A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 62 2008 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 62 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA
TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 12 – LEGISLAÇÃO PARTE 1 SCOPINO TREINAMENTOS

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AULA 11 – CANISTER E BLOW BY
Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 12 – LEGISLAÇÃO PARTE 1

6 PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO QUEIMA DA MISTURA DETALHES DOS GASES COMO MEDIR
EQUIPAMENTOS DE TESTES SISTEMAS DE CONTROLE CATALISADOR VÁLVULA EGR CANISTER E BLOW BY LEGISLAÇÃO

7 O MEIO AMBIENTE

8 PROCONVE Instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, em 1986, em âmbito nacional, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve estabeleceu um cronograma de redução gradual da emissão de poluentes para veículos leves (automóveis) e para veículos pesados (ônibus e caminhões).

9 LINHA DE INSPEÇÃO

10 IMPOSIÇÃO Baseado na experiência dos países desenvolvidos, o Programa adota procedimentos diversos para a implementação das tecnologias industriais já existentes, adaptadas às condições e necessidades brasileiras. O Proconve impõe ainda a certificação de protótipos e linhas de produção, a autorização especial do órgão ambiental federal para uso de combustíveis alternativos, o recolhimento e preparo dos veículos ou motores encontrados em desacordo com o projeto.

11 PRAZOS O Proconve deu prioridade ao segmento de veículos leves devido ao grande número e utilização intensiva, o que o caracteriza como o maior problema em termos de poluição veicular. Para tanto, foram estabelecidos limites de emissão de poluentes no escapamento dos veículos. Para o cumprimento destes limites, foi necessário dar prazos para o desenvolvimento dos veículos, adaptação da indústria de autopeças, melhoria de especificações dos combustíveis .

12 AS FASES Sua primeira fase entrou em vigor em 1989, a segunda em 1992 (quando a maioria dos carros adotou catalisador, outros a injeção e alguns ambos os sistemas) e a terceira em 1997 (desde então catalisador e injeção multiponto equipam todos os modelos). A tabela mostra os limites máximos de emissões de cada uma das fases.

13 A TABELA Monóxido de carbono (CO) 24 12 0,2 Hidrocarbonetos (HC) 2,1
Limites em g/km Fase Fase Fase Monóxido de carbono (CO) 24 12 0,2 Hidrocarbonetos (HC) 2,1 1,2 0,3 Óxidos de nitrogênio (NOX) 2 1,4 0,6

14 DICA A TABELA DE CONTROLE DE POLUENTES É DE VERIFICAÇÃO E NÃO DETERMINA O QUE E COMO DEVEM SER FEITAS AS ADEQUAÇÕES NOS VEÍCULOS. NÃO DETERMINA O USO DO CATALISADOR OU MESMO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, MAS APRESENTA VALORES BAIXOS DE POLUENTES QUE SOMENTE COM ESTES DISPOSITIVOS É POSSÍVEL ATINGÍ-LOS.

15 TABELA BÁSICA POR ANO LIMITES CO % HC PPM Até 1979 6,0 700 1100
ANO/MODELO MARCHA LENTA GASOLINA ÁLCOOL Até 1979 6,0 700 1100 5,0 1989 4,0 3,5 3,0 > 1997 1,0

16 SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
O QUE HÁ NOS CARROS LIMITES SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO ANO/MODELO Até 1979 CARBURADOR 1989 + CANISTER + ALGUNS COM INJEÇÃO MULTIPONTO + CATALISADOR OU MONOPONTO OU CARBURADOR ELETRÔNICO > 1997 CATALISADOR + INJEÇÃO MULTIPONTO

17 SELO DE APROVAÇÃO

18 AS MOTOS Visando complementar o controle do Proconve e assim contribuir para a redução da poluição do ar oriunda de fontes móveis no Brasil, foi criado, em 2002, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - Promot. E agora, a tendência é que as motos e afins, para se adequar a Lei, deverão ter catalisador ou injeção eletrônica, ou até os dois.

19 ANÁLISE DE GASES NA OFICINA

20 O QUE A LEI DO PROCONVE MELHOROU NO MEIO AMBIENTE ?
PERGUNTA O QUE A LEI DO PROCONVE MELHOROU NO MEIO AMBIENTE ?

21 RESPOSTA ALÉM DE ALTERAÇÕES NOS VEÍCULOS, MUDOU MUITO A QUESTÃO AMBIENTAL, VISTO QUE 10% DE VEÍCULOS DESREGULADOS GERAM 45% DO TOTAL DE POLUNETES.

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 64 ELÉTRICA E ELETRÔNICA ANÁLISE DE GASES PARTE 13 Instrutor Scopino 


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 62 2008 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google