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AULA TÉCNICA 62 2008 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 12 – LEGISLAÇÃO PARTE.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 12 – LEGISLAÇÃO PARTE 1

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC DURANTE OU AO FINAL DESTA AULA TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO.

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5 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE AULA 11 – CANISTER E BLOW BY Nesta aula veremos: ANÁLISE DE GASES AULA 12 – LEGISLAÇÃO PARTE 1

6 PROGRAMAÇÃO INTRODUÇÃO QUEIMA DA MISTURA DETALHES DOS GASES COMO MEDIR EQUIPAMENTOS DE TESTES SISTEMAS DE CONTROLE CATALISADOR VÁLVULA EGR CANISTER E BLOW BY LEGISLAÇÃO

7 O MEIO AMBIENTE

8 PROCONVE Instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, em 1986, em âmbito nacional, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - Proconve estabeleceu um cronograma de redução gradual da emissão de poluentes para veículos leves (automóveis) e para veículos pesados (ônibus e caminhões).

9 LINHA DE INSPEÇÃO

10 IMPOSIÇÃO Baseado na experiência dos países desenvolvidos, o Programa adota procedimentos diversos para a implementação das tecnologias industriais já existentes, adaptadas às condições e necessidades brasileiras.tecnologias O Proconve impõe ainda a certificação de protótipos e linhas de produção, a autorização especial do órgão ambiental federal para uso de combustíveis alternativos, o recolhimento e preparo dos veículos ou motores encontrados em desacordo com o projeto.

11 PRAZOS O Proconve deu prioridade ao segmento de veículos leves devido ao grande número e utilização intensiva, o que o caracteriza como o maior problema em termos de poluição veicular. Para tanto, foram estabelecidos limites de emissão de poluentes no escapamento dos veículos. Para o cumprimento destes limites, foi necessário dar prazos para o desenvolvimento dos veículos, adaptação da indústria de autopeças, melhoria de especificações dos combustíveis.

12 AS FASES Sua primeira fase entrou em vigor em 1989, a segunda em 1992 (quando a maioria dos carros adotou catalisador, outros a injeção e alguns ambos os sistemas) e a terceira em 1997 (desde então catalisador e injeção multiponto equipam todos os modelos). A tabela mostra os limites máximos de emissões de cada uma das fases.

13 A TABELA Limites em g/kmFase Fase Fase Monóxido de carbono (CO) 24120,2 Hidrocarbo netos (HC) 2,11,20,3 Óxidos de nitrogênio (NOX) 21,40,6

14 DICA A TABELA DE CONTROLE DE POLUENTES É DE VERIFICAÇÃO E NÃO DETERMINA O QUE E COMO DEVEM SER FEITAS AS ADEQUAÇÕES NOS VEÍCULOS. NÃO DETERMINA O USO DO CATALISADOR OU MESMO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, MAS APRESENTA VALORES BAIXOS DE POLUENTES QUE SOMENTE COM ESTES DISPOSITIVOS É POSSÍVEL ATINGÍ-LOS.

15 TABELA BÁSICA POR ANO LIMITESCO %HC PPM ANO/MODELOMARCHA LENTAGASOLINA ÁLCOOL Até 19796, , , , , > 19971,

16 O QUE HÁ NOS CARROS LIMITESSISTEMA DE ALIMENTAÇÃO ANO/MODELO Até 1979 CARBURADOR CARBURADOR CANISTER ALGUNS COM INJEÇÃO MULTIPONTO CATALISADOR OU MONOPONTO OU CARBURADOR ELETRÔNICO > 1997 CATALISADOR + INJEÇÃO MULTIPONTO

17 SELO DE APROVAÇÃO

18 AS MOTOS Visando complementar o controle do Proconve e assim contribuir para a redução da poluição do ar oriunda de fontes móveis no Brasil, foi criado, em 2002, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares - Promot. E agora, a tendência é que as motos e afins, para se adequar a Lei, deverão ter catalisador ou injeção eletrônica, ou até os dois.

19 ANÁLISE DE GASES NA OFICINA

20 PERGUNTA O QUE A LEI DO PROCONVE MELHOROU NO MEIO AMBIENTE ?

21 RESPOSTA ALÉM DE ALTERAÇÕES NOS VEÍCULOS, MUDOU MUITO A QUESTÃO AMBIENTAL, VISTO QUE 10% DE VEÍCULOS DESREGULADOS GERAM 45% DO TOTAL DE POLUNETES.

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 64 ELÉTRICA E ELETRÔNICA ANÁLISE DE GASES PARTE 13 Instrutor Scopino


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