A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manipulação da Fertilidade ReproduçãoAssistida 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manipulação da Fertilidade ReproduçãoAssistida 1."— Transcrição da apresentação:

1 Manipulação da Fertilidade ReproduçãoAssistida 1

2 Aborto 2 A partir do referendo 2007, tornou-se possível interromper a gravidez por opção da mulher. O aborto é a interrupção da gravidez. O aborto pode ser natural ou voluntário. Em qualquer dos casos, o aborto não é um método contraceptivo.

3 3 Infertilidade Incapacidade temporária ou permanente em conceber um filho e em levar uma gravidez até ao seu termo natural, após dois anos de relações sexuais sem contraceptivo.

4 Factores de infertilidade feminina e masculina 4

5 Causas de infertilidade masculina 5 -Anomalias congénitas dos testículos ; - Ausência de produção de espermatozóides ; - Produção de espermatozóides em número insuficiente ; - Percentagem elevada de espermatozóides anormais ; - Anomalias na libertação de espermatozóides ; - Exposição a tóxicos, como tabaco, álcool, drogas.

6 Testes para determinar as causas de infertilidade masculina Análises hormonais Análises hormonais Exames ao esperma Exames ao esperma Testes genéticos Testes genéticos Biopsia testicular Biopsia testicular Análise à urina Análise à urina 6

7 Causas de infertilidade feminina - Ausência ou atrofia dos ovários, trompas, útero ; - Não há produção de oócitos ; Anomalias na produção de hormonas, levando a problemas na ovulação ; - Problemas ao nível do endométrio ; - Infecções das vias genitais ; - Muco cervical desfavorável aos espermatozóides ; - Exposição a tóxicos, como tabaco, álcool, drogas. 7

8 Testes para determinar as causas de infertilidade feminina Análises hormonais Análises hormonais Exames ao muco cervical Exames ao muco cervical Testes genéticos Testes genéticos Ultra – som vaginal Ultra – som vaginal Despistagem de infecções Despistagem de infecções sexualmente transmissíveis sexualmente transmissíveis 8

9 Doenças sexualmente transmissíveis (DST), são também causas de infertilidade masculina e feminina : - SIDA – vírus da Imunodeficiência humana (HIV) - Hepatite B – vírus da hepatite humana - Herpes genital – vírus Herpes simplex tipo 2 - Gonorreia – Bactéria, Neisseria gonorroea - Sífilis – Bactéria, Treponema pallidum - Candidíase – Fungo, Candida albicana - Tricomoniase – Protozoário, Trichomonas vaginalis 9

10 Reprodução assistida 10 Reprodução assistida de técnicas Reprodução assistida é o conjunto de técnicas que visam obter uma gestação substituindo ou facilitando uma etapa deficiente no processo reprodutivo. As técnicas mais comuns de reprodução assistida incluem:  a inseminação artificial;  a fertilização in vitro;  a transferência intratubárica de gâmetas, de zigotos ou de embriões;  a microinjeção intracitoplasmática de espermatozóides.

11 Inseminação artificial / Inseminação intra – uterina / IUI 11  - Quando os espermatozóides não atingem as trompas de Falópio.  - Faz-se a transferência mecânica de espermatozóides, previamente recolhidos, tratados e selecionados, para o interior do aparelho genital feminino, na altura da ovulação.

12 Fertilização In Vitro ( FIV ) 12 Em caso de problemas nos ovários, obstrução das trompas… Desenvolvimen to folicular Ovulação A mulher é tratada com Progesterona para desenvolver o endométrio, facilitar a Nidação.

13 Fertilização In Vitro ( FIV ) 13 IVF – ET Antigamente era chamado de IVF – ET ( In Vitro Fertilization – Embryo Transfer )

14 Transferência intratubárica de gâmetas e de zigotos 14  - Transferência intratubárica de gâmetas ou GIFT (Gamete Intrafallopian Transfer ) Os espermatozóides e os oócitos, previamente isolados são transferidos para o interior das trompas de Falópio de modo a que só aí ocorra a sua fusão. Neste caso, a fecundação é in vivo.  - Transferência intratubárica de zigotos ou ZIFT ( Zygote Intrafallopian Transfer) Os dois gâmetas são postos em contacto in vitro, em condições próprias para se dar a fecundação. O zigoto ou zigotos resultantes são transferidos por laparoscopia para o interior das trompas de Falópio.

15 Injecção Intracitoplasmática de um espermatozóide - ICSI 15 Microinjeção de um único espermatozóide diretamente no citoplasma de um oócito. Seguidamente, o embrião é implantado no útero segundo a técnica FIV. É uma técnica de precisão realizada com um microscópio

16 Injecção intracitoplasmática de um espermatozóide num oócito 16

17 Crioconservação de gâmetas e de embriões 17  - É a conservação de espermatozóides e embriões por congelação a baixas temperaturas ( azoto líquido abaixo dos -190ºC).  Em relação aos oócitos ainda não existe uma técnica de crioconservação satisfatória, devido ao oócito II se encontrar em Metafase II e o fuso acromático se desfazer facilmente com a congelação.

18 Diagnóstico genético pré – implantação, Biópsia de embriões ou PGD 18 Consiste na extracção de uma única célula de um embrião com 6 a 8 células, sem o danificar; Faz-se o estudo cromossómico ; Só depois o embrião é transferido para o útero.

19 Conclusão É importante que ambos os elementos do casal sejam examinados, de forma a que se possa escolher o método mais adequado à situação. É importante que ambos os elementos do casal sejam examinados, de forma a que se possa escolher o método mais adequado à situação. As técnicas mais utilizadas são a inseminação artificial (FIV) e a ICSI (Injecção intracitoplasmática de um espermatozóide ) 19

20 Conclusão FIV ICSI 20


Carregar ppt "Manipulação da Fertilidade ReproduçãoAssistida 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google