A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA SECUNDÁRIA DOS CASQUILHOS Métodos Contraceptivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA SECUNDÁRIA DOS CASQUILHOS Métodos Contraceptivos"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA SECUNDÁRIA DOS CASQUILHOS Métodos Contraceptivos
Disciplina de Biologia 12º Métodos Contraceptivos Trabalho Realizado Por: Fábio Anastácio, Nº7 12ºA João Rodrigues, Nº10 12ºA Luzia Lampreia, Nº13 12ºA Margarida Correia. Nº15 12ºA

2 Métodos Contraceptivos
O que é a Contracepção Métodos Contraceptivos Métodos Irreversíveis Métodos Reversíveis Métodos Reversivos Naturais Métodos Reversíveis Não naturais Métodos Químicos A Pílula e a Mulher Métodos de Barreira Consultas de Planeamento Familiar

3 Métodos Contraceptivos
A contracepção O que é? A contracepção é um conjunto de métodos que se destinam a controlar e a evitar a procriação. A utilização destes métodos é de elevada responsabilidade para os casais, tendo que ser a decisão tomada com base em conceitos como a consciência, o respeito mútuo e o direito à vida. A utilização de o método adequado é muito importante, de modo a que as consequências negativas das sua utilização sejam as minimizadas. A contracepção é um problema com questões de aspectos :ético, religioso e moral.

4 Métodos Contraceptivos
Reversíveis Naturais Barreira Não Naturais Químicos Irreversíveis

5 Métodos Irreversíveis
Métodos Contraceptivos Métodos Irreversíveis Destinam-se a casais que não pretendem ter mais filhos, possuindo uma relação duradoira e estável. Mesmo assim não protegem das DST. São praticamente 100 por cento eficazes sendo permanentes, resultando na consequência de uma intervenção cirúrgica. Não apresentam qualquer efeito negativo no acto sexual.

6 Métodos Contraceptivos
Laqueação Das Trompas Consiste no método de esterilização feminina. A cirurgia é realizada através do corte das trompas de falópio ou pela colocação de anéis ou clipes de titânio, que vão obstruir estes canais. Se assim for, os resultados destas cirurgia poderão ser reversíveis. Evita o contacto dos espermatozóides com o oócito II, não havendo a formação do ovo.

7 Vasectomia ou Deferentectomia
Métodos Contraceptivos Vasectomia ou Deferentectomia Consiste no método de esterilização masculina. Consiste em cortar e fechar os dois tubos por onde os gâmetas masculinos são transportados até ao pénis (canais deferentes). Esta cirurgia impede que os espermatozóides consigam prosseguir o seu caminho não havendo a formação do ovo.

8 Métodos Contraceptivos
Métodos Reversíveis São métodos que ao deixarem de ser utilizados permitem a possibilidade de uma gravidez. Podem ser Naturais e Não Naturais

9 Métodos Contraceptivos
Métodos Reversíveis Naturais Consistem em calcular o período fértil, de forma a evitar a ocorrência de relações sexuais nessa data, para não ocorra fecundação; Os métodos naturais não apresentam efeitos secundários, no entanto, a sua taxa de eficácia é relativamente baixa. Não Naturais Impedem a fecundação através de dispositivos colocados no organismo; Podem ser de natureza obstrutiva( os preservativos, o diafragma e ainda os dispositivos intra-uterinos), ou baseiam-se no uso de substâncias, isto é, hormonas( pílulas, os adesivos e os implantes); Todos estes métodos contraceptivos, apresentam estatisticamente uma taxa de eficácia superior a 90%.

10 Métodos Contraceptivos
Naturais Método Do Calendário Este método permite calcular os dias férteis da mulher mediante a duração dos ciclos menstruais e a previsão do momento da ovulação. Este cálculo baseia-se num ciclo menstrual de 28 dias, avaliado sempre nas mesmas condições. Nota: O primeiro dia do ciclo é o primeiro dia em que aparece a menstruação.

11 Métodos Contraceptivos
Naturais Método Da Temperatura Este método consiste em avaliar diariamente a temperatura de repouso corporal ao longo do ciclo menstrual da mulher e posteriormente determinar o dia da ovulação ; Antes da ovulação, a temperatura de repouso corporal permanece num nível baixo; Após esta fase, ela sobe algumas décimas de grau, permanecendo nesse nível até a próxima menstruação. Este método não é muito eficaz, sendo a sua taxa de sucesso bastante baixa.

12 Métodos Contraceptivos
Naturais Método Muco Cervical Produzido pelas glândulas do colo do útero, o muco é uma substância gelatinosa, que se altera ao longo do ciclo menstrual. Durante o período de ovulação, adquire uma aparência esbranquiçada e com grande elasticidade, aumentado a facilidade de movimentação de espermatozóides no interior do útero; Todas as manhas, observar se tem muco na vulva e sua constituição. Pode existir alguma dificuldade em distinguir-se sémen residual ou algum corrimento; Só se deverá ter relações sexuais 3 dias após a ocorrência do ponto máximo de elasticidade do muco; A taxa de eficácia é baixa.

13 Métodos Contraceptivos
Naturais Coito Interrompido Consiste em retirar o pénis do interior da vagina antes da ejaculação durante o acto sexual. Na realidade, não é nenhum método contraceptivo, mas sim uma prática muito pouco segura que pode não evitar a gravidez, já que o fluido pré-ejaculatório (ou seja antes da ejaculação) pode já conter espermatozóides aptos para fecundar o oócito II. Este método além de provocar ansiedade em ambos os parceiros, pode no futuro causar distúrbios a nível psicológico.

14 Métodos Contraceptivos
(N/N) Químicos Injecções Hormonais Consiste na administração de uma injecção intra-muscular, contendo substância que, tal como as pílulas combinadas, impedem a ovulação. A sua eficácia é elevada (cerca de 99%), Pare além de prevenirem de uma gravidez, aumenta a protecção contra diversos tipos de cancro. Não protegem contra as DST, e provoca a alteração hormonal

15 Métodos Contraceptivos
(N/N) Químicos Adesivo Este método é constituído por um adesivo fino, impregnado de hormonas que são continuamente transferidas, através da pele, para a corrente sanguínea, e como tal a ovulação e evitada. Aumentam a quantidade e a espessura das secreções do muco da cerviz, tornando a entrado do esperma no útero mais difícil. As hormonas constituintes são os estrogénios e as progesteronas.

16 Métodos Contraceptivos
(N/N) Químicos Espermicida Destroem os espermatozóides impedindo que estes encontrem o oócito II, podendo existir sobre a forma de gel ou espuma; É introduzido no interior da vagina, perto do colo do útero, antes da relação sexual; Este método não coloca problemas em relação à fertilidade nem ao ciclo hormonal. Contudo pode provocar lesões e alergias.

17 Métodos Contraceptivos
(N/N) Químicos Anel Vaginal É um contraceptivo hormonal de aplicação vaginal, sendo constituído por um anel revestido por hormonas que se vão lentamente libertando para a corrente sanguínea; Essas hormonas evitam que os oócitos sejam libertados; Este método pode posteriormente provocar cancro mamário ou vaginal, problemas hepáticos graves e ainda epilepsia.

18 Métodos Contraceptivos
(N/N) Químicos Pílula do Dia Seguinte É um contraceptivo de emergência, significa que não deve ser utilizada como um método contraceptivo convencional; Cada pílula do dia seguinte, possui cerca dez vezes mais hormonas que as pílulas normais. Quanto mais cedo for aplicado, após a relação sexual desprotegida, mais eficaz será o seu efeito. Pode ter efeitos secundários ainda desconhecidos, e outros como o cancro vaginal ou do colo do útero em futuras gerações.

19 Métodos Contraceptivos
(N/N) Químicos Pílula Combinada São constituídas por estrogénios e progesterona de síntese. São tomadas diariamente durante 21 dias consecutivos, a partir do primeiro dia da menstruação, interrompendo-se nos restantes dias do ciclo. Durante a toma destas pílulas ocorrem diversas mudanças a nível ovárico, uterino e do colo do útero. Elevada eficácia Ovários: Como não existem o estimulo das gonadoestimulinas, os folículos ováricos não atingem a fase de maturação, não ocorrendo a ovulação. Útero: Devido á acção e não acção de certas hormonas, o endométrio, não se apresenta apto para a nidação. Colo do Útero: O muco cervical torna-se espesso impedindo a passagem dos espermatozóides.

20 Pílula Microprogestativa
Métodos Contraceptivos (N/N) Químicos Pílula Microprogestativa Possuem apenas progesterona sintetizada sendo tomadas sem interrupção; Uma vez que só possuem um derivado sintetizado desta hormona não impedem a ovulação, sendo de menor eficácia. Este tipo de pílulas é aconselhado a mulheres cujas pílulas combinadas são fortemente contra-indicadas ou que estejam a amamentar, pois não provocam diminuição nem na quantidade nem na qualidade do leite. Pílulas

21 Métodos Contraceptivos
A Pílula e a Mulher O surgimento da pílula possibilitou à mulher: A sua emancipação; Participar na planeamento familiar do seu próprio agregado;

22 Preservativo Masculino
Métodos Contraceptivos (N/N) Barreira Preservativo Masculino É uma membrana cilíndrica de látex que deve ser colocada sobre o pénis em erecção, de modo a revesti-lo e impedir que o sémen saia do seu interior; Previne o contágio e propagação das DST; É um método contraceptivo muito eficaz, isto é, se for devidamente colocado e utilizado; Em relação à sua instalação, deve ser realizada quando o pénis está erecto, antes de qualquer contacto, logo a seguir deve-se apertar o espaço correspondente ao reservatório para que não fique ar. Posteriormente desenrola-lo até ao fim.

23 Preservativo Feminino
Métodos Contraceptivos (N/N) Barreira Preservativo Feminino É constituído por látex e possui anéis nas suas duas extremidades; Uma é inserida na vagina tapando o colo do útero, a outra extremidade ajusta-se à abertura da vulva. O sémen fica retido no seu interior; Protege contra as DST; É um método contraceptivo muito eficaz desde que a sua colocação seja efectuada de forma adequada; Pelos dados recolhidos, este método contraceptivo não se encontra disponível em Portugal.

24 Dispositivo Intra-Uterino( DIU)
Métodos Contraceptivos (N/N) Barreira Dispositivo Intra-Uterino( DIU) Os DIU são pequenos aparelhos que são colocados no interior do útero; È flexível, constituído por cobre e plástico com cerca de 3 cm, podendo alguns ter hormonas na sua constituição; É um método muito eficaz uma vez que provoca uma diminuição de espermatozóides capazes de fecundar o oócito II, e ainda cria um ambiente que dificulta a nidação do ovo; Permanece no útero durante um período que vai desde 5 a 10 anos, sendo a sua utilização derivada de uma decisão médica ou por pedido explícito da mulher.

25 Métodos Contraceptivos
(N/N) Barreira Diafragma É uma borracha muito fina que está a cobrir um anel flexível; Deve ser colocado sobre o colo do útero, não permitindo a passagem dos espermatozóides até as trompas de falópio; Só se deve colocar quando se deseja ter relações sexuais; Pode-se usar várias vezes, lava-se e volta-se a utilizar; O diafragma deve permanecer na vagina até, pelo menos, 6 horas depois da última relação sexual.

26 Consultas de Planeamento Familiar
Métodos Contraceptivos Consultas de Planeamento Familiar Têm como objectivo assegurar que as pessoas têm acesso a: Métodos Contraceptivos Serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável Reduzir as pessoas infectadas com DST

27 Consultas de Planeamento Familiar
Métodos Contraceptivos Consultas de Planeamento Familiar A prática do planeamento familiar permite que homens e mulheres decidam se e quando querem ter filhos, assim como programarem a  gravidez e o parto nas condições mais adequadas. Para estas consultas não é necessária a autorização parental, do encarregado de educação ou do adulto responsável pelo menor. São Gratuitas

28 Métodos Contraceptivos
Síntese Conclusiva Que aprendemos? Existe uma grande variedade de métodos contraceptivos, mas apenas alguns são efectivamente seguros, tal como a pílula, o DIU (dispositivo intra-uterino), as injecções hormonais, e os preservativos. Não existe nenhum método reversível 100% eficaz Todos os métodos têm as suas contra-indicações, por isso antes de optar por algum, ler com atenção o folheto informativo. Para a utilização de algum dos métodos químicos é conveniente o aconselhamento médico para proceder à escolha mais adequada. Só os preservativos protegem das Doenças Sexualmente transmissíveis( DST).

29 D B Perguntas 1. Escolhe a opção correcta.
1.1. A contracepção é um conjunto de métodos : A- Destinado somente às mulheres. B- Originados pela via religiosa. C- Destinam a controlar e a eleminar a procriação. D- Destinam a controlar e a evitar a procriação. D 1.2. Os métodos contraceptivos irreversíveis actuam de modo a impedir que: A- Exista propagação das DST. B- Não ocorra fecundação. C- Tenha-se uma vida sexual activa, assim sendo, mais saudável. D- Possa-se ter mais do que dois filhos ao mesmo tempo. B

30 A Perguntas 1. Escolhe a opção correcta.
1.3. Os métodos naturais efeitos secundários, a sua taxa de eficácia é _________, implicam uma _________ observação diária e _______ das doenças sexualmente transmissíveis.   A- Não apresentam / Relativamente baixa / Constante / Não protegem. B- Apresentam / Relativamente baixa / Constante / Não protegem. C- Não apresentam / Relativamente Média / Constante / Não protegem. A

31 Perguntas 1.4. Durante a toma destas pílulas ocorrem diversas mudanças a nível: A- Ovários, Útero e Epididimo. B- Ovários, Útero e Cevix. C- Oócito, Útero e Colo do Útero. D- Ovários e Útero e Vagina. B 1.5. As consultas de Planeamento Familiar têm como objectivo assegurar que as pessoas tenham acesso a: A- A bilhetes para o cinema. B- Métodos Contrafectivos. C- Métodos Contraceptivos D- A uma casa nova. C

32 ESCOLA SECUNDÁRIA DOS CASQUILHOS
Disciplina de Biologia Métodos Contraceptivos


Carregar ppt "ESCOLA SECUNDÁRIA DOS CASQUILHOS Métodos Contraceptivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google