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● Verificar os principais gases poluentes ● Visualizar os principais problemas causados pela poluição para o meio ambiente e saúde humana ● Verificar.

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2 ● Verificar os principais gases poluentes ● Visualizar os principais problemas causados pela poluição para o meio ambiente e saúde humana ● Verificar as novas tecnologias e programas focando a emissão veicular ● Conhecer o PROCONVE e verificar seus principais objetivos e resultados ● Identificar os principais aspectos legais ● Identificar os principais equipamentos para realizar a fiscalização de emissão veicular ● Visualizar as principais irregularidades na questão de emissão OBJETIVOS.

3 EMISSÕES VEICULARES.

4 Os principais poluentes emitidos por veículos automotores são: ► Monóxido de Carbono (CO); ► Hidrocarbonetos (HC); ► Óxidos de Nitrogênio (NOx); ► Óxidos de Enxofre (SOx); ► Aldeídos; ► Material particulado (Fuligem, poeira, metal, etc.). EMISSÕES VEICULARES.

5 PROBLEMAS CLIMÁTICOS E DE SAÚDE.

6 NOVAS IDÉIAS

7 INOVAÇÕES IMPLANTADAS

8 REDUÇÃO GRADUAL DAS EMISSÕES.

9 REDUÇÃO GRADUAL DAS EMISSÕES.

10 IMPLANTAÇÃO DO PROCONVE. Programa contínuo, dividido em fases ● Fixar prazos ● Estabelecer limites de emissões máximos ● Estabelece exigências tecnológicas.

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12 REDUÇÃO GRADUAL DAS EMISSÕES.

13 PODEMOS FISCALIZAR ? - DECRETO 1.655/95 - VALORES DA PRF - CTB - LEI 9.605/98 - CF art 225 FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL.

14 AMPAROS LEGAIS - IN IBAMA 06/2010 - Resolução CONTRAN 452/2013 - Portaria DENATRAN 38/2014 - LEI 8.723/1993 - LEI 9.605/1998 – Art. 54 - Decreto 6.514/2008 – Art.61, 62, 68 e 71 - NBR 12897 - Resolução CONAMA 18/1986 (PROCONVE) FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL.

15 . ESCALA DE RINGELMANN. ● Complexa ● Subjetiva ● Apenas uso diurno ● Limitada ● Questionada ● Ultrapassada.

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17 APLICATIVO PARA OPACIDADE.

18 Para a fiscalização realizada pela PRF, um ponto interessante é o parágrafo primeiro do artigo V da portaria 38/2014 - DENATRAN que limita em 24 meses, a partir da publicação em 1º de abril de 2014, que na ausência de analisadores de gases e de opacímetros, poderá ocorrer a fiscalização por meio da escala de Ringelmann. LIMITE PARA USO DA ESCALA.

19 OPACÍMETRO. Utilizado para fiscalizar veículos ciclo Diesel. Mede a opacidade dos gases emitidos pelo veículo, (Fumaça Preta).

20 ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio NOx) é um reagente que é usado juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR), >=2012, para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) presentes nos gases de escape dos veículos a diesel. O ARLA 32 é uma solução de 32,5% de uréia de alta pureza em água desmineralizada que é transparente, não tóxica e de manuseio seguro. Ele não é explosivo, nem inflamável nem danoso ao meio ambiente. O ARLA 32 é classificado como produto de categoria de risco mínimo no transporte de fluidos. Não é um combustível, nem um aditivo de combustível e precisa ser utilizado em um tanque específico em seu veículo diesel SCR. O abastecimento é feito de forma semelhante ao diesel. Se você derramar ARLA 32 em suas mãos, basta lavá-las com água. O QUE É ARLA 32 ?.

21 REDUÇÃO DO NOx. O NOx é um gás invisível, de odor característico e muito irritante. A pessoa atingida sente imediatamente ardência nos olhos, no nariz e nas mucosas em geral. O NOx reage com todas as partes do corpo expostas ao ar, pele e mucosas, e provoca lesões celulares..

22 FRAUDES NO ARLA 32 ● Diretamente no composto: Motoristas substituem o ARLA 32 por outros líquidos como: Mistura de água de torneira com ureia agrícola, ARLA falsificado, ARLA misturado com água, Água de torneira, Urina...... ● Burlando o sistema eletrônico do veículo: retirada de fusível, instalação de chip ● ou emulador, desativação completa do sistema. ● Alterações no Sistema OBD (On Board Diagnóstics) – Reprogramação da Central – Computador de Bordo

23 ILÍCITOS RELACIONADOS ● CTB. Art. 230 VII Alteração de características. ● CTB. Art.230 VIII Não ter sido submetido a inspeção veicular ● CTB. Art. 231 III Emitindo poluentes. ● Lei. 9605/98. Art. 54 ● Decreto 6.514/2008 – Art. 61,62,68 e 71

24 FACILIDADE EM FRAUDAR.

25 LUZES PAINEL.

26 REFRATÔMETRO.

27 NEGRO DE ERIOCROMO. ARLA ÁGUA DESMINERALIZADA. ARLA ÁGUA COMUM.

28 INCRUSTAÇÃO DE CÁLCIO E MAGNÉSIO NO CATALIZADOR.

29 ANALISADOR DE GASES. Utilizado para fiscalizar veículos ciclo Otto (Gasolina, Álcool e Gás). Mede os principais gases poluentes e previstos na legislação. PROCONVE/PROMOT (homologação): CO, CO2; HC; NOx; NMHC e MP PCPV, (Veículos em uso): HC e CO.

30 LEITOR UNIVERSAL DE OBD. Utilizado para fiscalizar veículos ciclo Otto e ciclo Díesel. Apresenta diversas informações do veículo, incluindo os últimos 400 dias de funcionamento. Excelente equipamento para auxiliar a identificação veicular..

31 NOVAS FRAUDES.

32 PROCEDIMENTOS. - Abordagem ao Veículo - Exibição de Documentos - Retirar o motorista na cabine - Localizar o Tanque de Arla 32 (Veículos a partir de 2012) -Realizar o Teste de Arla com o Refratômetro e Negro de Eriocromo na presença do motorista -Todo ilícito deve ser registrado com fotos, aparecendo os documentos, o display do refratômetro, emulador, fusível e PRF -Se não tiver Arla ou estiver acima de 35%, possivelmente está com o emulador. Fazer registro fotográfico..

33 PROCEDIMENTOS. - Identificar luzes de alerta no painel - Identificar botões instalados no veículo -Retirar o o fusível responsável pelo “sistema SCR, ARLA, OBD...” e verificar a falha no painel do veículo. -O BOP deve ser muito bem detalhado, visando orientar e não deixar dúvidas para o Fiscal Ambiental e autoridade policial..

34 PROCEDIMENTOS. - Aplicar a multa do CTB, sendo: Retirada do fusível ou uso do emulador - Artigo 230 VII – 66102 (Característica Alterada) Tanque do Arla vazio/fusível queimado - Artigo 230 IX – 66372 ( Equipamento Ineficiente ou Inoperante) -Elaboração do BOP, encaminhando para PC por infringir o Artigo 54 da Lei 9605/98, Cópia para IBAMA. Anexar no BOP as fotos e as Autuações do Ibama.


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