A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois é através dela que ocorre a perpetuação da espécie. Pela reprodução do ser humano envolver dois sexos, ela é chamada de sexuada, onde o homem contribui com o gameta, denominado espermatozóide que é produzido no sistema reprodutor masculino e as mulheres contribuem com o gameta, denominado óvulo produzido pelo sistema reprodutor feminino.

2 APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são: os testículos; um sistema de ductos ; as glândulas sexuais acessórias; diversas estruturas de suporte incluindo o escroto e o pênis.

3 Aparelho reprodutor masculino
Qual é a função dos testículos? Vesícula seminal Canal deferente Próstata Epidídimo Testículo Pénis Escroto Uretra

4

5 Aparelho reprodutor masculino
Testículos É o órgão onde se formam os espermatozóides. Saco escrotal Ou escroto, é uma bolsa de pele situada abaixo do pênis, dentro do qual se aloja o par de testículos, que são as gônadas masculinas.

6 Aparelho reprodutor masculino
Os órgãos reprodutores masculinos internos são os testículos, os dutos condutores de espermatozóides (dutos deferentes, duto ejaculador e uretra) e as glândulas acessórias (vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais

7 Aparelho reprodutor masculino
Glândulas Sexuais Acessórias Vesículas Seminais; Próstata; Glândulas Bulbouretrais.

8 Morfofisiologia do aparelho reprodutor masculino
Bexiga Vesícula seminal Próstata Canal deferente Uretra Epidídimo Testículo Tubo seminífero Prepúcio

9 Aparelho reprodutor masculino
Sêmen é a mistura de espermatozóide e de líquido seminal, líquido que consiste nas secreções dos tubos seminíferos, vesícula seminal, próstata e glândulas bulbouretrais.

10 Aparelho reprodutor masculino
Pênis é o órgão copulador do aparelho sexual masculino, contendo a uretra que é um canal compartilhado pelo sistema genital e urinário, ou seja, passagem para a ejaculação do sêmen e para a excreção da urina.

11 APARELHO REPRODUTOR FEMININO
É constituído por: Uma vulva (genitália externa); Uma vagina; Um útero; Duas tubas uterinas; Dois ovários.

12 Aparelho reprodutor feminino
Esses órgãos são: Monte púbico Lábios maiores Lábios menores Clitóris Vulva (Genitália Externa)

13 Morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino
Trompa de falópio Pavilhão da trompa Cavidade uterina Ovário Útero Ligamento do ovário Vagina Colo do útero Qual é a função dos ovários?

14 A fecundação Chama-se fertilização ao momento em que um espermatozóide penetra num óvulo

15 ou Zigoto

16 Métodos Contraceptivos

17 ANTICONCEPÇÃO Tipos de Métodos 1) Métodos Comportamentais
2) Métodos de Barreira 3) Métodos Químicos 4) Métodos Definitivos

18 1) Métodos Comportamentais
Os métodos comportamentais, ou de abstinência periódica, são métodos que requerem que a mulher tenha ciclos regulares e conheça seu período fértil. Métodos requerem a cooperação de ambos os parceiros. Obs: estes métodos não são seguro

19 TABELINHA A tabelinha é conhecida também como método do calendário, pois a mulher de acordo com o histórico de suas menstruações,identifica o seu período fértil através do calendário. Sabendo-se disso, o casal, que quer evitar um gravidez, consegue saber quando não devem manter relações sexuais.

20

21 2) MÉTODO DE BARREIRA A) CONDOM MASCULINO E FEMININO
O condom, ou preservativo, método anticoncepcional utilizado por aproximadamente 45 milhões de casais em idade reprodutiva em todo o mundo. Previne a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis (DST), inclusive HIV/AIDS. Falha Condom 2-12 % Condom feminino 5-21 %

22

23 DIAFRAGMA                                                                                                          Método: É um pequeno dispositivo circular de borracha com borda firme e flexível, que ao ser colocada na vagina forma uma barreira física sobre o colo do útero.

24 Mecanismos de Ação Evita que o esperma tenha acesso ao aparelho reprodutor feminino Evita que os microorganismos (DSTs) passem de um parceiro para outro (somente com camisinhas de latex ou vinil)

25 ESPERMICIDAS Compostos que inativam ou matam os espermatozóide.

26 D.I.U. O DIU é um aparelho que é colocado dentro do útero da mulher
O mais usado é o T de cobre que afeta os espermatozóides, matando-os ou diminuindo sua movimentação. Altera também o muco cervical, a cavidade uterina e a movimentação das trompas. Deve ser colocado durante a menstruação e dura pelo menos quatro anos. Para colocar e retirar o DIU é preciso de intervenção médica.

27 3) Métodos Químicos A) Anticoncepcionais Orais Combinados
Os anticoncepcionais orais combinado, mais conhecidos como pílula, são usados por cerca de 20% das mulheres em idade fértil. Método anticoncepcional reversível mais utilizado no país. Falha %

28 B) INJEÇÕES DE ANTICONCEPCIONAIS
São hormônios injetáveis, que podem ser mensal ou trimestral. Mensal - injetado dois hormônios (estrógeno e progesterona), Trimestral - aplicado somente o progesterona. Mecanismo de ação Esse método funciona impedindo a ovulação.

29 4) Métodos Definitivos ESTERILIZAÇÃO FEMININA
Requer procedimento cirúrgico, simples e seguro. A esterilização feminina é também conhecida como laqueadura tubária, ligadura tubária, ligadura de trompas, oclusão tubária anticoncepção cirúrgica voluntária. Falha: 0,1-0,4%

30 4) Métodos Definitivos ESTERILIZAÇÃO MASCULINA
Método de anticoncepção permanente. Procedimento cirúrgico simples, seguro e rápido. Não afeta o desempenho sexual. Falha < 0,1% Homens: 43 milhões


Carregar ppt "Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google