A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO FAMILIAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO FAMILIAR"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO FAMILIAR
É um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos, tanto para auxiliar a ter filhos, quanto para prevenir uma gravidez indesejada, ou seja, recursos para a anticoncepção. O Planejamento familiar é um direito sexual e reprodutivo e assegura a livre decisão da pessoa sobre ter ou não ter filhos. Não pode haver imposição sobre o uso de métodos anticoncepcionais ou sobre o número de filhos.

2 TABELINHA Procura calcular o início e o fim do período fértil e somente é adequado para mulheres com ciclo menstrual regular.

3 CAMISINHA MASCULINA camisinha ou preservativo: quase todas as pessoas podem usar; protege contra doenças sexualmente trans-missíveis, inclusive AIDS; previne doenças do colo uterino; não faz mal a saúde; é de fácil acesso.

4 CAMISINHA FEMININA O produto já vem lubrificado devendo ser utilizado uma única vez Retirar da embalagem somente na hora do uso. Flexionar o anel de modo que possa ser introduzido na vagina. Com os dedos indicador e médio, empurrar o máximo que puder, de modo que fique sobrando um pouco para fora, o que deve permanecer assim durante a relação. Retirar logo após a ejaculação, rosqueando o anel para que não escorra o líquido seminal para dentro da vagina.

5 Se usada corretamente, sua eficácia é alta.
Efeitos colaterais: aler-gia ou irritação, que pode ser reduzida trocando a marca e tipo e com uso de lubrificantes à base de água.   A camisinha Feminina, quando bem colocada, não incomoda nem diminui o prazer sexual.

6 DIAFRAGMA Diafragma:é um anel flexível, coberto por uma membrana de borracha fina, que a mulher deve colocar na vagina, para cobrir o colo do útero. Deve ser utilizado junto com um espermicida, no máximo 6 horas antes da relação sexual. A higienização e o armazenamento corretos do diafragma são fatores importantes na prevenção de infecções genitais. Recomenda-se introduzir na vagina de 15 a 30 minutos antes da relação sexual e só retirar 6 a 8 horas após a última relação sexual de penetração. Deve ser indicado somente por um médico.

7 DISPOSITIVO INTRA-UTERINO (DIU)
Dispositivo Intra-Uterino (DIU): os DIUs são artefatos de polietileno, aos quais podem ser adicionados cobre ou hormônios, que são inseridos na cavidade uterina exercendo sua função contraceptiva. Atuam impedindo a fecundação, tornando difícil a passagem do espermatozóide pelo trato reprodutivo feminino.

8 MIRENA Lançado recentemente no Brasil, o Mirena é um novo método endoceptivo, como o DIU. Trata-se de um dispositivo de plástico ou de metal colocado dentro do útero. É um DIU combinado com hormônios. 

9 PÍLULA DO DIA SEGUINTE Pílula pós-coito ou pílula do dia seguinte: Este método só deve ser usado nos casos de emergência (antes de 72 horas após o coito), ou seja, nos casos em que os outros métodos anticoncepcionais não tenham sido adotados ou, em caso de estupro.

10 ADESIVO ANTICONCEPCIONAL
O Evra é um adesivo anticoncepcional que deve ser colado na pele, em diversos locais do corpo, permanecendo por uma semana. A maior vantagem é que a mulher não precisará tomar a pílula todos os dias e, que não possuem efeitos colaterais.

11 INJETÁVEIS São anticoncepcionais hormo-nais que contém progesterona ou associação de estrogênios, com doses hormonais de longa duração. Com obtenção de efeito contraceptivo por períodos de 1 ou 3 meses, ou de uma associação de estrogênio e progesterona para uso mensal.

12 LAQUEADURA TUBÁRIA

13 VASECTOMIA É um método contra-ceptivo cirúrgico e definitivo, os canais deferente são cortados e amarrados, cauteri-zados, ou fechados com grampos.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO FAMILIAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google