPACTOS Saúde Meio Ambiente ozônio Material particulado emissões Qualidade do ar na RMSP – perspectiva geral VOC + NOx Ozônio
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EMISSÕES e Potencial de formação de ozônio – ton O 3 /ano Inventário de Poluentes Locais
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INSPEÇÃO TRADICIONAL – I/M
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PRINCÍPIOS DA MEDIÇÃO POR SR NOx HC CO 2 Pontos fora da curva CO
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