A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos contraceptivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos contraceptivos"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos contraceptivos
Trabalho realizado por : Andriy, Mário, Paulo , Yuriy

2 Introdução O presente trabalho insere-se no âmbito da disciplina de formação cívica. Espera-mos que fiquem a saber mais sobre os métodos contraceptivos.

3 O que são métodos contraceptivos ?
Os métodos contraceptivos ou anticoncepcionais são meios utilizados para evitar uma gravidez não desejado. A contracepção actua em três formas: Evita a produção e libertação de gâmetas; impede a fecundação; impede a nidação.

4 Tipos de métodos contraceptivos.
Os métodos contraceptivos podem ser divididos em naturais e tecnológicos. Os métodos naturais pretendem impedir a fecundação sem a utilização de substancias químicas, baseando-se apenas na abstinência sexual da mulher durante o seu período fértil. Os métodos tecnológicos impedem a ovulação o acesso dos espermatozóides ao ovócito recorrendo a diferentes materiais e técnicas podem ser classificados em métodos de barreira ,hormonais e cirúrgicos.

5 Método do muco O muco é uma substância gelatinosa, produzida pelas glândulas do colo do útero que sofre alterações ao longo do ciclo menstrual. Na altura da ovulação adquire uma aparência de clara de ovo com grande elasticidade. Este muco facilita a entrada de espermatozóides no útero.

6 Método do calendário Este método consiste em anotar durante mais ou menos 1 ano. Uma vez feita esta contagem, tem de se subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias). A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual a mulher se encontra no período mais fértil dos seus ciclos, onde ocorre a ovulação e é mais provável que aconteça uma gravidez a duração dos ciclos menstruais.

7 Método do calendário Exemplo
Imaginemos que uma mulher contabilizou o seu ciclo mais curto com 26 dias e o seu ciclo mais longo com 30 dias. Então: 26 – 18 = 8 e 30 – 11 = 19. Isto quer dizer que os dias mais férteis desta mulher são entre o oitavo e o décimo nono dia do ciclo, dias em que não deve ter relações sexuais ou, querendo-o, terá de utilizar um outro método contraceptivo. Convém não esquecer que o primeiro dia do ciclo é o primeiro dia em que aparece a menstruação.

8 Método da temperatura A temperatura basal do corpo de uma mulher (medida logo ao acordar, sempre à mesma hora, antes de comer e sem ter feito esforço muscular tirando a temperatura na boca, no recto ou na vagina, usando sempre o mesmo termómetro), é variável durante o seu ciclo. Assim, a temperatura nos dias entre a ovulação e a menstruação seguinte sobe cerca de 2 a 5 décimos de grau. Então, só três dias depois desta subida de temperatura ter acontecido, é que é menor o risco da mulher engravidar.

9 Métodos contraceptivos cirúrgicos
Os métodos contraceptivos tecnológicos cirúrgicos são métodos definitivos que envolvem uma cirurgia no sistema reprodutor que irá impedir que os gâmetas entrem nas vias genitais. São depois absorvidos pelo organismo, de modo que nunca mais irão provocar a fecundação de forma natural. Deste modo, uma decisão destas implica muita reflexão antes.

10 Métodos contraceptivos cirúrgicos
Vasectomia - intervenção cirúrgica no homem com um pequeno corte nos canais deferentes impedindo que os espermatozóides passem dos testículos para a uretra.

11 Métodos contraceptivos cirúrgicos
O impedimento de fecundação não implica que os organismos deixem de produzir gâmetas. Aliás, o homem continua a produzir testosterona e esperma (embora já não ejacule) e a mulher continua a produção de progesterona e estrogénios e a ter menstruação, pois apesar de o óvulo não sair as paredes do útero permanecem no seu ciclo menstrual de crescimento e descamação.

12 Métodos contraceptivos cirúrgicos
Laqueação das trompas - corte e sutura das Trompas de Falópio na mulher de modo que os espermatozóides não alcançam o óvulo.

13 Métodos contraceptivos hormonais
Pílula: O que é e como funciona? A pílula contraceptiva é um método que, através da acção hormonal, inibe a ovulação evitando a gravidez. A pílula deve ser prescrita nos casos em que se pretende um método contraceptivo eficaz e se pretenda obter outros efeitos benéficos para a saúde que se encontram indicados como vantagens. A mulher deverá ser acompanhada periodicamente por um médico. Nível de eficácia: Tomada correctamente, a pílula apresenta um elevado grau de eficácia.

14 Métodos contraceptivos hormonais
Implante O que é e como funciona? Trata-se de um método contraceptivo de longa duração. O implante liberta progestagéneo que impede a ovulação, prevenindo a gravidez. A inserção do implante é feita no antebraço por um profissional especializado. Trata-se de um procedimento simples em que apenas é necessário o uso de uma anestesia local. Nível de eficácia? O nível de eficácia dos implantes é muito elevado.

15 Métodos contraceptivos hormonais
Adesivo O que é e como funciona? Trata-se de um adesivo fino, quadrado, confortável e fácil de aplicar. O adesivo transfere uma dose diária de hormonas, o estrogéneo e progestagéneo, através da pele para a corrente sanguínea. O adesivo funciona de duas formas: - Impede a ovulação (libertação do óvulo) - Torna mais espesso o muco do colo do útero, dificultando a entrada dos espermatozóides no útero.

16 Métodos contraceptivos hormonais
Espermicidas Os espermicidas são compostos por substâncias que eliminam a mobilidade dos espermatozóides. Podem apresentar-se sob a forma de creme, gel, espuma ou comprimidos vaginais. O espermicida deve ser introduzido na vagina até 1 hora antes da relação sexual. Vantagens É de fácil aplicação Não necessita receita médica É um método controlado pela mulher Pode ajudar a prevenir as IST Sem efeitos sistémicos ou secundários graves

17 Conclusão Com o trabalho realizados ficamos mais informados sobre o tema “métodos contraceptivos ou anticoncepcionais”. Esperamos que também tenham ficado mais informados sobre este tema.

18 Fim


Carregar ppt "Métodos contraceptivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google